Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Preparando o estrume para usar em bulk

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
O estrume é excelente substrato para bulk, porém é necessário prepará-lo antes de usar.

Se for colher no pasto, selecione o que estiver seco, não apenas por cima, mas internamente. Use sempre luvas, máscara e óculos de proteção para colher e preparar o estrume.

1 - Coloque todo material colhido numa bacia e esfarele com as mãos.
2 - Ponha 2 litros de água num balde e adicione 4 colheres de sopa de água sanitária, derrame aos poucos sobre estrume.
3 - Com as mãos misture bem até homogenizar. Adicione mais água até o estrume ficar submerso. Deixe em repouso 24 horas.
4 - Derrame todo conteúdo dentro de uma fronha, amarre com um cordão e torça até retirar o excesso de água.
5 - Ponha água numa panela grande, quando estiver fervendo mergulhe a fronha dentro, apague o fogo e tampe a panela. Deixe assim até esfriar.
6 - Retire a fronha da panela e torça até retirar toda água possível.
7 - Ponha a fronha, com seu conteúdo, dentro de pote plástico e tampe. Mantenha a temperatura em torno de 30 à 35ºC por 24 horas para que os esporos, ainda residentes, eclodam.
8 - Repita 5, 6 e 7 mais uma vez.
9 - Ponha água numa panela grande, adicione 1 colher de sopa de calcáreo ou pó de concha. Quando estiver fervendo mergulhe a fronha dentro, apague o fogo e tampe a panela. Deixe assim até esfriar.
10 - Retire a fronha da panela e torça até retirar toda água possível.
11 - Use o material todo, não guarde.


Pode ser usado para cultivos indoor e outdoor.
Plante a semente colonizada logo que tiver o estrume pronto.
Quanto mais tempo levar para plantar a semente mais favorece a proliferação de microorganismos indesejáveis.
 
Última edição por um moderador:
Valeu nomade!

Estava em busca de uma tek simples para o esterco!
Acabei de encontrar!
Obrigado por compartilhar!

Paz Profunda

ps:Isso seria pasteurização, certo?
O esterco preparado dessa forma, pode ser usado para cultico out?
 
Ótima Técnica, vou testar assim que passar o inverno.

Farei um cultivo outdoor, e vou seguir a técnica, obrigado por compartilhar.

Muita paz, irmão! :)
 
Valeu amigo ótima técnica!!!!!!!!!!!!!
 
gostei muito da tek, minha única preocupação era se o uso da agua sanitária poderia prejudicar a colonização do substrato.

vc conseguiu muito sucesso com essa tek?

primeira vez que uso esterco, foi feita esterilização na pp, deixei por 1h e meia.
Acho que no meu caso, o método de pasteurização seria mais viável.

vamos ver no que vai dar.
vejam todo o processo. mas tarde postarei fotos do meu monotube e casing
Salvando os Equador
 
gostei muito da tek, minha única preocupação era se o uso da agua sanitária poderia prejudicar a colonização do substrato.

vc conseguiu muito sucesso com essa tek?

primeira vez que uso esterco, foi feita esterilização na pp, deixei por 1h e meia.
Acho que no meu caso, o método de pasteurização seria mais viável.

vamos ver no que vai dar.
vejam todo o processo. mas tarde postarei fotos do meu monotube e casing
Salvando os Equador

A água sanitária vai prejudicar se voce nao fizer a correçao de Ph com o calcário como explicado no tópico do Maurício.
No caso de esterco é mais indicado pasteurizaçao do que esterilizaçao, existe alguns topicos sobre o assunto por aqui.
Mas ultimamente tenho usado o microondas pra dar um trato no substrato, com sucesso na maioria das vezes.
 
A água sanitária vai prejudicar se voce nao fizer a correçao de Ph com o calcário como explicado no tópico do Maurício.
No caso de esterco é mais indicado pasteurizaçao do que esterilizaçao, existe alguns topicos sobre o assunto por aqui.
Mas ultimamente tenho usado o microondas pra dar um trato no substrato, com sucesso na maioria das vezes.

Correção do pH da água sanitária com calcário? Creio que não é bem assim...
água sanitária e calcário são duas bases, o pH resultante estaria longe da neutralidade ao misturar os dois.

