Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Planos de um iniciante - Raças, aquário, casing de milho...

rushe

Cogumelo maduro
Cadastrado
29/12/2009
7
47
Ei gente, tinha visto essa comunidade há um tempo, mas acabei desistindo da ideia, recentemente resolvi voltar com o "projeto cogu". Já li um bocado, mas sei que ainda tenho muito pra aprender, mas gostaria de algumas dicas e verificar se estou no caminho certo com os mais vividos ;)

O plano é usar um aquário aposentado, que tem dimensões peculiares (13cm altura X 58cm largura X 54cm profundidade) - parece uma banheira rasa de vidro. Por esse motivo, vou precisar de horizontalizar o cultivo, cogus pequenos, que espalhem rápido e usando milho pra fazer as camas de casing, dá pra fazer 9 camas de 16x16cm e sobra espaço entre elas...

A primeira questão é: a rede do prófungos ainda está ativa? Se não, quais as alternativas pra conseguir esporos? EDIT: pró fungos na ativa! ;)

A segunda é sobre a raça do bixinho, fiz uma rápida seleção entre as disponíveis no site do prófungos e cheguei nesses 9, mas gostaria que alguém que já mexeu com um ou vários deles, pudesse me falar das experiências, a ideia é pegar algum pequeno, resistente e que espalhe bem pra começar... De início me chamaram a atenção: Z STRAIN, LIZARD KING, CUBA e CAMBODIAN.
EDIT: parece q as raças não fazem tanta diferença quanto eu pensava
Resolvida a raça, passamos ao cultivo inicial, pensei em usar milho com casing de fibra de coco, sempre esterilizando tudo direitinho.
EDIT: plano mudou, parece que fazer um PF básico é melhor pra ir aprendendo
Com o troço no ponto, a ideia é espalhar argila expandida no fundo do aquário com água e um pouquinho de água sanitária e passar as quentinhas já dominadas pro terrário...

Pretendo colocar uma mangueirinha com uma bomba de ar de aquário "filtrada" injetando ar e a isolar o aquário com perlon... Se a iluminação natural do meu quarto não der conta, eu jogo uma lâmpada lá também...

Pra secar, túnel do tempo de vento (ou seja lá como que vcs chamam 2 ventiladores numa caixa, rs) e sílica... Melhor partir o cogu no meio ou deixar inteiro?
EDIT: nota mental: inventar tunel do tempo
O que vocês acham do plano? Será que dá pra sustentar o final de semana de umas 5 pessoas nesse esquema?
EDIT: tomara que sim...
Ouvi relatos de uso de cerveja com casing... Parece que você ferve a breja e depois mistura com água e usa pra molhar as coisas... É uma boa fonte de nutrientes? Ou só o milho já faria bem o serviço?
EDIT: aprendi em outros tópicos que a cerveja pode ser usada pra hidratar os grãos após ser fervida pra retirar o álcool, mas nao parece ajudar muito...
Bom, acho que é isso por enquanto, vamos ver si consigo tirar algo disso ;)
Valeu!
 
valeu pela boa notícia mago!
após vasculhar um tempo, a galera parece ter boas experiências com a THAI e a PESA, confere?
também achei interessante a MDK

opiniões? por favor... rs
 
Pra secar, tunel do tempo ...
Esse túnel do tempo é grande o suficiente para uma pessoa adulta? Estou interessando em voltar no tempo. :D
... O que vocês acham do plano? Será que dá pra sustentar o final de semana de umas 5 pessoas nesse esquema?
O plano está bom, mas sobre sustentar 5 pessoas, é impossível dizer... há muitas variáveis.
Ouvi relatos de uso de cerveja com casing... Parece que você ferve a breja e depois mistura com água e usa pra molhar as coisas... É uma boa fonte de nutrientes? Ou só o milho já faria bem o serviço?
Nunca ouvi falar sobre isso, e não há lógica em usar água com cerveja para "molhar as coisas". Como spawn, o milho é suficiente sim.

Quanto as strains, escolhe aquela que o seu coração achar melhor. :)
 
i rushe, eu iria de um cultivo Bolo PF básico pra começar
que tal esse aqui como direcionamento? --> cultivo passo-a-passo Dancing Tigers :D


usando milho pra fazer as camas de casing, dá pra fazer 9 camas de 16x16cm e sobra espaço entre elas...

O milho é o grão escolhido (spawn) com o milho você não faz camas de casing, camada de casing é vermiculita, fibra de pó de coco, etc.
E trabalhar com milho eu não acho fácil, contamina facilmente, tem que esterilizar direitinho, ir pegando a manha com ele.

