Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pimeiro cultivo - Puerto Rico

Diário de cultivo completo.

Psilocybe Cubensis

Strain: Puerto Rico

Esse cultivo vai seguir junto com o Pink Buffalo, que tb é a primeira vez. (https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-indoor-thai-pink-buffalo.10396/).
são eles:
cultivo.png
Enquanto o Pink Buffalo eu optei por PF TEK, nesse aqui farei spawn com o milho, era pra ter sido centeio, mas aqui na cidade não tinha grãos dessa vez! Com spawn do milho farei um monotube utilizando vermiculita e pó de fibra de coco.

Características:

Origem: Porto Rico
Dificuldade: Fácil-Moderada
Tamanho: Pequeno
Taxa de Crescimento: Média-Rápida
Coletada nas florestas de Porto Rico, próximo à cidade de Canovanas, localizada no nordeste da ilha. Tem sido notada pela sua potência. Relatos indicam essa Strain de cubensis como a mais potente, de forma significativa. Essa Strain pode ser teimosa para alguns. É lenta pra frutificar, mas eles virão! Frutos potentes, mas pequenos. Micélio extremamente Rizomórfico. Colonizador muito agressivo. Chapéu bastante grande que deposita prints escuros.
porto-rico05.jpg

>>TINDALIZAÇÃO DO MILHO:
Aqui foi usada essa técnica do Mauricio: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/
(obs: utilizei carbonato de calcio).

>> PREPARAÇÃO DOS COPOS COM O MILHO:
Depois de 3 dias tindalizando, o milhos foram colocados em 4 copos de whisky. Utilizei um pouco de vermiculita no fundo dos copos para absorver excesso de água. Tornei a vedar os copos com papel alumínio e fazer 4 furos para o vapor circular e tampei com uma terceira camada de papel alumínio, porém sem vedar, sei tb que não é o aconselhável vedar, já me orientaram sobre isso, mas sem suporte de fundo de panela o pano vai jogar água dentro dos copos e encharcar tudo. Pretendo elaborar um suporte para o fundo da panela, pois não quero trocar os copos de whisky, eles que são muito resistentes.

>>ESTERILIZAÇÃO EM PP:
Aqui usei a recomendação do Arcturus, consegui baixar o fogo no limite, porém ainda assim tive que interromper a esterilização nos 50 minutos, pois a água estava no limite. (obs: utilizei novamente a toalha no fundo da panela, mas não to curtindo mais, até pq além de ser mais perigoso tem deixado um cheiro estranho de pano nos copos).

>>INOCULAÇÃO POR MEIO DE CULTÚRA LÍQUIDA: (24/08 às 14h)
1. Aguardei a panela esfriar por 12 horas. (Não foi possível aguardar o tempo de 24 horas).

2. Abri a panela, retirei os copos, não houve excesso de água no fundo dos copos, iniciei então o processo de inoculação. Já ao injetar no primeiro furo veio um problema, a agulha entupiu, não ia nem a pau. Retirei a agulha e injetei direto da seringa, assim desceu tranquilo, porém não deu pra injetar encostado na parede dos copos. Tapei os furos com fita micropore e em seguida vedei com fita isolante porque eles seriam colocados em local aberto e ventilado. Estou ciente que no procedimento da inoculação eu quebrei vários padrões e que isso poderá comprometer o cultivo.

O resultado final foi esse:

4copos_pr.png milho_PR.png

A temperatura ambiente aqui está assim:
Manhã: 23 à 26
Tarde: 26 à 29
Noite: 26 à 27
Madrugada: 22 à 24

Durante a tarde estou ligando o ventilador pro rumo dos copos pra dar uma resfriada nos vidros.
Agora é só aguardar e torcer pra que apesar de toda lambança não ocorra nenhuma contaminação.

Uma semana após aniversário não é muito tempo pra pinar, acho que é uma boa média. Ainda mais com tanto substrato, o micélio precisa reunificar a cadeia pra frutificar.
Eu também acho desperdício um monotub tão grande. Talvez dois monotubs menores fossem melhor. Em recipientes transparentes, ou que refletem luz, a preferência dos pins é mesmo as partes laterais e inferiores, além de correr este risco, caso qualquer copo esteja contaminado pode acabar contaminando todo o monotub.
A forma recomendada para lidar com tricho (sem ser jogar fora e enterrar, como seria mais adequado) é fazer uma pasta com bastante sal e um pouco d'agua, colocar cuidadosamente em cima das partes verdes (esporulação do fungo) e depois retirar aquela parte até o fundo. Tricho é quase impossível de impedir depois de reconhecer, pois quando mudou de cor (de branco pra verde) significa que já está em estágio avançado (quando acontece no primeiro flush ou antes, significa também que ja estava no substrato antes do aniversário), a finalidade da pasta é cobrir os esporos para não se espalharem quando forem perturbados.
De qualquer forma parabéns pelos resultados.
Eu desconhecia esse método de lidar com o tricho, quando ele surgiu eu arranquei ele, depois pesquisei e ví que quando fica verde é pq ele já está avançado. Segui o cultivo mesmo sabendo da contaminação, nesse ponto acho que o micélio foi raçudo, porém, depois do primeiro dunk o duende verde aproveitou e saiu na frente, colonizando a maior parte do substrato. Pretendo sim fazer monotube novamente, porém somente quando arrumar meios de controle de troca de gases e umidade, de forma que eu não precise ficar abrindo a tampa e favorecendo a contaminação. Outra coisa foi a lã acrílica, eu perdia muita umidade com ela, e tive que ficar borrifando água. Consegui fazer 5 clones, 3 estão com o micélio mto bonito, vou utiliza-los em PF TEK. Agradeço muito a ajuda de todos.;)

Pretendo sim fazer monotube novamente, porém somente quando arrumar meios de controle de troca de gases e umidade, de forma que eu não precise ficar abrindo a tampa e favorecendo a contaminação.
Ja fez 10 cultivos desde que voltei a cultivar Todos foram com troca de gases manualmente, alguns colhi até o 6° flush e não tive problemas, talvez você deveria rever tudo e tentar entender...

Back