Possível contaminação

novalera2

Esporo
Membro Novo
Olá, Boa tarde!
Recentemente comecei cultivar cogumelos cubenses no meu jardim aqui do lado do quarto mesmo
num lugar que não pega muito sol e ta até nascendo uns cogumelos
Porém ta começando a dar muitas formigas... não sei se ela come os cogumelos e se tivesse um jeito de tirar elas sem mata os fungos;;
e também hoje eu vi que ta dando uns bixinhos tipo umas lesmas, abaixo umas fotos não sei o nome disso e queria saber se eles são contaminantes!?

WhatsApp Image 2020-05-22 at 12.28.02.jpeg9d231426-0ca0-4394-ab03-0c2034eb4cc5.jpg

aqui vai algumas fotos do canteiro e dos cogumelo que nasceu..
.WhatsApp Image 2020-05-22 at 12.31.50.jpeg

Esse aqui foram os dois que nasceram porém só um desenvolveu
WhatsApp Image 2020-05-19 at 22.46.29.jpeg
WhatsApp Image 2020-05-20 at 13.09.10.jpegWhatsApp Image 2020-05-21 at 08.26.12.jpegWhatsApp Image 2020-05-22 at 12.28.02 (5).jpeg
E tem outro que esta nascendo porém ele esta com uma pequena parte dele faltando não sei oque houve pq no começo ele estava bem normal
WhatsApp Image 2020-05-22 at 12.37.22.jpeg
hoje de madrugada eu fui olhar como ele estava, e ele tava redondinho bem pequeno e agora de manha fui ver ele tava tipo comido... e estou na duvida de que seja essas formigas ou essa lesma que esta comendo...

Toda noite eu olho e sempre nasce muitos pins, só que toda manhã eles morrem, nesse momento ta nascendo 3 cubenses, ainda estão bem pequenos.

Desculpem meu português ;-;
 

Anexos

Kvasir

Hifa
Membro Ativo
Porém ta começando a dar muitas formigas... não sei se ela come os cogumelos e se tivesse um jeito de tirar elas sem mata os fungos;;
Olá
Bem legal o teu canteiro para cultivo outdoor.
Reparei que você está colocando bastante esterco, as formigas e lesmas estão aí por causa do esterco. Como ele é muito nutritivo, hidratado desse jeito, os bichinhos vem se alimentar dele. Quando tem tanto esterco amontoado então, é festa pra eles.
Não tem jeito de se livrar das formigas, é uma batalha perdida, apenas recomendaria você trocar de substrato pro outdoor. Em vez de usar esterco você pode usar palha pasteurizada e inoculada, você faz uma cama com ela, é bem menos nutritiva então não atrai bichos, os cogumelos adoram e as plantas tb, pois protege o solo etc...
 

novalera2

Esporo
Membro Novo
Então... Eu misturei esterco novo com esterco com cogumelos nascendo... E um pouco de terra no meio e tá aí fluindo, só que tá dando vários bichinhos... Ainda não tenho equipamento necessário para fazer uma incubadora. Fiz do jeito mais clássico e até que produziu uns...
 

Kvasir

Hifa
Membro Ativo
Então... Eu misturei esterco novo com esterco com cogumelos nascendo... E um pouco de terra no meio e tá aí fluindo, só que tá dando vários bichinhos... Ainda não tenho equipamento necessário para fazer uma incubadora. Fiz do jeito mais clássico e até que produziu uns...
Ta bacana o cultivo, mas esses substratos atraem mts insetos msm, n tem o q fazer a respeito disso. Impossível se livrar deles. O melhor que você faz é começar a propagar micélio de alguma forma pra cultivar eles em palha.

Um dos artefatos menos necessários pra cultivos de cubes, na minha humilde opinião, é a incubadora. Ela só é necessária se as temperaturas da sua região não são ideias para os cubes, fora isso, apenas serve pra guardar os copos e materiais de forma organizada, pra n pegar poeira nem ficar jogado por ai etc..
Mas pra começar, estando num pais em que os cubes crescem tranquilamente na maior parte do território, incubadoras não são necessárias.
O mais importante é ter seringas, copos, alumínio, alcool 70, água sanitária (minha preferencia) e um terrário caso queira fazer cultivo indoor, além de uma panela de pressão (que a maioria tem).
Pra cultivo outdoor precisa de menos material ainda, basicamente um ambiente limpo pra fazer seringas de esporos, é o mais importante, fora isso uma panela de pressão pra preparar os grãos, mas até isso não é 100% necessário, apenas serve pra fazer grãos nos quais é melhor germinar os esporos e obter massa de micélio, fora isso vc pode usar basicamente palha e papelão pra fazer todo o cultivo tanto outdoor quanto indoor.
Se você tiver um pouco de micélio de cubes e um pouco de papelão pasteurizado vc pode começar um cultivo sem precisar nem de seringa, nem de ambiente estéril nem nada disso.
Da pra tirar carimbo de esporos desses cubes que cresceram ai, e se você tiver como secar eles, da pra clonar eles em papelão e ai não precisa de material nenhum praticamente. No cultivo de cogumelos é tudo questão de manha. Da pra cultivar cogumelos não tendo praticamente nenhum material disponível.

Muitas vezes os novatos se confundem com todas essas parafernálias de incubadora com termostato e placa pletier e sei la mais o q, terrário automático com um monte de tecnologia que fazem nosso trabalho por nós, ai acabam focando mais em artificializar o cultivo do que aprender a cultivar propriamente dito.
Minha dica é começar com o pouco que tiver disponível, e ir aprendendo na tentativa e erro.
 

novalera2

Esporo
Membro Novo
Realmente concordo com você
Muito obrigado pelas dicas eu fiz outro canteiro dentro de um vazo e misturei serragem com um pouco de terra coada e um pouco de estrume que estavam nascendo os cogumelos eu removi os insetos e lesmas que estavam dentro do estrume, coloquei uma plantinha só pra ver se vai funcionar... Logo postarei fotos, vamos ver. Vou atrás de micélio lá na fazenda e vou coloca só esse negócio branco que esqueci o nome dentro do vazo. uma pergunta! Posso coloca os micelios dentro da terra que tá no vazo ou eu deixo ele superficial mesmo?
 
Superior