Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pf tek seco

Rico

Hifa
Membro Ativo
18/04/2020
484
11
42
salve a todos. Estou com uns potes pf tek de Syzygy que parecem estar secos o substrato e o micélio está demorando para crescer. Está mais algodoado do que rizomorfico , pode injetar um pouco de água esterilizada dentro do pf tek ? Ou corre muito risco de contaminar. Estou com outros potes que fiz depois q estão mais rápidos que esse. Eles ficaram um tempo a mais na panela de pressão. Acho que secou o substrato.
 
salve a todos. Estou com uns potes pf tek de Syzygy que parecem estar secos o substrato e o micélio está demorando para crescer. Está mais algodoado do que rizomorfico , pode injetar um pouco de água esterilizada dentro do pf tek ? Ou corre muito risco de contaminar. Estou com outros potes que fiz depois q estão mais rápidos que esse. Eles ficaram um tempo a mais na panela de pressão. Acho que secou o substrato.
Vc seguiu a receita pf tek à risca, conferindo a umidade do substrato com algumas gotas caindo ao pressiona-lo nas mãos?

Sobre ser algodoado ou rizomórfico, tanto faz. Ambos são micélios saudáveis.
 
Upvote 0
Vc seguiu a receita pf tek à risca, conferindo a umidade do substrato com algumas gotas caindo ao pressiona-lo nas mãos?

Sobre ser algodoado ou rizomórfico, tanto faz. Ambos são micélios saudáveis.
Sim segui a risca. Como sempre faço. Mas dessa vez como tinha um
Pote de arroz junto e queria fazer spawn dele e deixei na panela um tempo a mais que sempre deixo os copos de pf tek. Ficou 1:30hr a única coisa diferente dos outros foi essa mesmo.
hj olhei eles o micélio está correndo mas bem lento. Pode ser a strain tbm.
 
Upvote 0
Bem, pode ser só impressão do amigo de que há qualquer problema.

Lentidão excessiva na colonização pode se dar (1) por compactação excessiva do substrato; (2) por temperaturas acima de 32º C; (3) porque o micélio quer. Às vezes ele pode parar de colonizar porque deu na telha dele. E demorar até meses pra finalizar.

Posta foto se ainda tiver dúvidas.
 
Upvote 0
Vc seguiu a receita pf tek à risca, conferindo a umidade do substrato com algumas gotas caindo ao pressiona-lo nas mãos?

Sobre ser algodoado ou rizomórfico, tanto faz. Ambos são micélios saudáveis.
Exporo cara , do nada ele resolveu acelerar o crescimento do micélio aniversariei os bolos no domingo olha só como estão. Nunca vi tanto pin em um bolo só
 

Anexos

  • 2C6D0D57-F43A-4111-8EDC-3839FA255B32.jpeg
    2C6D0D57-F43A-4111-8EDC-3839FA255B32.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 34
Upvote 0
Upvote 0

Anexos

  • 9A5E898B-C729-4D93-AB27-E075E8A737DD.jpeg
    9A5E898B-C729-4D93-AB27-E075E8A737DD.jpeg
    1.4 MB · Visualizações: 22
  • E60B1C72-869B-4D52-A6D8-D584363622F3.jpeg
    E60B1C72-869B-4D52-A6D8-D584363622F3.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 22
Upvote 0
Minha opinião é um pouco diferente.

Eu acho que está um pouco seco sim, o roll poderia ter pego mais vermiculita.

A quantidade pins não reflete a colheita futura.
Precisa esperar ver se todos irão desenvolver bem ou ficarão menores.
É uma boa forma de identificar o que está bom e o que pode ser melhorado.

Mas aparentemente, conseguiu uma boa genética, se veio de carimbo.
A quantidade de pins mostra que é um bom frutificador.
Se foi de cultura liquida, é padrão.

Se eu fosse você, não esperaria apenas para tirar carimbo.
Faria uma clonagem em papelão mesmo, que é mais simples.

E utilizaria esse clone para fazer mais spawn para g2g.

