Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Preparação para cultivo de PESA

TheCamel

Cogumelo maduro
Membro Ativo
02/12/2006
67
69
35
Olá, pessoal! Em breve, vou iniciar um diário de cultivo. Tô com todos os materiais necessários pra começar, só me falta a vermiculita, mas enquanto isso eu tô fazendo testes com o terrário e incubadora.

Meu terrário já está quase pronto, é uma caixa de isopor de 38 litros (eu acho) com uma pequena fresta para a passagem do tubinho do compressor de ar (o furo não foi vedado). Na tampa, fiz um buraco e tapei com papel contact dos dois lados, para que não fique grudando. Ainda não fiz furos para saída de ar, mas acho que nem vou fazer, deixei funcionando a noite toda com água e argila expandida e o ar tá vazando tranqüilamente, não há pressão dentro do terrário.

A média de temperatura alcançada na parte mais baixa do terrário só com o compressor de ar foi de 25°C. Aqui no sul de Minas anda meio quente ultimamente, acho que vou ter que resfriar o terrário com uns cubos de gelo.

Mas me parece que a umidade tá sendo um problema. Não tenho um higrômetro, então a umidade é medida no olhômetro. uauahuah
Não houve ocorrência de gotículas nas paredes do terrário. Hoje eu borrifei água, e me pareceu que aumentou um pouco a umidade (ar mais "molhado", medido com a mão). Mas mesmo assim, o contact continua seco.

Será que isso pode ser causado por excesso de água sanitária na água? Eu nem ia usar cândida, mas resolvi lavar a argila expandida antes de colocar no terrário, e acabei por não trocar a água, ou seja, a água usada tinha aproximadamente duas tampinhas de cândida e estava "suja" com restos de argila expandida.
Foi colocada argila até preencher totalmente o fundo do terrário, e a água está quase na altura das pedrinhas.

Se alguém puder me dar uma mão, eu agradeço imensamente!

Abraços!
Camelo

P.S.: Não tenho câmera, mas vou ver se arrumo uma pra ir postando fotos do terrário.

P.S.²: Devo começar hoje com os testes de temperatura da incubadora.
 
Boa dica alien, acho q vou ver se ajuda no meu caso tb!
Boa sorte aí no cultivo camelo! Torço por vc!!
 
Sim, cândida é água sanitária. =]
Água com cloro ativo (é o que diz na embalagem).
Aqui em casa a gente compra sempre a mais barata, nem sei de que marca que é...

E obrigado pela dica, Alienardo! Vou tentar baixar o nível de água, mas depois. Dessa vez tô testando a incubadora.
Por enquanto, já alcancei temperaturas de 28°C dentro de um isopor de 12 litros, mas dá pra subir mais um pouco. Vou aumentar a potência do aquecedor e verificar amanhã. ;)

Obrigado pelo apoio! =]
E boa sorte pra vc também, Homerfv!

Abraços!
 
Conclui o teste da incubadora, consegui estabilizar em (28,5 +- 0,5)°C. Quando eu conseguir a vermiculita e começar o cultivo, faço mais uns testes com o terrário! :)
Pode deixar, não passará de 30°C a temperatura da incubadora! Um dia quente no sul de Minas não passa dos 26°C, não vai ter esse perigo.
Abraços!!

Acabei de perceber que o fórum parece um suporte técnico para o cultivo de cogumelos... Vc pergunta algo e a assistência técnica especializada te diz o que fazer! uaauhauh
 
Back
Top