Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pink Buffalo - primeiro cultivo - escorregando é mais gostoso

Diário de cultivo completo.
falae galera.
venho aqui relatar meu primeiro cultivo que acabou de ser inoculado e guardado em caixa a exatamente alguns minutos atras(5:30 am)!!

material:
1kg de milho
1 seringa de 20 ml
agua destilada
linha de pesca
2 pares de luvas cirurgicas esterelizadas
lysoform bruto (o "bruto" impresso na embalagem me cativou, pensei essa porra de bactericida deve ser o bicho)
um rolinho de fita microporosa
1 rolo de aluminio

como é meu primeiro cultivo, acho que fiz besteiras, mas espero que nao comprometa e que pelo menos em um copo o micelio vingue.

utilizei a tecnica apresentada pelo mauricio: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/
passo a passo, só que com alguns "porem"

tomo banho faço a limpeza toda e estou pronto para abrir o carimbo e fazer a magica acontecer, mas como marinheiro de primeira viagem, o que fiz?
primeiro enchi a seringa de agua destilada , mas enchi mesmo, passando da marca dos 20 ml.dei mole =/

logo depois deposito tudo num copinho de vidro (de llicor acho) previamente esterelizado com fogo somente( liguei o isqueiro, virei o copo e mandei ver,lavando com agua destilada logo em seguida).

abro o plastico que contem o carimbo(profungos)
e vejo aquela coisa bonita , roxinha e espessa, fecho o papel aluminio dou uma esfregada e deposito acho que +- 30% (achei que nao precisaria de mais , espero que esteja certo) no copinho.
faço como cansaram de falar por aqui de sugar e jogar, sugar e jogar...até sentir que está tudo ok, a olho nu só vejo alguns poucos esporos na seringa posteriormente.

ponho na geladeira na parte que fica perto do congelador (isso na sexta feira) e deixo la.
bééééém errado, domingo chego em casa e vejo o treco congelado...que beleza... ponho junto com as batatas, chuchu, cenoura etc a seringa para descongelar e descongela no decorrer dos dias.

ainda na sexta feira
dou inicio a primeira fase do milhosó que, ao invés de ficar 24 horas de molho em agua, ficou 48(mulher é foda torra a paciencia e acaba afetando todo seu cronograma...enfim...)

achando que nao teria futuros problemas, continuei e segui os passos da agua sanitaria .
porem outra escorregada na banana(se é que deixar de molho por 48 horas foi)... Como nao consegui de jeito maneira cal, calcareo etc para reduzir o ph do milho , no horario certo, deixei de molho em agua normalmente ai acordei hj, (quer dizer ontem) e resolvi ir na loja de flores, que pra minha sorte estava fechada... no entanto andando de volta para casa,tenho a ideia de ver nas casas que estao tendo obra na minha rua alguem poderia me arrumar cal, e de prima arrumam!

corro e ponho o cal. ele fica no milho +- 14 horas botei no milho la pras 10 am.

0:00
faço a retirada da agua de cal , vejo entao o milho com um amarelo meio avermelhado!( mas deve ser normal, coisa do cal )lavo o milho e seco, tudo de acordo com a receita.

entro na fase da assepsia entao, tomo um banho , encho de lysoform BRUTO( é sensacional essa embalagem do produto ahhahaah, muito fudido, e forte pra cacete tb,tive que diluir um pouco em agua pq tava afetando o ambiente.) na mesa e logo depois de um tempinho de espera começo a a etapa da esterelizcao dos potes.

sigo a risca o topico criado pelo tripman o que demora o maior tempo da porra ahahahah, porra como que é chato ficar fazendo corte e recorte com papel aluminio e ainda mais chato ainda, amarrar a porra da linha de pesca com luva , caceta, é horrivel ahahahah e eu tenho uma certa habilidade com nós (nada demais na verdade, apenas gosto por amarrar aahhahaha , sabe quando vai acampar e fica usando remendo de corda pra la e pra ca pra fazer toldo o qualquer coisa, entao...)

acabada entao essa fase, parto pra proxima, a de deixar na panela de pressao durante 1 hora.

bem como sou marinheiro de primeira viagem , acho que escorreguei tambem nessa parte.

em uma panela de 7 l botei 5 copos(os maiores, nao sei por que, simplesmente pus la) e na outra menorzinha , apenas 1.

problema!como nao sei quanto de agua por, botei apenas 500 ml na panela de 7 l com medo de entrar vapor nos copos e ficar com agua , que como li bastante todos falam que demora e prejudica a agenda do micelio.na menorzinha botei uns 2 dedos tambem, talvez menos.

