Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Por que grãos tendem a contaminar mais fácil?

MarceloHirosse

Hifa
Membro Ativo
09/03/2022
352
8
54
Salve meus irmãos,

Parece ser consenso que grãos como o milho contaminam mais fácil quando comparados com a receita clássica de PF Tek, estou enganado?
Quais seriam as possíveis causas para esse fenômeno?
 
Pftek tem:
camada de selo de vermiculita;

Maior quantidade de substrato inerte/menos nutritivo (vermiculita);

Trabalha com arroz triturado, sendo mais fácil a esterilização (menos psi e menos tempo não traz problema):
--

Mas o maior diferencial é que pftek só tem 1 passo e é uma receita pronta.

Você não precisa saber o ponto do grão que está hidratando, nao tem como errar.
É só seguir exatamente o que está escrito.

Não precisa pasteurizar substrato para fazer bulk/casing, que é mais um passo para contaminar.

Qualquer grão você vai ter que acertar o ponto da umidade e não tem como falar deixa exatamente X horas no fogo e depois mais Y secando, vai dependender da tua experiência.

Quando está utilizando multi esporos, qualquer contaminante que vier da seringa ou cair nos grãos estéreis vai contaminar muito rápido, porque é muito nutritivo, está hidratado, de fácil digestao pelas exoenzimas e perfeito para desenvolver fungos ou bactérias.

Já o pftek é um pouco mais "difícil" de colonizar.

Mas depois que aprende, os dois dão a mesma dificuldade
 
Upvote 0
Pftek tem:
camada de selo de vermiculita;

Maior quantidade de substrato inerte/menos nutritivo (vermiculita);

Trabalha com arroz triturado, sendo mais fácil a esterilização (menos psi e menos tempo não traz problema):
--

Mas o maior diferencial é que pftek só tem 1 passo e é uma receita pronta.

Você não precisa saber o ponto do grão que está hidratando, nao tem como errar.
É só seguir exatamente o que está escrito.

Não precisa pasteurizar substrato para fazer bulk/casing, que é mais um passo para contaminar.

Qualquer grão você vai ter que acertar o ponto da umidade e não tem como falar deixa exatamente X horas no fogo e depois mais Y secando, vai dependender da tua experiência.

Quando está utilizando multi esporos, qualquer contaminante que vier da seringa ou cair nos grãos estéreis vai contaminar muito rápido, porque é muito nutritivo, está hidratado, de fácil digestao pelas exoenzimas e perfeito para desenvolver fungos ou bactérias.

Já o pftek é um pouco mais "difícil" de colonizar.

Mas depois que aprende, os dois dão a mesma dificuldade

Me bateu essa dúvida pois acabo de fazer minha primeira inoculação em painço (sem pré cozimento ou demolho) e achei o processo direto ao ponto assim como o PFTek. Mas agora lendo sua resposta compreendo que a presença de vermiculita e da oferta mais fácil de nutrientes sejam os agravantes pra contaminação.

Obrigado pela ajuda!
 
Upvote 0
Me bateu essa dúvida pois acabo de fazer minha primeira inoculação em painço (sem pré cozimento ou demolho) e achei o processo direto ao ponto assim como o PFTek. Mas agora lendo sua resposta compreendo que a presença de vermiculita e da oferta mais fácil de nutrientes sejam os agravantes pra contaminação.

Obrigado pela ajuda!

Eu traduzi a tek enquanto ainda estava testando.
Ela fica boa, funciona com multiesporos mas tem chance de contaminar.
Com cultura liquida fica bem mais segura.
 
Upvote 0
Salve meus irmãos,

Parece ser consenso que grãos como o milho contaminam mais fácil quando comparados com a receita clássica de PF Tek, estou enganado?
Quais seriam as possíveis causas para esse fenômeno?
não tendem.
se tindalizar os graos corretamente e usar potes vedados, grãos sao muito mais produtivos (e 100% dos produtores comerciais utilizam-os) e confiáveis que pf tek.
eu mesmo produzo 25kg (100 litros) de graos semanais, com 0% de contaminação.
 
Upvote 0
não tendem.
se tindalizar os graos corretamente e usar potes vedados, grãos sao muito mais produtivos (e 100% dos produtores comerciais utilizam-os) e confiáveis que pf tek.
eu mesmo produzo 25kg (100 litros) de graos semanais, com 0% de contaminação.
uaaau 25kg! Ainda chego lá um dia kkk

Sou iniciante nesse meio mas percebi mesmo que os profissionais preferem grãos, por outro, lendo os relatos do fórum me parece que no cultivo doméstico eles tendem a ser sinônimo de contaminação.

