Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus(Shimeji) em garrafa Pet

Diário de cultivo completo.
Agora é a hora critica, mesmo com micelio bem formado foram poucos que conseguiram produtividade boa.
E pq poucos conseguiram uma produtividade boa, @Cesto , sabe dizer ? está se referindo aos cultivos de shimejis aqui da CM ou de um modo Geral ?? tenho acompanhado uns cultivos bem xuxa, feitos apenas em papel, jornal, papelao, e frutifica q é uma beleza... estou seguindo os parametros umidade/temperatura/troca de ar. torcendo pra dar certo :cyclops:. pelo menos dediquei mto amor e carinho, espero q eles sintam isso hehehehehe abraço
 
E que surjam os pequenos!! Puxei a cadeirinha!! Vamos lá!
 
Que ótimo, parece que o micélio está se dando muito bem com a casca de bananeira. Estou atento ao desenvolvimento dele, muito me interessa pois tenho um bananal inteiro para aproveitar! SUCESSO à vista!
 
isso ai, tá dando uma aula, bom ver que está usando substratos diferentes, bom pros próximos cultivos para termos como parâmetros, valeu, boa sorte nessa empreitada!
 


E se usar a PET de modo semelhante aos potes utilizados na produção em larga escala?
 
Então @mantonelli manto, eu tnha pensado nisso, só que eu fiquei bem encanado se nao ia pinar dentro da garrafa, eu n conheço mto sobre o lance da pinagem dos comestiveis, pq os sacos de polipropileno são transparentes, mas se vc fizes os cortes no saco, e deixar pra frutificar eles nascem bem onde o saco esta cortado... entaoo acho q realmente daria pra montar nesse esquema ai do vídeo, talvez eles pinem onde esteja aberto ao ''arlivre'' e nao apenas onde bata luz né ? O dificil seria colocar o substrato dentro com as sementes, seria praticamente impossivel, acho q atravez de algum maquinario né
 
E pq poucos conseguiram uma produtividade boa, @Cesto , sabe dizer ? está se referindo aos cultivos de shimejis aqui da CM ou de um modo Geral ?? tenho acompanhado uns cultivos bem xuxa, feitos apenas em papel, jornal, papelao, e frutifica q é uma beleza... estou seguindo os parametros umidade/temperatura/troca de ar. torcendo pra dar certo :cyclops:. pelo menos dediquei mto amor e carinho, espero q eles sintam isso hehehehehe abraço

Eu tenho visto aqui pelo forum, uns q não conseguiram grandes quantidades de cogumelos nas tentativas, tavez o sub, talvez a quantidade de sub ou temp ou aeração. A questão é q vc esta com um rendimento próximo do de produção comercial. Acertou direitinho.
 
Eu tenho visto aqui pelo forum, uns q não conseguiram grandes quantidades de cogumelos nas tentativas, tavez o sub, talvez a quantidade de sub ou temp ou aeração. A questão é q vc esta com um rendimento próximo do de produção comercial. Acertou direitinho.
Então cesto, a quantidade realmente influencia isso, o meu substrato da garrafa deve estar berando perto das 400gramas, e os sacos de pp entre 280 e 300g. Estou montando em um pote de 2,3litros, onde vou apertar bem a folha de bananeira, tentando passar de 1kilo de substrato, ai vai dar pra ver o rendimento. vou fazer tbm apenas 4 furos ao inves de 6. Estou atras de sacos de polipropileno grandes, pra montar umas bags de 1 kilo pra cima.
 
muito boa a da garrafa PET, ficou bem legal, uma alternativa pra quem nao encontra sacos. A foto dos shimeji fritando ficou 10!
 
Eu queria saber pq n esta colonizando a parte, dos furos, eh estranho pq sao 5 potes de toddy e uma garrafa pet, todas nao colonizaram no furo, mas nem todas tem tricho

Hmmm... difícil determinar. É a primeira vez que usa folha de bananeira, né?! Pode ser que próximo aos furos o substrato ficou muito seco, dificultando a colonização do micélio.
 
Hmmm... difícil determinar. É a primeira vez que usa folha de bananeira, né?! Pode ser que próximo aos furos o substrato ficou muito seco, dificultando a colonização do micélio.
Isso, cosmik. Usei 100% palha de bananeira, eu li que se agt nao picotar bem e nao compactar bem, fica umas bolsas de ar entre as folhas impedindo a colonizaçao, de inicio eu pensei q nao seria isso pq eu compactei bem o substrato, mas realmente os pedaços ficaram grandes, e como o pote é escuro, nao da pra ver o interior e ter ctza se é isso. Mas acho q pode ser oq vc falou tbm, a parte q n coloniza é a palha q esta no buraco, pq logo ao lado esta tudo colonizado. E quanto a esse grao verde com tricho, melhor tentar tirar ele né ? Obrigado pela atençao Cosmik.
 
Última edição:
Back
Top