Matéria organica em decomposição tende a acidez. A água sanitária, nesse caso, tem função anti-biótica. O calcário sim, é aplicado para anular essa acidez. Pressupõe-se que o cloro livre proveniente da água sanitária se "perca" durante as lavagens e processos de esterilização.
 
prevejo muitos cogus em cultivo out-door com essa tecnica ! Parabéns Mauricio
 
A água sanitária vai prejudicar se voce nao fizer a correçao de Ph com o calcário como explicado no tópico do Maurício.
No caso de esterco é mais indicado pasteurizaçao do que esterilizaçao, existe alguns topicos sobre o assunto por aqui.
Mas ultimamente tenho usado o microondas pra dar um trato no substrato, com sucesso na maioria das vezes.
Olá, tudo bom? Fiquei com algunas duvidas, será q vc pode me ajudar?
Como voce faz a pasteurização no microondas? E essa Tek que o mauricio descreve acima é um tipo de pasteurização ou é um preparo do esterco pré pasteurização ?
 
No problem xD Mas saberia responder minha pergunta ?rsrs
 
Malahov pwned :roflmao:

Como voce faz a pasteurização no microondas?
Depende muito do seu microondas, mas precisa umedecer aquilo que vai pasteurizar, e colocar para esquentar no microondas em uma potência baixa por entre 10 a 30 minutos, tal que a temperatura fique acima de 60 mas abaixo de 100 °C.
Ou seja só experimentando e medindo toda hora com um termômetro de cozinha.

É extremamente mais fácil controlar a temperatura na panela em banho maria com o termômetro, onde você simplesmente tira do fogo quando estiver na temperatura certa.

E essa Tek que o mauricio descreve acima é um tipo de pasteurização ou é um preparo do esterco pré pasteurização ?
Esse procedimento é uma forma de pasteurização UHT. Como ele diz no final, é para usar o esterco na hora (inocular com spawn colonizado), não para guardar o esterco e ter que pasteurizar novamente depois.

Note que ele não menciona uso de termômetro, por não ser necessário controlar a temperatura e manter por algum tempo - apenas ferver a água e imergir o esterco. É um procedimento mais rudimentar, mas provavelmente funciona.

No caso você poderia simplesmente ferver a água no microondas, mas ainda é mais fácil (e barato) na panela. Cuidado para não se queimar.
 
Malahov pwned :roflmao:


Depende muito do seu microondas, mas precisa umedecer aquilo que vai pasteurizar, e colocar para esquentar no microondas em uma potência baixa por entre 10 a 30 minutos, tal que a temperatura fique acima de 60 mas abaixo de 100 °C.
Ou seja só experimentando e medindo toda hora com um termômetro de cozinha.

É extremamente mais fácil controlar a temperatura na panela em banho maria com o termômetro, onde você simplesmente tira do fogo quando estiver na temperatura certa.


Esse procedimento é uma forma de pasteurização UHT. Como ele diz no final, é para usar o esterco na hora (inocular com spawn colonizado), não para guardar o esterco e ter que pasteurizar novamente depois.

Note que ele não menciona uso de termômetro, por não ser necessário controlar a temperatura e manter por algum tempo - apenas ferver a água e imergir o esterco. É um procedimento mais rudimentar, mas provavelmente funciona.

No caso você poderia simplesmente ferver a água no microondas, mas ainda é mais fácil (e barato) na panela. Cuidado para não se queimar.

Ótimas informações, deu uma clareada na minha mente e já consigo ter uma boa ideia de como fazer, obrigada!
Vou providenciar um termômetro culinário porque realmente parece mais simples e barato o método da panela, imagine a conta no final do mês usando muito o microondas, fora o resto né como o aquecedor kkk.
 
Tindalização parece funcionar legal!

O processo de tindalização poderia ser feito a temperaturas controladas?

Estou pensando em pasteurizar esterco em potes de vidro em um banho maria, por umas 4h a 77ºC.
Eu poderia fazer isso de uma vez e usar ou é mais seguro repetir o processo depois de 24 e 48h?
 
Back
Top