outro problema,como tambem nao sabia a quantidade de agua e o procedimento exato da temperatura, fiz o que me pareceu melhor, aumentava, diminuia enfim, quando acabou o vapor fiquei atento ao cheiro e regulava o fogo de acordo.

passando essa fase a proxima, creio eu ter maiiiis problemas creio eu( é rapeize...vai vendo).

espero as panelas esfriarem durante sei la 1 hora, as abroe tiro os copos/pote só que estao quente!
e alem disso, estao com algumas goticulas de agua,ai me veio a duvida.

essa agua, da onde é? do milho ?da evaporacao da dapanela?dos 2?e agora inocular mesmo assim com esse pouco de agua/umidade? fudeu tudo?enfim, tive uma "solucao".

mas antes disso, como os recipientes estavam muito quentes (achei improprio para a inoculacao, pq acreditei que "mataria" os esporos por causa do calor),tirei da panela e deixei na cozinha mesmo para esfriar, e como estava de madruga e tinha chovido, deixei perto da janela pq tava ventando frio.
e ai? escorreguei de novo e contaminei os vidros nessa hora com o vento de fora (mesmo nao tirando o aluminio)?

enfim, esfriaram um pouco e quero chegar logo na fase tao esperada de usar a seringa.
mas tem aquele problema " da agua/umidade"
entao , o que o espertao aqui fez? tirou 1 aluminio, virou o pote de cabeça pra baixo e apertou o aluminio, de forma que a agua de dentro do pote , saisse pelo furo, e virei ja colando uma fita microporosa. esse processo foi rapido,e saiam jatinhos dagua(só para ilustrar a quantidade de agua +-).agi certo? ou dei outro mole e contaminei a porra toda por causa disso?

enfim,depois de por a fita, fui com a seringa e jogava o liquido la dentro e tampava com 2 fitas em cada um dos 4 buracos e mandava o durex na para "vedar' nao nos furos mas o aluminio na parte de baixo.

outra escorregada.como botei muita agua na seringa como disse previamente, era uma merda pra dosar "certo" (0,4 né?) e as vezes saiam jatinhos enfim, acho que na proxima vez utilizarei uma seringa de 10 ml.

por fim, termino tudo e tiro uma fotinho feliz com o celular das criancas e ponho a meninada dentro da caixa de papelao.

aimg147.imageshack.us_img147_2828_dsc00063ss0.th.jpg

e ai, rapaziada mandei muito mal?comprometi a porra toda?

apesar das brincadeiras e esse trololó todo de texto pra somente a primeira fase do cultivo neste post, tudo ocorreu com uma vontade de dar certo. espero que de.

faço o diario nao só com o intuito de deixar registrado , mas alem disso, pra tirar duvidas e tirando as duvidas o pessoal futuro que leia essa jossa nao de mole

abraços.

ahh obs: porra vai tomar no cu! que processo demorado da porra virei a noite nessa porra ahahahahahahah as aulas serão bem prestativas hj inclusive ja vou chegar na faculdade atrasado... que beleza...

:(

Lamentável !

Essa **** dessa **** !!!

O processo é demorado mesmo, cara, inclusive, essa foi a etapa mais rápida!

desocupado disse:
botei apenas 500 ml na panela de 7 l com medo de entrar vapor nos copos e ficar com agua

A intenção é que o vapor esterilize melhor os grãos, crei que há uma nota sobre isso na tek do maurício.
A solução ideal é colocar uma camada de vermiculita esterilizada embaixo do milho, essa camada absorve o excesso de água que o milho não conseguiu absorver. Se não tiver vermiculita, pode usar terra vegetal BEM ESTERILIZADA que funciona também. Mas tem que tomar muito cuidado com a esterilização da terra vegetal, por que ela é um composto orgânico, ou seja, muito mais chances de ter contaminantes.

desocupado disse:
espero as panelas esfriarem durante sei la 1 hora, as abroe tiro os copos/pote só que estao quente!
e alem disso, estao com algumas goticulas de agua,ai me veio a duvida.

Tem que esperar a panela esfriar TOTALMENTE para abrir!

É abrir e já lacrar, vapt-vupt! Parece nóia, mas essa questão da contaminação é foda mesmo!

Em relação a fechar os buracos da inoculação: prepare 3 tampas de papel alumínio, coloque a primeira e faz o processo da panela de pressão, depois tira, lacra a tampa com fita isolante, inocula, agora em vez de fechar os buracos com durex, coloca as duas tampas de papel alumínio e lacra elas com fita isolante. É mais seguro e não solta com a humidade.

De qualquer forma, muito boa sorte aí no cultivo, e se possível, já vai preparando outro milho seguindo À RISCA a tek do maurício, só pra garantir.

