Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pleurotus ostreatus cinza

  • Criador do tópico Phyllomedusa
  • Data de início
P

Phyllomedusa

Visitante
esse substrato eu ganhei de um amigo já inculado com Pleurotus ostreatus cinza, usando a tecnica jun-cao (capim crost-cross, farelo de arroz e gesso agricola). Meu trabalho só foi esperar e retirar o saco :pos:
P. ostreatus.JPG
 
Hehe vai me mandar uma cultura né :D:D

Haha sonho em cultivar esses cogus há algum tempo já, parabens pela linda frutificação!!!

Mas tenho algumas perguntas :)
Como você a induziu??
A que temperatura manteve o substrato durante a colonização?
A que temperatura deixou frutificando?
Onde deixou frutificando??
Problema algum com contaminação??
Eles ficam gostosos na manteiga? :cool:
 
É Psilo, foi uma surpresa pra mim tbm! o meu colega só me falou que eram ostreatus, mas eu nao sabia a variedade.:)
Com certeza vou tentar fazer uns carimbos e meios de cultura e passar pra que se interessar.:pos:
Entao vamos as perguntas:
1-quando retirei do saco fiz varios furos no substrato com uma faca e depois disso deixei submerso em água com algumas pedras de gelo, por aprox. 3 hs.
2- a colonizaçao foi na temp. ambiente 25C, na penumbra.
3- A frutificação esta sendo no mesmo ambiente, mas o substratone está dentro de um sacola de plastico grande, na qual pulverizo agua duas vezes por dia pra manter uma boa umidade.
4- Retirei o substrato so saco 100% colonizado e sem nehum sinal de contaminação e até agora nada...
5-HAHA Eu nao vejo a hora de degustalos!!!! Tenho certeza que nosso amigo Sabbath vai tem uma boa receita pra ele!!!:D :pos:
 
Estão com uma ótima aparencia!
Agora é esperar para degustalos
hehe
:D
[]'s
 
Engraçado q eles tão nascendo como shimeji, deve ser uma linhagem bem específica. Nas minhas experiências com pleurotus em sacos de jun-cao só nasceram no formato "pólipos".

Quais as características do terrário?
 
É isso mesmo Cygnus! Esses ai são shimeji (pleurotus ostreatus var. H1).
o terrário é um saco de lixo de 100 litros que eu borrifo agua todos os dias.;)
Deu apenas 100 gramas na primeira safra.:pos:
talvez seja esse terrario.
 
São realmente bonitinhos esses shimejis cinzas. Parabéns.

O bolo fica encostado no fundo ou suspendido? (suspender o bolo é uma ótima idéia, aproveita mais superfície do bolo).

Acho q vc não deveria ter aberto o saco e botado para frutificar, é uma coisa q fazemos com os bolos PF mas só funciona por causa da vermiculita, com bolos jun-cao o ideal é mante-lo dentro do saco e rasgar alguns buracos nos lugares onde já se prevê uma formação de primordias e ir abrindo o saco ao longo do tempo, isso melhora as chances de melhorar a produtividade total e evitar abortos.
 
E ai Cygnus?
Gostei muito dessa especie! Sao lindos e deliciosos! :D :pos:
A colonização demorou 15 dias em temp. de 25C.
O substrato ficou encostado no fundo do saco de lixo e nao suspenso. Vou tentar fazer isso com os sacos P. sajor-caju.:pos:
Tbm vou abrir só uns pedaços do saco.
Depois escrevo os resultados.

Parece que os shimeji já estao crescendo mais!
Valeu!
 
Só uma questão:

Donde e como retira os esporos desse cogumelo?
 
Eu fiz carimbos usando a mesma tek dos cubensis.
os esporos são brancos e ficam nas lamelas do píleo (como nos cubbies).
logo vou começar um cultivo desses!
 
Boa sorte.

Dependendo da geração dos cogumelos q vc criou os esporos podem ser um pouco mais "estéreis". Pra melhorar isso é muito importante q vc faça muitas levas a partir de inoculações multi-esporos (seringa de esporos) e evite selecionar pelas petris, depois de umas 4 "gerações multi-esporos" a eficácia das seringas pode aumentar. Mas talvez vc não note nenhuma diferença tbm ou dependendo do estado inicial dos esporos vc pode não conseguir "recondiciona-los". Digo isto tudo, posso estar viajando, pq existe esta cultura entre produtores e pesquisadores em conservar culturas vivas, e clonar culturas vivas é algo muito simples quando vc tem um filtro HEPA, ao invés de sementes (poupa um certo trabalho).
 
nossa, estão lindos...
parecem feitos a mão, com cera! :D
e tem dezenas, talvez centenas deles! :)
parabéns a voce e ao seu amigo pelo lindo cultivo!
e que presente, eim?!?! ;)
 
Muito doido esses cogumelos. E o gosto é bom? Ou tem o mesmo gosto dos cubensis?
 
Back
Top