Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus(Shimeji) em garrafa Pet

Diário de cultivo completo.
"Mãe! Compra achocolatado. Preciso de pote pra cultivar meus cogumelos!"
 
Belos, @cubensisdedread ! Queria te mandar PM mas não é possível, talvez sua inbox esteja cheia... Por isso vim reviver esse tópico aqui! Precisava de uns esclareciementos sobre clonagem/CL adequada pra Pleurotus. Se tiver um tópico ensinando, alguém me mande pois ainda não encontrei aqui no CM.

Edit: já consegui encontrar os tópicos, por algum motivo, na busca não achava :eek:
 
Última edição:
Belos, @cubensisdedread ! Queria te mandar PM mas não é possível, talvez sua inbox esteja cheia... Por isso vim reviver esse tópico aqui! Precisava de uns esclareciementos sobre clonagem/CL adequada pra Pleurotus. Se tiver um tópico ensinando, alguém me mande pois ainda não encontrei aqui no CM.
Fala, mano blz ? Vou dar uma olhada na minha caixa de entrada. Mas a Cl prapleurotus eu fiz igual a de cubensis... usei apenas água com dextrose. 250ml de água para 5g de dextrose. A clonagem fiz mesmo esquema que os cubensis, abri o cogumelo no meio e retirei um pedaço de tecido limpo. abraços
 
O M F G brother!!! Só fui ver agora seus comestíveis! QUE AULA, show de bola! Inspirador mesmo! Valeu por compartilhar
 
Belo cultivo @cubensisdedread ! gostei muito do seu cultivo .
estou pegando algumas dicas e técnicas, para poder começar o meu cultivo .
ainda não tentei nada estou apenas lendo e vendo vídeos.

parabéns pelo cultivo ...:)
 
Belo cultivo @cubensisdedread ! gostei muito do seu cultivo .
estou pegando algumas dicas e técnicas, para poder começar o meu cultivo .
ainda não tentei nada estou apenas lendo e vendo vídeos.

parabéns pelo cultivo ...:)
Valeuu paulo182, da uma lida que vale a pena sim, quando começar a cultivar coloca aqui no fórum tbm. Abraço e obrigado.
 
poww... show de bola a explicação. Eu que estou começando nesse mundo fantásticos dos fungos, empolgou mais agora. Parabéns cabra!
 
Parabéns, desejo começar meu cultivo, vc foi um grande aliado, obrigado
 
Bom Dia. Estava acompanhando na internet um cultivo de Pleurotus em Balde... É basicamente um balde preto, onde vc faz furos onde desejar, esteriliza ele, coloca o substrato com semente e aguarda... os cogumelos nascerão por esses furos. Eu não tinha balde, nem dinheiro pro balde, então resolvi fazer um teste com umas garras PET´s Retornáveis, que são bem menos maleáveis que a pet normal.

Aqui vai um pouco do passo a passo.
View attachment 66439 Cortei a Garrafa, onde ela começa a fazer a curva, em cima.

View attachment 66440 Encapei cm fita isolante, e fiz uma sessão e furos. foram feitos 6 ou 8 furos, n me recordo.

View attachment 66435 Garrafa com Micropore nos buracos antes de por o substrato.... Pasteurizei o substrato Palha de coqueiro, com um pouco de pó de coco e um pouqinho de pó de madeira, mas a maioria do substrato foi Palha de coqueiro. Coloquei na glove box a bacia com o substrato, e o pote de semente, com 2 colheres esterilizadas.(a garrafa de gelo serve p/ o vidro não embaçar).
View attachment 66436 Coloquei um filtro de café em cima pra facilitar a troca de ar.

View attachment 66438 View attachment 66437 Em menos de 10 dias os buracos estavam todos brancos, a garrafa estava bem dura, sinal que o substrato estava colonizado. Os do saco de PP estão duros igual madeira. Deixei mais alguns dias na incubadora pra garantir, quando o micélio estava comendo o micropore eu coloquei em choque-térmico, que foi ontem!
View attachment 66430View attachment 66431View attachment 66432View attachment 66429 Hoje eu fiz o Aniversário dele... fiquei pensando que poderia ser cedo demais, mas tudo bem. é meu primeiro. Agora só aguardar.
Obs: Retirei o filtro de café, e coloquei papel aluminioo com alguns furos, pra nao entrar muita luz. a intenção é pinar somente pelos buracos. Na hora da montagem na garrafa eu coloquei uma camada bem grande de vermiculita em cima, pra impedir a entrada de luz, mas quando eu fui tirar o papel filtro, o micélio ja estava até em cima quase saindo pra fora hehehe

Estou montando uns novos com substrato 100% Grama seca, conforme andei estudando eu vi q ela funciona, e é até melhor que algumas outras palhas usadas.
Logo atualizo com mais coisas :D Valeu!
Você pode me ajudar? Plantei Shimeji em frasco de vidro transparente de 600 ml. Com 15 dias estão pintando mas comprimidos na lateral do frasco. Será que vão produzir na boca do frasco? O vidro deve ser opaco?
 
Isso não é "shimeji" mas sim cogumelo ostra branco amigo 😁
Ele desenvolveu-se de forma estranhamente alongada 🤔
Costumam ser mais achatados, pergunto-me se será por um ambiente com pouco oxigénio 🤔
 
Isso não é "shimeji" mas sim cogumelo ostra branco amigo 😁
Ele desenvolveu-se de forma estranhamente alongada 🤔
Costumam ser mais achatados, pergunto-me se será por um ambiente com pouco oxigénio 🤔
Não só os "ostreatus" quanto outros "pleurotus" comestíveis em geral são chamados/comercializados como "shimejis" aqui no Brasil. Aliás duvido muito encontrar "lyophyllum shimeji " ou mesmo o "buna" tão facilmente em qualquer restaurante/mercado nacional.
 
Entendo.. Isso é estranho haha.
Como no resto do mundo o conhecido "shimeji" é referente à espécie Hypsizygus tessellatus pensei que fosse algum engano.
Imagino-me a ir ao mercado no Brasil:
Eu: têm Lactarius deliciosus!
Verdedor: isso é shimeji amigo.
Eu: ok... Olha e têm Agaricus bisporus!
Vendedor: isso também é shimeji. Tudo aqui é shimeji! 😂
 
Back
Top