Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Posso substituir a vermiculite por areia lavada?

maldron

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/03/2009
26
56
42
:p::(Pessoal, aqui no estado de Sergipe não conseguir encontrar vermiculite, gostaria de saber se posso substituir por outro composto, tipo areia lavada (areia de rio), ou algo assim, já que a areia lavada é composta na sua grande parte por pequenas partículas de pedra, que poderia em teoria fazer o papel da vermiculite no bolo e no terrario. Caso não seja possível a substituição, alguém poderia me indicar através de MP, algum fornecedor confiável de vermiculite,já que os que eu encontrei na net só vendem em grande quantidade, e estão lotados em SP, o que encarece o frete do produto.:D
 
Vlw vou procurar!
 
onde moro tbm não encontrei o VERMICULiTA ...
vou ver de pedir de portugal...
agora sei que não a nada que substitua o tal ingrediente....
obrigado !
 
:p::(Pessoal, aqui no estado de Sergipe não conseguir encontrar vermiculite, gostaria de saber se posso substituir por outro composto, tipo areia lavada (areia de rio), ou algo assim, já que a areia lavada é composta na sua grande parte por pequenas partículas de pedra, que poderia em teoria fazer o papel da vermiculite no bolo e no terrario. Caso não seja possível a substituição, alguém poderia me indicar através de MP, algum fornecedor confiável de vermiculite,já que os que eu encontrei na net só vendem em grande quantidade, e estão lotados em SP, o que encarece o frete do produto.:D
Usa Pó de coco para o sustrato, aqui na minha cidade tambem nao tem vermiculita... eu costumo usar o Pó de coco com Farinha de arroz integral, é um otimo colonizador, se nao encontrar o Pó de coco pode usar Fibra de coco tbm serve...

outra opção pode usar milho de pipoca nao precisa de vermiculita ... Boa sorte !
 
E fibra de trigo. Retem muita umidade. Mas pode ser difícil esterilizar.
 
Fibra de coco, de trigo, palha de feno ou de milho, pode ser usada qualquer coisa que não faça peso, retenha um pouco de ar e de preferência, absorva umidade. Como acontece na bosta de vaca.

O que não funciona (ou muito mal) são coisas que deixariam o substrato compacto e pesado, e retém muita água ou nenhuma, por exemplo areia, terra pura.

Além disso, para bolos PF é melhor que seja material inerte (não orgânico, e não nutritivo ou muito pouco). É o caso da fibra de coco.

Talvez também possam ser usadas as cascas moídas de uma variedade de outras sementes, por exemplo amendoim, pinhão, nozes, já que as cascas são essencialmente fibra (madeira, serragem), desde que previamente fervidas para tirar o óleo e outras substãncias e tamponadas para corrigir o pH.

Dentre outros materiais não orgânicos ou nem tanto, eu tentaria lã de rocha, de vidro ou acrílica, ou até mesmo isopor moído (esferovite, poliestireno expandido). Jornal ou papelão picados, espuma de esponja ou de travesseiro, penas, lã natural, bucha, piaçava... Qualquer coisa que dê alguma estrutura ao substrato, fique aerado e não vire uma papa.

Mas dentre todas as alternativas, a vermiculita e fibra de cocos são garantidas e extremamente mais fáceis de usar.
 
Back
Top