Ficar dependendo da sorte de multi esporos é menos eficiente que aproveitar que encontrou uma boa genetica.
 
Upvote 0
Minha opinião é um pouco diferente.

Eu acho que está um pouco seco sim, o roll poderia ter pego mais vermiculita.

A quantidade pins não reflete a colheita futura.
Precisa esperar ver se todos irão desenvolver bem ou ficarão menores.
É uma boa forma de identificar o que está bom e o que pode ser melhorado.

Mas aparentemente, conseguiu uma boa genética, se veio de carimbo.
A quantidade de pins mostra que é um bom frutificador.
Se foi de cultura liquida, é padrão.

Se eu fosse você, não esperaria apenas para tirar carimbo.
Faria uma clonagem em papelão mesmo, que é mais simples.

E utilizaria esse clone para fazer mais spawn para g2g.

Ficar dependendo da sorte de multi esporos é menos eficiente que aproveitar que encontrou uma boa genetica.
@Texugo valeu pela dica man. Foi de uma seringa multi esporos mesmo. Strain Syzygy, hj fiz uma cultura líquida dela a partir de soro glicosado 5% que vi aqui no teo.
Cara estou muito afim de fazer no papelão mas não tenho a mínima noção de como fazer.

já faz dois anos que comecei mas sempre com pftek e essa semana quero começar a fazer spawn. Já fiz um de arroz integral que ficou bom coloquei ontem pra aniversariar.
E fim de semana vou tentar a tek do mungunzá pra começar.
 
Upvote 0
A "deformação" (na verdade, a forma natural dessa strain, talvez) deve ser por causa da genética. A quantidade de pinos por si não influi nisso.

Segue as dicas do @Texugo que vai dar muito certo.
 
Upvote 0
A "deformação" (na verdade, a forma natural dessa strain, talvez) deve ser por causa da genética. A quantidade de pinos por si não influi nisso.

Segue as dicas do @Texugo que vai dar muito certo.
Legal em uma foto que postei o mortadela disse que poderia ser o verticillium estou observando eles separados. Mas nenhum deles tem marcas de listras que indica o verticillium. Vamos aguardar para ver o que vai dar.
Estou procurando aqui pra fazer a clonagem por papelão. Ainda não achei.
 
Upvote 0
Legal em uma foto que postei o mortadela disse que poderia ser o verticillium estou observando eles separados. Mas nenhum deles tem marcas de listras que indica o verticillium. Vamos aguardar para ver o que vai dar.
Estou procurando aqui pra fazer a clonagem por papelão. Ainda não achei.

Na foto do 2 post tem um cogumelo com um risco bem aparente e os vários deformados

Do lado direito tem um meio torcido.
Com uma "cinturinha"
Começa grande, cintura e volta a ser grande.
Isso é um dos sintomas do verticilium. (Mas não é exclusivo)

Mas me parece causado por condições "ruins" do terrário e não por contaminante.

é difícil afirmar qualquer coisa só com esses posts, o ideal era um diário de cultivo, para saber os detalhes.


 
Upvote 0
Na foto do 2 post tem um cogumelo com um risco bem aparente e os vários deformados

Do lado direito tem um meio torcido.
Com uma "cinturinha"
Começa grande, cintura e volta a ser grande.
Isso é um dos sintomas do verticilium. (Mas não é exclusivo)

Mas me parece causado por condições "ruins" do terrário e não por contaminante.

é difícil afirmar qualquer coisa só com esses posts, o ideal era um diário de cultivo, para saber os detalhes.


Legal @Texugo vou abrir logo um novo diário. Estava 1 ano sem cultivar. Aí resolvi voltar agora. Mas vou observar eles e deixá-los separados. Essa semana aqui em
Curitiba o tempo está louco uma hora é 29graus e hj 9 graus e chuva kkkk

eles estão bem deformados mesmo. Mas será preciso descartar o bolo ? Ou posso seguir com eles separados pra observar ?
 
Upvote 0
Back
Top