Abraços!

Quanto ***** em um só texto !!!

Boa sorte na jornada ....!

Quanto ***** em um só texto !!!

Boa sorte na jornada ....!

Eu diria mais... quanto ***** em uma só linha!

Saudações meu amigo, compreendo que é um iniciante na área e ainda vai aprender muito com esses seres.
Pode parecer estranho, mas durante seu cultivo... sente, ponha uma música relaxante, e converse com eles.

Eles tem vida como nós!

Paz.

eita,nao esperava esse tipo de puxao de orelha por aqui.
tendo em vista tanta resposta negativa, acho necessario um esclarecimento.

amigos, nao se irritem com os trejeitos,"xingamentos",vicios de linguagem e bobeiras.

escrevo palavroes mas sem ter a intencao de ser perjorativos,ou poluição visual e sim normalmente, de modo bobo, para um discurso natural, sem as amarras da questao moral em relação a escrita sei que é um forum sério, mas tambem sei que pessoas brincam por aqui .

se ofendeu(i) visualmente, tudo bem,desculpem mas a intenção nao é essa,e sim que me ajudem (nao com a escrita ahahahah).

nunca utilizaram ou utilizam durante o cotidiano? entao por que a censura as minhas palavras?cada um possui uma peculiaridade na escrita, emprego de palavras,chamadas, jargoes,chavoes etc , esse é só mais um.

nao sei como interpretaram mal, sei que é dificil se fazer compreender pela internet , mas como disse, a intenção nao é má.

podem me achar criança, mal educado ,ridiculo ,novato de forum , cara que ja quer chegar "tirando/zuando"e tudo mais, mas demonstrar isso apenas de modo como reprovação/repreensao nao é a melhor chamada.

apenas mostram que nao gostaram das minhas palavras,sem ao menos conhecer as intencoes ( postar um diario do primeiro cultivo e meus pareceres),e dar um toque como "po cara aqui o pessoal nao gosta nem um pouco de "palavroes" , do mesmo modo que possam ter pensado que eu fui um mau caracter, posso achar o mesmo (partindo do pressuposto do estereotipo apenas em resposta a minha frase.) por pura bobeira.

mas a intencao nao é essa, sei que o pessoal é gente fina, leio por aqui e ali sempre que da(inclusive ate quando nao deve), tem tanto louco por aqui , nunca imaginei que torceriam o nariz por isso, alias nem passou na minha cabeça o quesito "palavroes" , só descrevi minha "aventura" acerca da primeira tentativa de cultivo.peço mais uma vez desculpas aos que nunca leram palavrao ou se sentiram ofendidos com meu modo de escrever por conter expressoes normais e cotidianas, enfim sinceras desculpas.

Mr.D
agradeço desde ja seus comentarios!

sabe como é, primeira vez, sabe como é teoria sem pratica né?
sobre a agua , fiquei com medo de a quantidade ser superior a necessaria, e tipo ficar muita agua dentro do pote mesmo.

quanto ao selo eu fiz aquele esquema que botei no link, igualzinho,(3 camadas 1 retiravel as outras 2 amarradas com linha) e nos furos da inoculacao, nao botei durex nao, botei 2 talhos de fita microporosa (um em cima do outro) em cada furo. alguns ganharam mais de 2.

concluindo, os copos estao contaminados? nao fiz nada certo?
que merda.ahhaahahahahahah
achei que tivesse pelo menos mediano.

Os problemas ocorridos podem ter comprometido o cultivo.

Bom seria programar tudo que você deve fazer, passo por passo, e ir cumprindo as etapas.

A água na panela de pressão deve ser suficiente para gerar vapor por pelo menos 70 minutos. É o vapor circulando dentro do pote que esteriliza os grãos.

Os potes só devem sair da panela depois que esfriar completamente, senão a condensação é grande dentro dos potes.

A seringa deve ser preparada com extremo cuidado senão todo trabalho começa errado.

entao pessoal, algus copos no fundo ja estao apresentando um branquinho bem de leve.

quando o micélio começa a crescer ele é bem branco ou é meio clarinho?

ou é/pode ser cobweb ?

Então !

O micélio é branco mesmo no inicio, mas não é muito comum ele aparecer no fundo dos copos, na grande maioria ele costuma surgir nas laterais e/ou na parte superior do substrato.

Pelo que li você teve alguns problemas com a confecção da seringa e etc.. Olha até pode ser cobweb, ele possui um aspecto acinzentado, mas seria melhor observar o desenvolvimento desses pontos que você relata e tirar algumas fotos para possivel identificação do que está acontecendo por ai !

