Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pins na inoculação é um problema?

Raoul_Duke

Hifa
Cadastrado
20/08/2015
7
8
42
Salve amigos!
Estamos com um cultivo de aproximadamente 3 semanas (na fase de inoculação) em que resolvemos testar algumas tecnicas uma delas foi o PF tek com vermiculita e farinha de arroz, que até do dia de ontem estava indo aparentemente OK.
Hoje o @Dirijo verificou alguns pins (prematuros??) surgindo em uns 3 potes, cerca da metade dos nossos testes com esta tecnica. Um fato importante é que nenhum dos potes esta completamente colonizado pelo micélio e não apresenta contamição visivel.
Logo sugiu a imensa duvida, o que fazer? É um problema? Pode gerar contaminação mesmo nesta etapa?
Sei que são muitas duvidas mas espero que alguem consiga nos ajudar!

Abaixo algumas imagens ...

IMG_20150825_213703339.jpg IMG_20150825_213612522.jpg IMG_20150825_213541754.jpg IMG_20150825_213516360.jpg

isso já aconteceu comigo, acho que deve ter ocorrido pela boa oxigenação devido a tampa desses potes PP não vedarem, não acho que isso seja necessariamente um problema. Acho que você poderá esperar colonizar totalmente antes de abrir, no máximo o que vai acontecer é desenvolver micélio nos cogumelos passados.

Pra evitar disso acontecer eu preencho os potes PP até a boca.

Upvote 0
isso já aconteceu comigo, acho que deve ter ocorrido pela boa oxigenação devido a tampa desses potes PP não vedarem, não acho que isso seja necessariamente um problema. Acho que você poderá esperar colonizar totalmente antes de abrir, no máximo o que vai acontecer é desenvolver micélio nos cogumelos passados.

Pra evitar disso acontecer eu preencho os potes PP até a boca.

@Arcturus interessante, no incio pensamos que poderia ser em virtude da luz, mas realmente da pra sentir que esses potes não vedam muito bem. Tivemos até uma certa difucldade em quebrar as sementes colonizada (para o casing) sem que a tampa soltasse. Valeu pela dica!

Upvote 0
Só uma observação, a palavra correta nesse caso seria colonização. Inoculação é 'injetar' os esporos no substrato.
Acho que você poderá esperar colonizar totalmente antes de abrir, no máximo o que vai acontecer é desenvolver micélio nos cogumelos passados.
O que? esse pins não podem estragar e contaminar?

Upvote 0
Só uma observação, a palavra correta nesse caso seria colonização. Inoculação é 'injetar' os esporos no substrato.

O que? esse pins não podem estragar e contaminar?
@SRgreen realmente troquei os termos, obrigado pelo toque. Quanto ao medo de contaminação, resolvemos remover esses pins cuidadosamente com bisturi estéril ao aniversariar os PFtek's. E por ora esta indo legal. Em breve faremos um post sobre esta fase.

Upvote 0
Acredito que a umidade dentro do copo também está muito alta, o que pode ter influído pra pinagem tão cedo, além do que os outros membros disseram.

Upvote 0
Back