Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF-Tek thailand pink e borra de café

Diário de cultivo completo.
Olá, boa noite a todos!:D

Irmãos, iniciei meu PF-tek basicão com um carimbo de esporos Thailand pink buffalo(comprei o carimbo em um site).:)
e de quebra estou fazendo uma experiencia com borra de café...

Preparo das seringas com esporos:


Usei seringas de 5ml comum para colocar os esporos com água ja fervida (lógico q esperei esfriar antes de colocar os esporos do carimbo:roflmao:), depois as coloquei enrolada no papel laminado e botei na geladeira para dar a boa e velha hidratada nos esporos.

---PF-Tek---


Substrato:

Como substrato usei a medida padrão(medi com os próprios copos de vidro):

-2 partes - vermiculita
-1 parte - água
-1 parte - arroz integral(achei melhor colocar o grão inteiro)

Na hora da mistura é muito importante que você misture primeiro a vermiculita com a água e por ultimo adicionar o arroz integral :pare: (sério isso é muito importante), a mistura fica homogênea mais rapidamente e não uma papa.:bigode:

Preparação dos copos:

Depois coloquei nos 5 copos a mistura do substrato, fechei com 2 pedaços de papel laminado e selado com fita isolante;)

Na panela de pressão, coloquei um pano no fundo (para não rachar os copos com o contato direto com a panela) e enchi de água a 30% da altura dos copos. Deixei pegar pressão depois baixei um pouco o fogo e deixei mais 40 min e então... deixei esfriar.
IMG_4513.JPG

"Glovebox"/encubadora:

Comprei uma caixa organizadora, fiz uns furos na tampa e cobri dos dois lados com fita microporo.
(essa caixa organizadora será minha futura encubadora) IMG_4512.JPG

Inoculação:
DATA: 22/02/2017


Inoculei 2 ml em cada furo e fiz 2 furos paralelos com uma distancia razoável de 3 dedos entre eles (só usei isso porque são aqueles copinhos de bar de cento e poucos ml)

Depois da inoculação cobri com a fita microporo e mais uma camada de papel laminado(devidamente limpo com álcool) e prendi com a microporo também.

coloquei eles na caixa organizadora., hoje fui dar aquela conferida da curiosidade e olha só... 2 copos ja estão colonizando, não sei se vai dar para ver pela foto:fotos:. IMG_4516.JPG

esse é o orgulho do pai:cool:(não sei se vai dar para ver pela foto)IMG_4514.JPG

bom pessoal... por enquanto do PF-Tek é isso...

---Experiência com borra de café---

Bom... ja tinha feito a inoculação de esporos de um golden teacher em borra de café :blackalien: mas...
não funcionou, o micélio nem se desenvolveu. :drepessivo:

Sou Brasileiro e não desisto

No mesmo dia que fiz a inoculação dos copos, fiz esse experimento com a borra.

Fui dar uma pesquisada e li com um de meus irmão a inviabilidade do café como substrato, por conta do seu ph ser baixo, deixar o substrato ácido.... Isso me fez pensar: -se o ph é muito baixo, tenho que adicionar algo para dar uma normalizada no ph, para dar aquela equilibrada... a solução que saiu da cachola foi adicionar perlita!

Preparo do substrato:


Fervi água, perlita e a borra, depois coei, coloquei em um saco preto de lixo e um saco comum.

"Esporo para dentro"

Dei um jato de 5 ml da seringa direto na mistura do substrato experimental, e olha só, adivinhem? :LOL::)
Funcionou!:eba: pelo menos no primeiro momento, ja vi o micélio querendo se desenvolver.

Tirei uma foto mas vou ficar um tempo sem abrir o saco, me parece mais fácil de contaminar.

Mais uma vez não sei se da para ver muito bem, na foto ficou meio acinzentado mas o micélio tá branquinho, aparência de saudável.
IMG_4517.JPG (canto inferior direito, eis o micélio)

Muito obrigado e estou muito ansioso tanto pelo experimento quanto pelos meus bolinhos :unhas:

Galera, examinando melhor os copos, achei eles meio secos, como posso ter certeza que devo dar uma inoculada com água destilada neles?
 
Última edição:
Bom dia irmão!!:)

Estava viajando, porém antes disso tirei fotos dos bolos.

eles deram uma azulada no topo... Logo pensei: falta de água nos bolos
:ler::bigode:

estão pedi para meu irmão borrifar bastante água no terrario, várias vezes ao longo do dia:fome:

pelo visto, diminuiu, mas n sumiu

Como faço para que o azul suma completamente? pq li que borrifar agua diretamente no micelio, n faz bem.

E o que aconteceria se eu colocasse o bolo deitado em uma vasilha com água mineral até a metade dele e dentro do terrario?:geek:

Ele pinaria?:geek::geek:



Antes:
image.jpg image.jpg image.jpg
Depois:

image.jpg image.jpg
E apareceu um PIn em um dos bolos

e os outros estão com cara que vai sair um também

um também, mas só um mesmo:desculpa: :unsure::sneak:(::eba:
Mágico...
 
Boma dia!!

Galera, que lindo o cogu q ta se desenvolvendo!

E estão saindo mais do outro lado do bolo.

Tem outro bolo que já está para sair,

o do meio ainda estou na dúvida

Estou muito contente!!!

Muito obrigado a todos

image.jpg
 
Back
Top