Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pins com camada branca -> pins ficaram azuis

Olivina

Hifa
Cadastrado
03/11/2016
9
5
Curitiba
Olá pessoal,

Sempre frutifiquei em casing ou bulk e nunca tive problema. Desta vez estava com preguiça e tentei frutificar o bolo PFTek de Vales do Chopim.

Não dunkei o bolo, apenas rolei na vermiculita molhada. Como o bulk de trigo com MDK frutificou muito bem apenas dentro de um saco, então na minha preguiça de montar todo o terrário, pensei "Vou por para frutificar dentro de um saco transparente, vai ficar uma gracinha de enfeite na sala."

12666238_10209040763523426_1772570404_n.jpg

Coloquei água e gotas de água sanitária no fundo, encima de um prato, com furos em baixo para troca de ar, sendo abertos de vez em quando para troca de ar.

15045737_10211672051903991_589416274_n.jpg

Os pins apareceram dentro de 6 dias, cobertos por uma camada branca... Imaginei que esta camada branca poderia ser falta de oxigênio, disse então meu marido "Coitados, para de judiar deles, coloca eles logo no terrário." e então, comovida, movi eles para o terrário...

15102370_10211744531075925_1105922870_o.jpg

Dentro do terrário coloquei uma grade alta e os bolos diretamente nela, sem estarem em contato com a água, pois imaginei que assim receberiam mais humidade.

Para o meu espanto os pins e primórdia amanheceram AZUIS... AZUIS, gente!!! Shining Blue!

15152995_10211748080684663_32438177_o.jpg 15152244_10211748075844542_1501774106_o.jpg

E agora? Isso aconteceu por estesse mecânico? Desidratação? Intoxicação com a água sanitária? Vingança?

Na dúvida eu os coloquei em pratinhos, e em dois bolos que estavam muito fracos em pins injetei com uma agulha uns 6 a 8 ml de água esterelizada dentro dos bolos, pois sei lá, ví com canudo e vai que funciona.

O que pode ter causado a camada branca?
O que pode ter causado eles ficarem azuis?
O que eu faço agora?

Abraços
 
Para o meu espanto os pins e primórdia amanheceram AZUIS... AZUIS, gente!!! Shining Blue!


O que está azul mesmo é a superfície do bolo. Ele está secando.

Sugiro que faça um double-casing. E que borrife água com regularidade.

Se esse flush se perder faça um dunk e um roll, bem feito. E refaça os passos acima para no segundo flush.



A primeira foto é o bulk de MDK?
 
Upvote 0
@Ecuador, obrigada pelas dicas.

O da foto foi apenas casing com trigo moído, troquei os nomes na hora de escrever. Os com bulk frutifiquei todos no terrário, os com casing frutificaram bem na sacola, deu azar nos dois termos que fazer viagens longas e um passear mil km e o outro 600 km.

Meu medo é ter intoxicado eles com a evaporação da água sanitária e tornado os pins venesoso, ou matado tudo, inclusive o micélio. Vou pesquisar como é o double-caing. Achei que não pudesse borrifar água m PFTek, tenho tanto borrifador quanto humidificador, o humidificador deixa uma névoa, qual dos dois seria mais apropriado?
 
Upvote 0
Upvote 0
:D Então, um dois bolos está vindo melhor!!!

Porém, todavia, entretanto, estou com uns cogumelos crescendo de ponta cabeça...

20161124_145936.jpg

E uns duplos, triplos, etc... Tá uma coisa de louco esse terrário.

20161124_150010.jpg

*Será que dá para eu concorrer na foto do mês com a legenda "Cubensis plantando bananeira"?
 
Upvote 0
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Cogumelos "suicidas" são relativamente comuns dependendo do esquema de iluminação/escurecimento para direcionamento dos cogumelos. :coffee:

Acerca do consumo, se não parecerem estragados (olfato e aspecto), podem ser ingeridos, como qualquer alimento. :)
 
Upvote 0
Back
Top