Também não descartaria a possibilidade de contaninação por bactérias, que em algumas vezes pode ter um aspecto branco ou amarelado.

não sou muito fã de cultivar no milho pois dá muiro trabalho, mas não tenho nada contra, o que me resta é lhe desejar boa sorte e, que atinja seus objetivos.
O primeiro rola muita ansiedade.... :D

fala rapaziada, saudações rubro-negras he he he
antes de mais nada ,muito obrigado pela ajuda, estou bem ansioso, como podem ver e os toques de voces dao uma ajuda hehe

entao pessoal tirei umas fotos ( tirei zilhoes, mas nunca ficam boas.as que eu achei melhor foram essas, nao sei se servem... ) do copo que tem mais "branco", todos apresentam uma quantidade bem pequena, inclusive um copo tem muito pouca. os outros tem bem pouco no fundo e alguns graos em lugares variados estao brancos.

se nao der pra definir ainda por essas fotos, depois tiro mais

ahh um copo ja apresenta uma pintinha verde, mesmo com branquinho leve no fundo.acho que vou descarta-lo, é o tal do duende verde né?ahahahahaha

aimg213.imageshack.us_img213_7014_dsc02782zx6.th.jpgaimg171.imageshack.us_img171_7057_dsc02798bw6.th.jpg

Bem vindo ao mundo dos Micélios.... !

Quanto ao copo com pontos verdes que vc falou, lixo nele, duende verde !!!

Os demais ai das fotos esão com sinais de crescimento saudável !

ahh um copo ja apresenta uma pintinha verde, mesmo com branquinho leve no fundo.acho que vou descarta-lo, é o tal do duende verde né?ahahahahaha

Contaminante verde não é sinônimo de Trichoderma. Pode ser também Aspergillus ou Penicillium, entre outros.

Mas é sinônimo quase certo de perda da cultura.

descartei o copo com o ponto verde.

pelo visto como anda essa colonizacao vai demorar muitos dias.

qual é o tempo +- das colonizações de grãos ( milho especialmente) vingarem?

valeu pelas ajudas e esclarecimentos rapaziada!

muito bom o topico
favoritei ele aki
eu so iniciante tbm e logo menos começo o meu cultivo, ja li qse todo o material daki mas adoro ler os diarios d cultivos, uq eu gostei do seu eh q vc coloco o link pros processos q vc uso, e os erros q vc cometeu
muito bom (não os erros :D )

boa sorte ai com seus cogumelos, to anciosíssimo pros meus chegarem, qse 1 mes e meio na espera
hehehehee

aproveita ai e curte seu cultivo, parece ser bom d mais

E ai bicho!!

Good vibes ai!
Inoculei 4 copos de Pink Buffalo hoje, vamos ver no que da!

Paz profunda

descartei o copo com o ponto verde.

pelo visto como anda essa colonizacao vai demorar muitos dias.

qual é o tempo +- das colonizações de grãos ( milho especialmente) vingarem?

valeu pelas ajudas e esclarecimentos rapaziada!

Se os copos forem mantidos na faixa de temperatura ideal para incubação ( 27~29ºC), seus copos estarão colonizados em 20 dias.

Mantenha na escuridão total e evite choques térmicos e mecânicos.

good vibes:pos:

Tá bonito, gurizão!

Quanto às contaminações, me pareceram de bactéria, uma coisa meio úmida, pegajosa, é o tipo de contaminação mais comum aqui em casa...

Grande abraço e boas vibrações pra ti e pro micélio!

fala ai rapeize!
a colonização continua indo, acho que vai demorar mais uma semana ainda, para o pote que tem mais, colonizar todo ...e outra coisa

aimg508.imageshack.us_img508_2638_dsc02861dw4.th.jpg

por acaso esse cinzinha é micélio ou é contaminação?

estranhei pq como esta do lado de um brancao, da um contrate legal, e nao tenho tanta intimidade com esse assunto ainda.

de qualquer forma, esta separado dos outros saudaveis.

ahhh eu queria manter escondida essa informação mas nao consigo conter, desde a final do estadual do flamengo (na qual foi campeao) inoculei +-1 kilo com pink bufalo e +-500 gramas com thai bpk, os potes de pb ja estão consideraveis pra 1 semana,comparando com a primeira semana do cultivo inicial, estao mais rapidos, porem tem mais milho.(energia positiva de um campeão rubro negro!!!:D:D)

o thai nao mostrou sinal de micélio ate agora , mas estou em duvida pq o carimbo era muito ralinho e muito pequeno, tenho minhas duvidas por enquanto.

falow rapeize.

Back