Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Poor man's vemiculita: substituto barato pra vermiculita?

TheGC

Esporo
Cadastrado
14/01/2024
8
2
29
E aí, cogus!?
Então, "nada limita mais um homem que a falta de dinheiro". Não sei quem falou isso mas se aplica ao meu caso haha

Sem mais delongas...
Quem já ouviu falar de "caqueira"?
Quem é entusiasta de bonsai e paisagismo tá ligado no material. Basta procurar por "caqueira bonsai" no youtube.
Em resumo: telhas de barro quebradas ao máximo e com granulação selecionada.
O material é usado no lugar da vermiculita por ser inerte/inorgânico e reter muita água.
Espera... não é exatamente esse o objetivo da vermiculita no PFTEK? Seria então possível substituir?

Aqui na minha cidade estamos com 35º durante a noite e baixa umidade. Então a luta aqui vai ser grande quando, em breve, começar meu primeiro cultivo.
Pensando nisso, quero economizar ao máximo antes de me aprofundar em tecnicas mais avançadas e maiores quantidades. Quero testar primeiro e só depois investir pra valer.
Sendo assim, é extremamente difícil encontrar vermiculita na minha cidade. Fibra de côco tambem não é tão fácil e creio que tambem há a perlita.
Mercado Livre tá no ar, mas o frete não é muito atrativo pra primeiras experiências.
Agora.. material pra caqueira tem em cada esquina por aqui!
 
A vermiculita expandida pode absorver até 05 vezes o seu peso em água. Por ser um produto de origem mineral, é inorgânica e insolúvel em solventes e ácidos fracos. Seu pH é neutro (7,0).

Com relação ao outro material, não encontrei nenhuma informação desse tipo a respeito.
 
Beleza, beleza.
Então bora pra fibra de côco.

Mas, pra fins científicos, vou tirar um ou dois potes pra fazer com caqueira depois que ver como me saio no tradicional.
Se der certo, faço um relato aqui :sorriso:
 
Caqueira é isso aqui galera:
tem gente que pega telha velha de demolicao e quebra em pequenas bolinhas com moedor e tal. É um excelente substrato pra bonsai, mas para cogus irá trazer contaminações igual argila expandida. Caqueira é basicamente uma mini argila expandida.

boa sorte!
 
Última edição:
Caqueira é isso aqui galera:
tem gente que pega telha velha de demolicao e quebra em pequenas bolinhas com moedor e tal. É um excelente substrato pra bonsai, mas para cogus irá trazer contaminações igual argila expandida. Caqueira é basicamente uma mini argila expandida.

boa sorte!
Oxi... eu deveria ter postado uma foto ou link do negócio mesmo...
Obrigado por lembrar. É dessa mesmo que estou falando.
Lembrei dela justamente pelo bonsai.

Mas ai... mesmo passando pelo processo de esterilização, ainda assim contamina?
 
Mas ai... mesmo passando pelo processo de esterilização, ainda assim contamina?
Muita porosidade, amigo, argila expandida já foi descartada dos cultivos.
Caqueira é legal para você carregar ela com IMO(microrganismos nativos) para suas bonsais ;)
 
Back
Top