Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível contaminação rosa?

Mangano

Primórdia
Cadastrado
21/07/2011
49
31
39
Boa tarde amigos do CM!

Suspeito de uma contaminação em um dos meus PFs de B+

Uma leve coloração rosa apareceu em um dos meus potes... vejam as fotos e me digam o que acham!

Informações relevantes:
- Inoculação em 24/08
- Bolos PF confeccionados com vermiculita (1/2), FAI (1/4) e água (1/4)
- Não houve excesso de água, a mistura ficou com a consistência de quibe, sem água pingando quando espremida
- A seringa foi confeccionada com água destilada após hidratação dos esporos na mesma por 24h da seringa embalada dentro da geladeira
- Inoculação com o forno aberto em minha cozinha (que minha mulher faz questão de deixar bem limpinha!)
- O fogão, a panela com os PFs esterilizados e todo o entorno foram limpos com mistura água + água sanitária e borrifados com Lysol
alh4.googleusercontent.com__DHNRGZi_HsQ_Tl_wazCNxoI_AAAAAAAAAD0_Dtb_CtKbz88_s512_DSC02392.JPG

Mais de perto:
alh5.googleusercontent.com__0P2RnppJhvw_Tl_w09gKRvI_AAAAAAAAAD8_R1QmIL_y2bo_s512_DSC02393.JPG

Micélio saudável no mesmo PF:
alh4.googleusercontent.com__i0en1Ojf4LE_Tl_xmP5UCvI_AAAAAAAAAEE_lmiqkTULARE_s640_DSC02390.JPG
 
Bom, eu acho que está normal. A área em que os esporos foram depositados muda de cor. Não há sinal de hifas para ser uma contaminação por fungos. Já bactérias não sei, mas espere mais para ver.

É muito cedo para supor algo.

Obs: Você está utilizando areia? Quem sabe não é uma tatuíra mostrando os dentes essa mancha rosa aí. :p
 
Upvote 0
Pode vir a ser o Lipstick Mold (batom de moça :))
MAs como falou o RAinSpirit, é cedo para alegar.

Credito da foto: Oatman2000
lipstick cont.jpg
 
Upvote 0
Beleza pessoal... também achei cedo pra concluir algo... mesmo porque fora essa leve coloração rosa não há sinais de que algo esteja realmente "nascendo" desse ponto rosa... é como se o substrato tivesse adquirido essa coloração...

RainSpirit: não utilizei areia não.... apenas FAI, vermiculita e água...

Achei que o micélio está demorando um pouco para se desenvolver... mas a temperatura aqui em São Paulo não tá lá muito pra micélio! hehehehe vou utilizar o termostato do terrário pra manter uma temperatura mais adequada... acredito que 25° já será o bastante...
 
Upvote 0
OK, me informei um pouco mais sobre o lipstick.... mas reparei que a coloração refere-se muito a maturidade
desse micélio .... como uma evolução, citando o próprio CM: "Assim que os Esporos amadurecem a cor do bolor muda de branco para rosa, depois rosa-alaranjado e finalmente laranja embotado"
Posso estar enganado mas acho que esse ponto rosa nunca esteve branco... mesmo que estivesse acredito que não houve tempo hábil para mudar de coloração (mesmo por ser um fungo de crescimento lento.
No mais também não tem aparência de micélio... realmente parece que o substrato que adquiriu essa coloração...
Bem... é esperar pelo melhor e se preparar para o pior....
Valeu pessoal!
 
Upvote 0
eai blz vei fica como dica da proxima vez apliq um pouco de formol diluido em agua no ambiente q vc inocula mas isto deve ser feito algumas horas antes da inoculaçao abraços
 
Upvote 0
Back
Top