Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
esse substrato eu ganhei de um amigo já inculado com Pleurotus ostreatus cinza, usando a tecnica jun-cao (capim crost-cross, farelo de arroz e gesso agricola). Meu trabalho só foi esperar e retirar o saco os:
Haha sonho em cultivar esses cogus há algum tempo já, parabens pela linda frutificação!!!
Mas tenho algumas perguntas
Como você a induziu??
A que temperatura manteve o substrato durante a colonização?
A que temperatura deixou frutificando?
Onde deixou frutificando??
Problema algum com contaminação??
Eles ficam gostosos na manteiga?
É Psilo, foi uma surpresa pra mim tbm! o meu colega só me falou que eram ostreatus, mas eu nao sabia a variedade.
Com certeza vou tentar fazer uns carimbos e meios de cultura e passar pra que se interessar.os:
Entao vamos as perguntas:
1-quando retirei do saco fiz varios furos no substrato com uma faca e depois disso deixei submerso em água com algumas pedras de gelo, por aprox. 3 hs.
2- a colonizaçao foi na temp. ambiente 25C, na penumbra.
3- A frutificação esta sendo no mesmo ambiente, mas o substratone está dentro de um sacola de plastico grande, na qual pulverizo agua duas vezes por dia pra manter uma boa umidade.
4- Retirei o substrato so saco 100% colonizado e sem nehum sinal de contaminação e até agora nada...
5-HAHA Eu nao vejo a hora de degustalos!!!! Tenho certeza que nosso amigo Sabbath vai tem uma boa receita pra ele!!! os:
Engraçado q eles tão nascendo como shimeji, deve ser uma linhagem bem específica. Nas minhas experiências com pleurotus em sacos de jun-cao só nasceram no formato "pólipos".
É isso mesmo Cygnus! Esses ai são shimeji (pleurotus ostreatus var. H1).
o terrário é um saco de lixo de 100 litros que eu borrifo agua todos os dias.
Deu apenas 100 gramas na primeira safra.os:
talvez seja esse terrario.
São realmente bonitinhos esses shimejis cinzas. Parabéns.
O bolo fica encostado no fundo ou suspendido? (suspender o bolo é uma ótima idéia, aproveita mais superfície do bolo).
Acho q vc não deveria ter aberto o saco e botado para frutificar, é uma coisa q fazemos com os bolos PF mas só funciona por causa da vermiculita, com bolos jun-cao o ideal é mante-lo dentro do saco e rasgar alguns buracos nos lugares onde já se prevê uma formação de primordias e ir abrindo o saco ao longo do tempo, isso melhora as chances de melhorar a produtividade total e evitar abortos.
E ai Cygnus?
Gostei muito dessa especie! Sao lindos e deliciosos! os:
A colonização demorou 15 dias em temp. de 25C.
O substrato ficou encostado no fundo do saco de lixo e nao suspenso. Vou tentar fazer isso com os sacos P. sajor-caju.os:
Tbm vou abrir só uns pedaços do saco.
Depois escrevo os resultados.
Parece que os shimeji já estao crescendo mais!
Valeu!
Eu fiz carimbos usando a mesma tek dos cubensis.
os esporos são brancos e ficam nas lamelas do píleo (como nos cubbies).
logo vou começar um cultivo desses!
Dependendo da geração dos cogumelos q vc criou os esporos podem ser um pouco mais "estéreis". Pra melhorar isso é muito importante q vc faça muitas levas a partir de inoculações multi-esporos (seringa de esporos) e evite selecionar pelas petris, depois de umas 4 "gerações multi-esporos" a eficácia das seringas pode aumentar. Mas talvez vc não note nenhuma diferença tbm ou dependendo do estado inicial dos esporos vc pode não conseguir "recondiciona-los". Digo isto tudo, posso estar viajando, pq existe esta cultura entre produtores e pesquisadores em conservar culturas vivas, e clonar culturas vivas é algo muito simples quando vc tem um filtro HEPA, ao invés de sementes (poupa um certo trabalho).
nossa, estão lindos...
parecem feitos a mão, com cera!
e tem dezenas, talvez centenas deles!
parabéns a voce e ao seu amigo pelo lindo cultivo!
e que presente, eim?!?!
Follow along with the video below to see how to install our site as a web app on your home screen.
Nota: This feature may not be available in some browsers.
This site uses cookies to help personalise content, tailor your experience and to keep you logged in if you register.
By continuing to use this site, you are consenting to our use of cookies.