Concordo com seu argumento, mas estou tentando entender se é possível mesmo tindalizar os grãos corretamente e inocular de forma estéril em casa sem equipamentos. Vc usa autoclave profissional ou câmara de fluxo?
 
Upvote 0
uaaau 25kg! Ainda chego lá um dia kkk

Sou iniciante nesse meio mas percebi mesmo que os profissionais preferem grãos, por outro, lendo os relatos do fórum me parece que no cultivo doméstico eles tendem a ser sinônimo de contaminação.

Concordo com seu argumento, mas estou tentando entender se é possível mesmo tindalizar os grãos corretamente e inocular de forma estéril em casa sem equipamentos. Vc usa autoclave profissional ou câmara de fluxo?
uso panela comum para a tindalizaçao, panela de pressao 37 litros para esterelizaçao. uso potinhos de pp5 500 ml para ter uma esterelizaçao mais eficaz e só.
pras transferencias g2g uso uma SAB (que na verdade é um armario de fórmica com uma janela de acrilico para visualizaçao e furos.
o segredo é ser NINJA e repetir os procedimentos rapidamente.
 
Upvote 0
uaaau 25kg! Ainda chego lá um dia kkk

Sou iniciante nesse meio mas percebi mesmo que os profissionais preferem grãos, por outro, lendo os relatos do fórum me parece que no cultivo doméstico eles tendem a ser sinônimo de contaminação.

Concordo com seu argumento, mas estou tentando entender se é possível mesmo tindalizar os grãos corretamente e inocular de forma estéril em casa sem equipamentos. Vc usa autoclave profissional ou câmara de fluxo?
Meus grãos até agora só consegui 1 pote vingar. Acredito que eu sempre erro na questão da umidade dos grãos.
 
Upvote 0
uso panela comum para a tindalizaçao, panela de pressao 37 litros para esterelizaçao. uso potinhos de pp5 500 ml para ter uma esterelizaçao mais eficaz e só.
pras transferencias g2g uso uma SAB (que na verdade é um armario de fórmica com uma janela de acrilico para visualizaçao e furos.
o segredo é ser NINJA e repetir os procedimentos rapidamente.
Olá!!
Poderia nos passar o passo a passo de como você faz com o milho? Vou fazer minha primeira experiência. Uma pessoa me falou em deixar o milho apenas 3 minutos em pressão, enquanto a maioria fala em 30 minutos. Como você faz?
 
Upvote 0
Olá!!
Poderia nos passar o passo a passo de como você faz com o milho? Vou fazer minha primeira experiência. Uma pessoa me falou em deixar o milho apenas 3 minutos em pressão, enquanto a maioria fala em 30 minutos. Como você faz?
eu tindalizo o milho. processo que consiste em 3 fervuras de 45 minutos, com 24horas de descanso e secagem entre elas, depois esterelizo por 60 minutos.
 
Upvote 0
eu tindalizo o milho. processo que consiste em 3 fervuras de 45 minutos, com 24horas de descanso e secagem entre elas, depois esterelizo por 60 minutos.

Eu estou testando esse seu método exatamente agora, estou na segunda fervura. É normal que os milhos da pipoca se rompam após a segunda fervura?
 
Upvote 0
Eu estou testando esse seu método exatamente agora, estou na segunda fervura. É normal que os milhos da pipoca se rompam após a segunda fervura?

Não, no final dos 3 dias pode ter alguns estourados, mas são bem poucos.

Acho que esse tempo do mortandello, de ferver 45 minutos é porque ele deve utilizar uma grande quantidade de milho.

O método do Maurício, que acho que foi o primeiro a trazer aqui pro fórum, é apenas esperar a fervura e desligar o fogo.

Pra minha quantidade de milho eu fervo uns 20 minutos no último dia, mais ou menos dependendo da resistência do milho.

O ponto ideal pra mim é quando você aperta com a unha e o milho quebra no meio.
Se ele derreter ou quebrar muito fácil, ficou muito mole. (Não tem problema. Ainda funciona, mas acho que não é o ponto ideal).

Como já está no último dia, eu apenas ligaria o gás até ferver, desligaria e passaria em água fria para interromper o cozimento.

Eu não faço a secagem entre fervuras nos outros dias, para a água quente continuar cozinhando o milho de leve.
Só seco antes de colocar nos potes para pressão
 
Upvote 0
Back
Top