Z STRAIN, LIZARD KING, CUBA e CAMBODIAN.
Todas ótimas strains, eu iria de Lizard King.
Quanto a essa de não precisar de dunk e cold shok é relativo, pra mim é até lenda.
Faça o teste, em um bolo faça cold shock e dunk e em outros não, se vai reparar a diferença.



Com o troço no ponto, a ideia é espalhar argila expandida no fundo do aquário com água e um pouquinho de água sanitária e passar as quentinhas já dominadas pro terrário...

Pretendo colocar uma mangueirinha com uma bomba de ar de aquário "filtrada" injetando ar e a isolar o aquário com perlon... Se a iluminação natural do meu quarto não der conta, eu jogo uma lâmpada lá também...


certo. O único problema do aquário vai ser a troca de ar. Não vai ser possivel fazer os furos para saíde de CO2. Mas é possivel cultivar mesmo assim, só talvez não tenha resultados tão bons, que se tem com uma troca de ar eficaz.
 
opa, valeu dimais pelas dicas!!! ;)
i rushe, eu iria de um cultivo Bolo PF básico pra começar
que tal esse aqui como direcionamento? --> cultivo passo-a-passo Dancing Tigers :D
opa, já li o topico, show de bola, vo batalhar o glovebox... foda é que num tenho lugar direito pra guardar isopor aqui em casa...
melhor começar com um basicão mesmo pra entender como funciona e salvar metade ou mais dos 2 ou 3 carimbos q devo encomendar...
O milho é o grão escolhido (spawn) com o milho você não faz camas de casing, camada de casing é vermiculita, fibra de pó de coco, etc.
E trabalhar com milho eu não acho fácil, contamina facilmente, tem que esterilizar direitinho, ir pegando a manha com ele.
poisé o lance do casing eu já tinha fragado, falei desse jeito pq parece q com milho precisa de casing... não sabia que contaminava mais fácil que os outros... esse lance de esterilizar que pega mesmo...
Todas ótimas strains, eu iria de Lizard King.
Quanto a essa de não precisar de dunk e cold shok é relativo, pra mim é até lenda.
Faça o teste, em um bolo faça cold shock e dunk e em outros não, se vai reparar a diferença.
vou ver se hoje decido a strain, só tenho que arrumar umas coisas aqui primeiro antes de ir nos correios...
O único problema do aquário vai ser a troca de ar. Não vai ser possivel fazer os furos para saíde de CO2. Mas é possivel cultivar mesmo assim, só talvez não tenha resultados tão bons, que se tem com uma troca de ar eficaz.
sobre a troca de ar, o aquário tem uma tampa de uns 54x48, então sobram uns 10cm de espaço aberto, tava pensando em fazer uma tampa porosa com perlon/filtro de carvão pra exaustão passiva e injetar ar dentro por uma mangueirinha em bomba de aquario...

vamo q vamo! ;)
e muito obrigado, mesmo!

Bom galera, depois de refletir um pouco, o plano é seguir o guia do(a?) tupy e fazer um PF básico com:

LIZARD KING -> recomendada.
MEXICAN DUTCH KING -> boa pra iniciantes, frutos pequenos/medios
THAI KOH SAMUI -> resistentes, rapidos, baixos

usando metade, 1/3 ou 1/4 de cada carimbo pra aprender... vou tentar montar a glovebox... amanhã vou nos correios resolver isso...

na "leva" mais pra frente, os em vista ate o momento (soh "avaliei" os disponiveis no profungos) sao z strain, pesa e palenque... também curti a thai samui super strain, mas fica pra mais pra frente...

dúvida: o cultivo dos micélios em agar (com água e glicose/dextrose, certo?) dura quanto tempo? na geladeira? no congelador/freezer? no armário?
EDIT: pergunta respondida no tópico "eu quero saber", em agar na geladeira dura uns 6 meses... nota mental: não repetir as perguntas em mais de um tópico...
bom, é isso por hoje, hora de tomar umas...
 
Por favor, edite o seu post com as dúvidas já sanadas. Ou você pergunta aqui ou no Eu quero saber. Fazer as mesmas perguntas em ambos tópicos eu vou considerá-lo flooder. Ajude-nos a manter a casa organizada. Obrigado.
 
opa, foi mal, erros reparados... deixei as perguntas já feitas com as respostas que eu aprendi pra ajudar caso alguém entre aqui e tenha as mesmas dúvidas... valeu!
 
Ei, se você não tem uma glovebox, de início não se preocupe com ela, faça sem.
A glovebox é só uma garantia de segurança a mais nos teus cultivos.
 
Back
Top