- 09/03/2022
- 352
- 8
- 54
Prefácio
Ao iniciar meus estudos tive de lidar com a recorrente questão: "Afinal, qual strain devo cultivar?"É uma tarefa difícil, pois faltam critérios objetivos para chegar à resposta. É dito que determinadas variedades possuem mais resistência aos contaminantes e a temperatura, velocidade de incubação e frutificação mais rápida, aparência exótica dos frutos e é claro, potências variadas.
Temos pouquíssimos dados acadêmicos sobre os nossos queridos cubensis e na maior parte do tempo ficamos a mercê de relatos anedóticos, ou seja, experiências subjetivas fornecidas pelos membros da comunidade. Alguns argumentam que todos são iguais, outros juram que sua strain favorita é a mais intensa, mas enfim, o que dizem os dados?
Introdução
Recentemente postei em outro tópico sobre a Psilocybin Cup que é uma competição dos EUA onde cultivadores podem inscrever seus cogumelos e disputar prêmios que são dados aqueles que se sobressaem em determinados critérios. Mas todo mundo ganha, incluindo a gente: Ao fim de cada temporada é aberto ao público um relatório técnico contendo a análise cromatográfica dos competidores, indicando quais amostras possuem maior concentração de triptaminas. Todos os relatórios lançados até agora estão anexados ao final do post.Sobre a competição, vale destacar que:
- Os competidores são livres para utilizar qualquer combinação de strain e substrato que desejarem.
- Há uma recomendação geral sobre como deve ser feito o processo de coleta e envio das amostras, mas é impossível afirmar que estes foram seguidos a risca. Variações nesse processo entre a coleta e o recebimento pelo laboratório podem ter impacto nos resultados.
- A análise é feita sob o peso seco do cogumelo e mensura apenas a concentração de psilocina e psilocibina, ainda que outras substâncias possam ter influência nas propriedades psicoativas dos cogumelos (vide muscimol na amanita muscaria).
Metodologia
Tendo sido feitas as devidas ressalvas, ao observar o pódio das competições que ocorreram até agora, por contraste visual fica clara a forte presença de strains derivadas do Penis Envy:Como estava com a tarde deste sábado livre resolvi ir um pouquinho além. Reuni os dados de todas as competições realizadas até agora para tentar enxergar algum padrão nos dados.
Espero que ninguém entenda mal a minha intenção, não estou propondo nada científico e aposto que minha tabela contém vários erros de português, só gostaria de ver se há uma diferença significante entre strains e decidir qual será meu próximo cultivo. Assim, adotei os seguintes procedimentos:
- As inscrições somadas totalizaram 188 amostras.
- Para evitar aberrações estatísticas, excluí do cálculo strains com participação inferior a 3 amostras.
- Agrupei variações leucísticas e albinas sob o mesmo nome da linhagem principal.
- Removi obviamente as espécies que não fossem psilocybe cubensis.
Psilocibina (mg/g) | Psilocina (mg/g) | Triptaminas Totais (mg/g) | |
Mediana | 6,30 | 0,80 | 7,16 |
Média | 7,30 | 1,65 | 8,95 |
Desvio Padrão | 4,35 | 2,39 | 6,17 |
Mínimo | 0,63 | <0,01 | 0,73 |
Máximo | 22,60 | 15,60 | 38,20 |
Vemos na tabela resultados bem próximos aos apontados na literatura. Nesta revisão da revista Science é dito que a média de concentração de psilocibina no cubensis é de aproximadamente 0,5% do peso seco. Escrevendo de outra forma, isso dá 5 mg da substância pra cada grama total.
Aqui temos uma mediana de 6,3 mg, indicando que os competidores são ligeiramente acima da média em termos de potência.
Ainda que as amostras orbitem essa média, dá pra concluir que a variação é brutal: Do primeiro para o último colocado a concentração é ~35x maior.
Em relação à psilocina a variação é bem menor, com quase todos os participantes ocupando o range de 0,01 até ~1mg/g.
Resultados
Agora vamos à pergunta mais aguardada da noite: Mas então, qual strain venceu???Das 131 amostras que restaram após a aplicação dos meus critérios classificatórios, chegamos à seguinte tabela*:
Strain | N° de Amostras | Mediana | Desvio Padrão | Amplitude Total | Mínimo | Máximo |
Tidalwave | 4 | 12,47 | 16,26 | 36,17 | 2,03 | 38,20 |
Penis Envy | 58 | 9,49 | 6,59 | 28,37 | 0,73 | 29,10 |
Golden Teacher | 17 | 7,50 | 3,98 | 15,04 | 2,76 | 17,80 |
Amazonian | 3 | 7,20 | 6,62 | 11,63 | 6,87 | 18,50 |
Enigma | 5 | 7,04 | 5,86 | 14,05 | 2,55 | 16,60 |
Melmac | 4 | 6,92 | 3,05 | 7,15 | 3,63 | 10,78 |
TKS | 7 | 6,70 | 1,33 | 3,29 | 5,81 | 9,10 |
Mazatapec | 7 | 6,30 | 2,86 | 7,55 | 3,85 | 11,40 |
Blue Meanie | 3 | 5,73 | 1,77 | 3,49 | 4,51 | 8,00 |
Burma | 6 | 5,40 | 3,98 | 10,90 | 3,10 | 14,00 |
Avery's Albino | 8 | 5,07 | 2,58 | 7,20 | 1,40 | 8,60 |
Hawaian | 3 | 4,80 | 1,69 | 3,30 | 3,80 | 7,10 |
Jedi MindFuck | 3 | 4,80 | 1,56 | 3,05 | 3,80 | 6,85 |
Star Gazer | 3 | 3,46 | 1,71 | 3,40 | 2,10 | 5,50 |
Se considerarmos os valores das medianas, o Tidal Wave levou a melhor! Por essa ninguém esperava rsrs
Pra quem não conhece, se trata de uma strain híbrida gerada a partir do penis envy e o B+.
Julguei que ela possui características distintas o suficiente para ficar de fora do grupão dos demais PE, mas façam suas considerações.
Da minha parte, o que conclui olhando para os dados é que:
- Variedades de crescimento lento parecem ter mais tempo pra sintetizar e acumular triptaminas.
- Dentro da amostragem, o penis envy e seus derivados se mostraram os mais potentes dentre os cubensis. Apresentando uma concentração 26,5% superior à família Golden Teacher (TATs foram inseridos aqui).
- A probabilidade de um PE ser poderoso é maior, porém a strain não está livre da distribuição irregular de triptaminas. O pior colocado das 4 edições foi ironicamente um exemplar dessa variedade.
Considerações Finais
Por meio desta breve meta análise não quero fixar verdades absolutas, muito pelo contrário.
Só chegaremos a um veredito se um dia for possível testar em grandes volumes todas as strains em circulação.
Enquanto isso, artigos científicos, diários de cultivo e até relatos de trips são muito bem vindos para construirmos juntos esse corpo de conhecimento.
Aguardo as considerações dos meus caros colegas. Você interpretou os dados de outra forma? O Resultado te surpreendeu?
Anexos
Última edição: