Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pesa - Take 01

Diário de cultivo completo.
Raça: PESa
Substrato: Arroz integral, ração pra passarinho, vermiculita e uma tentativa com milho pra pipoca!
Esterilização: PP. 60min.
Esporos: Um indio que daçava envolta de uma fogueira cantando ligth my fire com sotaque tupi guarani me entregou um envelope!
Inoculação: Seringa com água destilada fervida!
Preparo da seringa: 11/12/06
Data da inoculação:12/12/06
Temperatura de incubação:To conseguindo manter em 27º

Bom eu limpei todo o comodo com lysol e tampei as portas e janelas com lençois, tomei banho e lavei mãos e ante-braços com protex....usei luvas, mascara e touca!! Sempre fui exagerado em certas coisas e acabei sendo tambem com a assepsia, passei alcool em tudo varias vezes atoda hora!!

Fiz a seringa no dia 11/12 na frente do forno e segui os metodos apresentados nos guias de cultivo, a seringa não apresentou sinal algum de esporos dentro dela depois de eu ter terminado, no mesmo dia preparei o substrato tambem seguindo a receita do cultivo basico, comprei cremogema pra adicionar, mas fui lendo a receita e acabei esquecendo da cremogema, deixei durante 60 minutos em panela de pressão e depois deixei dentro do forno esfriando!!! no outro dia no mesmo horario limpei tudo novamente e tomai banho e todos os processo de higiene e assepsia recomendado por todos do forum!!! quando fui pegar as panelas pra inocular os potes encontrei uma panela aberta e não sei como isso aconteceu mas aconteceu, onde estavam os dois copos de uisque!!!
Mesmo assim fiz a inoculção fazendo os quatros furos equidistantes...a seringa tinha 10ml, colocando assim 2ml em cada pote 1/2 ml por furo aproximadamente!!!!

Eu usei microporo pra tampar os furos da inoculação fiquei com medo da perda de humidade, mas deixei pra ver o que acontecia, fui olha a caixa hoje e percebi que estava um pouco molhada por dentro, não sabendo se era da garrfa de agua ou dos potes tampei os potes com mais uma camada de papel aluminio e passei fita isolante envolta pra prender!!!
Não aguentei de curiosidade e tambem pra saber sobre a humidade, hoje tirei os potes e fui dar uma olhada, achei que os copos com fai+ração pra passarinho estão muito secos e as fotos não mostram muito bem o substrato lá dentro...nenhum sinal de micélio!!! ao contario do de milho de pipoca que estava com umas nuvenzinhas no fundo onde estava mais humido, mexi e revirei o milho pra espalhar a humidade do fundo e tambem as nuvenzinha!!!rsrsrs

Bom acho que é isso, não sou muito bom pra explicar as coisas muito menos pra escrever, mas segui o mais rigorosamente as intruções dos guias e dos usuarios deste forum agradeço a todos pela atenção, paciencia e ajuda que me deram e que venha o tio célio!!!!
Qualquer dica ou duvida tamos ai!!!
Obrigado a todos e um grande abraço!!!:pos:
EU.jpgCOMEÇO.jpgESPARADRAPO.jpgCOPINHO.jpgCOPOS.jpgISOLANTE.jpgMILHOCELIO.jpgTUDO.jpgAR.jpg
 
Fala VICTOR

A seringa pode não aparentar ter esporos, mas eles estão lá.

Tudo parece está certo, por isso é só aguardar.

Só chacoalhe o pote de milho depois que o micélio estiver fortalecido.

Após uma grande área colonizada, então chacoalhe.

Sucesso.
 
De olho no cultivo ,,, good vibes ,,, boa sorte no windows


Good Vibes
[]'s SoBoRo
:D :D :D :D
 
É isso ai Victor meus parabêns, eu gostei muito do milho de pipoca, ele me deu bons frutos depois pegue um pouco desse micélio e colonize em esterco esterilizado, vai ficar legal, adicione pó de côco, sobre o esterco faz um casing, dá belos frutos.

Paz, harmonia e mansidão.
 
Opaaa !!
Boa sorte no seu cultivo !!
Vou ficar acompanhando...

Sim! os esporos estão lá... Depois que peguei um gota de um seringa que eu fiz (a água ficou marron,aparentando ter bastante esporos, e com o esporos aglomerados) e vi no microscópio a quantidade de esporos que haviam, depois disso passei a me preocupar menos com a quantidade de esporos... e faço minha seringas agora com o mínimo de esporos... Economizando assim os esporos.. ;)

indisp.png

Bonitos não ?!?!

BOA SORTE , BOAS VIBRAÇÕES... :)
 
Fala VICTOR

A seringa pode não aparentar ter esporos, mas eles estão lá.

Tudo parece está certo, por isso é só aguardar.

Só chacoalhe o pote de milho depois que o micélio estiver fortalecido.

Após uma grande área colonizada, então chacoalhe.

Sucesso.

E ai grande Mauricio!!!
Então dei mancada, como disse quatro dias depois da inoculação eu vi o micélio se desenvolvendo no fundo, estava ralo parecendo uma nuvenzinha mas até que em bastante em quantidade, eu chacoalhei e revirei o pote, pedaços pequenos foram pra diversos lugares diferentes dois dias depois eu olhei novamente e parecia estar parado sem crescimento! e no outra tek não deu nem sinal, to achando muito seco!!! coloquei uma camada de vermiculita seca em cima e embaixo!!!
valeu Mauricio

De olho no cultivo ,,, good vibes ,,, boa sorte no windows


Good Vibes
[]'s SoBoRo
valeu soboro, acho que as vibrações e as dicas dos colegas cultivadores e que faz o micélio crescer!!!rsrsrs
valeu!!

É isso ai Victor meus parabêns, eu gostei muito do milho de pipoca, ele me deu bons frutos depois pegue um pouco desse micélio e colonize em esterco esterilizado, vai ficar legal, adicione pó de côco, sobre o esterco faz um casing, dá belos frutos.

Paz, harmonia e mansidão.
Cara fiquei feliz tambem com o milho de pipoca, germinou muito rapido e andei lendo aquele poste do mauricio de inoculação em pote vazio e fiquei mais contente ainda, se der certo é bem mais facil manter o micélio pra colonizar outros bolos do que ter o trabalho de fazer a seringa novamente...se bem que é divertido tipo cientista maluco!!rsrs encontrei esterco e pó de coco esse fim de semana e já deixei reservado lá em casa!!!
valeu!

Opaaa !!
Boa sorte no seu cultivo !!
Vou ficar acompanhando...

Sim! os esporos estão lá... Depois que peguei um gota de um seringa que eu fiz (a água ficou marron,aparentando ter bastante esporos, e com o esporos aglomerados) e vi no microscópio a quantidade de esporos que haviam, depois disso passei a me preocupar menos com a quantidade de esporos... e faço minha seringas agora com o mínimo de esporos... Economizando assim os esporos..
Eu já tinha visto essa foto um tempo atras e achei bem interessante e tambem li um post falando que os cultivadores de fora tamber dizem que com um carimbo dá pra inocular milhares de potes!! vou começar a seguir essas dicas!!!
valeu!!

Abraço e obrigado a todos!!:pos:
 
As coisas andam devagar por aqui, mas ando aprendendo bastante principalmente a ter paciência e sobre contaminações!!!
Eram 5 potes, um infelizmente eu quebrei e passei rapidamente para outro pote mas como entrou em contato com o ar já estava dando como perdido, resultado cobweb a foto esta ruim mas pelo que eu li na biblioteca acho que é cobweb mesmo, é bem fino parecendo teia de aranha e meio acinzentado, não tão branco como o micélio.... outro copo está tambem com cobweb e tambem green mold, home aranha e duende-verde lado a lado.....outrro copo até agora não mostrou nada precendo intacto tanto por contaminações como por micelio de pesa....outro pote com milho ficou estagnado até que resolvi sacudir ele um pouco agora percebo que em todo os grãos tem pontinho brancos e alguns já estão meio cabeludos estou aguardando pra ver o que é....e por ultimo e graças a deus o micelio apareceu e aprenta estar forte e bonito mas demorando no crescimento
não sei o que eu possa estar fazendo de errado a temperatura está variando entre 27º e 29º as vezes chegando a 30º!!!!
bom estou aguardando e cuidando tanto das contaminações quanto do micelio saudavel!!!!
se alguem tiver alguma tecnica pra jogar a contaminação fora sem que ela acabe se espalhando pela casa me ajude pois estou preocupado com isso, se bem que se esta nos copos deve ter vindo dqui de dentro mas mesmo assim quero saber qual a melhor forma de sumir com eles sem propagar o mal!!!!
valeu pessoal!!! abraço a todos:pos:
P1010010c (1).JPGP1010010c.JPGP1010010c (2).JPGP1010014.JPG
 
Fala VICTOR

Coloque todo conteúdo dos copos contaminados dentro de um saco plástico de supermercado.

Se tiver água sanitária jogue um pouco dentro e feche.

Depois joge no lixo, sem problema.

Os copos sujos deixe de molho em água sanitária por 1 hora, depois lave bem.

E bom tomar um banho depois desse procedimento e lavar as roupas.

Utilize solução de pinho sol para lavar e desinfetar o ambiente.

Como sobraram 2 copos, melhor seria começar outro cultivo.

Não desista, foi apenas um entrave, mas é facil retomar o caminho.
 
Fala VICTOR

Coloque todo conteúdo dos copos contaminados dentro de um saco plástico de supermercado.

Se tiver água sanitária jogue um pouco dentro e feche.

Depois joge no lixo, sem problema.

Os copos sujos deixe de molho em água sanitária por 1 hora, depois lave bem.

E bom tomar um banho depois desse procedimento e lavar as roupas.

Utilize solução de pinho sol para lavar e desinfetar o ambiente.

Como sobraram 2 copos, melhor seria começar outro cultivo.

Não desista, foi apenas um entrave, mas é facil retomar o caminho.


Desistir jamais!!!!!!!! é muito legal fazer esse cultivo, não vou desistir não, vou seguir seus conselhos e preparar outra seringa hoje a noite!!! até com a contaminação eu fiquei contente pois agora vejo nas minhas mãos as coisas que eu leio no forum!!! me sinto mais por dentro das coisas agora só não descobri o porque dá demora do pote que deu certo!!!!mas tá legal!!! vivendo e aprendendo!!!
Vou seguir os procedimentos para descartar os bolos contaminados e seguir em frente, vou tentar uma cultura liquida tambem desta vez!!!!
abraço e obrigado!!:pos:
 
Um pena que tenha tido tantos problemas no cultivo. Mas é isos ai, perseverança que tudo há de dar certo.
 
Seguindo os conselhos do Mestre!!!!

Fiz mais uma seringa, da primeia vez eu usei a metade do carimbo.....devido a algum tempo de leitura e incentivo dos amigos do forum dessa vez eu usei só metade da metade que havia sobrado!!!!

Confecção da Seringa = 11/01
Inoculação = 13/01

Fiz dois 2 potes de 750ml com milho, um copo de uisque tambem com milho e tres vidrinhos de 100ml cada com aguá mais KARO (300ml agua destilada / uma colher de sopa rasa de karo).

Os potes com milho eu deixei 50 minutos na panela de pressão (eu ia deixar uma hora mas começou a cheirar queimado deliguei....resultado tive que comprar outro pano de prato pra minha mulher pois aquele queimou!!!rsrs pouca agua!!!rssr)
E os vidros de cultura liquida eu coloquei em banho maria por 30 minutos e depois em pp por mais 30 minutos!!!

Inoculei seguindo todos os processos de higiene e assepsia, queimando a agulha e esfriando a mesma em alcool a cada furo e em frente ao forno aquecido previamente!!!!

Bom!! eu li diversas vezes pra ser rapido pro corpo não suar.....mas eu não consigo quando eu abro o forno já começo a suar e quando tiro as luvas parece uma piscina!!rsrsr mas to melhorando to bem mais rapido nos processos!!!!

Os potes apresentaram crescimento micelial com 5 a 6 dias, no decimo dia um dos potes de milho apresentou contaminação identificado como trich, os outros potes estão indo bem!!!

Os potes dá primeira tentativa estão ainda em observação e um deles que foi uma tentativa com milho está quase a 100%!!! (primeira foto)
quase100.jpgliquida.jpgtudo2.jpg
 
Fala VICTOR


Agora deixe os potes no escuro temperatura entre 27 e 29º C.

O pote da 1ª tentativa pode ser sacudido, com cuidado para não rasgar o tampão.
 
Fala mano, boa tarde. É isso aí, nõa desista nunca. E´bom demais e depois você será recompensado com uma bela martelada na cabeça, um abraço e estamos as ordens.
 
Bom se não vai de um jeito, vai de outro!!!!!

To muito contente!!!!!

Dois copos que foram da primeira tentativa colonizaram 100%!!!!
Eu peguei um pouco de fibra da casca de coco piquei com tesoura misturei com um pouco de vermiculita e fervi por alaguns minutos até a agua secar, coloquei em dois potes plasticos de tamanhos diferentes que eu limpei com alcool e deixe no escuro a 30º por 3 dias.......Apos esses dias notando crescimento do micélio esterilizei no forno uma mistura de pó de coco e estrume bovino, praticamente meio a meio cobri o micélio com uma camada de aproximadamente 2cm tampei novamente e deixei por cinco dias nas mesmas condições anteriores, por os potes serem de tamanhos diferentes o menor já estava totalmente colonizado coloquei mais uma camada de 0,5cm da mesma mistura e deixei 24h na geladeira e depois levei pro terrario ond eligo a bomba de ar por uma hora 3x ao dia!!!! e a temperatura esta em torno de 21º a 25º.......
Bom mas a felicidade veio atravez das contaminações, alguns potes que estavam com 20% a 30X colonizados e contaminaram eu eliminei a doença e o micélio saudavel foi colocado num vasinho com pó de coco e estrume e uma outra quantidade enterrada no quintal!!!
Voala!!!! Olha só o meu vasinho!!!! Eu vou pra praia nesse fim de semana e vou levar ele comigo pois estou com medo de deixar ele só aqui!!!!
P1010004.JPGP1010005.JPGP1010006.JPGP1010007.JPGP1010009.JPG
 
É iss oai, leva o vasinho pra praia que lá esses pins vão virar cogumelos e vão te dar uma bela trip.
 
Fala irmão Victor!!!

Inicia-se a festa da frutificação!!!! Parabéns!!!

Quando estiver ausente, lembra da importância da troca de ar no terrário. Se o oxigenador ficar desligado o todo, é cobweb na certa. Elimine essa possibilidade. O casing apresenta ótimo aspecto, logo muitos pins surgirão.

Se transportar o vasinho, cuidado com impactos e trepidação, que podem vir a compactar o substrato.

Parabéns e ótimas vibrações pra vc e seu cultivo!!

paz e luz!!!
 
E ai pessoal!!!!

Fui a praia levei o vasinho e os cogus se abriram, mas saquei alguns antes disso acontecer...eles ficaram muito pequenos com aproximadamente 5cm os maiores e outros menores foram cerca de 12 cogus!!!Agora já estamos na segunda leva e vem ai mais uns 5 cogus que parecem maiores que os primeiros!!!!
Outra surpresa interessante veio de um pouco de micélio saudavel que eu enterrei no quintal a um tempo atras, fui a praia e quando voltei lá estavam eles vejam as fotos!!! Minha ideia inicial era que eles crescessem e abrissem o chapeu pra esporular a vontade assim continuando o ciclo e como eu não os vi antes de sair acabou que acontecendo isso mesmo!!! meu out é bem sujo e encontrei diversos seres andando por cima dos cogus dei uma lavada neles e vou fazer um chá pra matar o resto das sujeiras, algum problema em lavar e tal?????? vejam as fotos!!
Agora a bandeja que eu deixei dentro do terrario apresentou uma coloração marrom clara, não sei se foi falta de humidade ou outra coisa, parece que estava bem seca a camada de cima e está cheia de pins, a foto não ficou muito boa mas se conseguirem notar do lado esquerdo o substrato aparece com a cor normal que é o pó de cocô mais estrume bem humidos ficando quase parecido com humus de minhoca, mas no centro e a direita tm a coloração marrom clara que eu não sei o que é!!! falta de agua? ou contaminação??
Conto com a ajuda de vcs!!!
Abraço a todos e boas vibrações a todos!!!!:pos:
P1010012.JPGP1010008.JPGP1010010.JPGP1010003.JPGP1010004.JPG
 
Fala VICTOR

A bandeja está com muitos cogumelos, isso é bom. Não vi nada de anormal.

Não esqueça de tirar muitos carimbos para os próximos cultivos.

Quanto ao outdoor, é necessário ter nutrientes adequados no solo para os esporos colonizarem e prosseguir o ciclo.

Limpe o local, faça uma cova, encha com a mistura que voce usou no casing, enriqueça com estrume e enterre uma semente colonizada.
 
tudo certo vitor, a diferença na cor demonstra que no centro existe maior colonizaçao do que nas bordas.
pela sua foto parece que você está borrifando agua diretamente em cima dos casings.
isso nao tem problema DESDE QUE VOCÊ DESVIE DOS PINS ao borrifar a agua. evite jogar agua diretamente em cima dos pins pois eles abortam.
 
irmão Victor

Tudo certo brow, parabéns pelos frutos.

Como foi tudo feito nos conformes, não tem como dar outra! Os mágicos lhe presenteiam. Belos frutos no out, teve sucesso assim, sem muito esforço. Essa é a Natureza, perfeita em seus mínimos detalhes.

Bom, não tem problema nenhum e lavar os cogus, como são de frutificação out-door, isso é um procedimento básico, depois pode colocar pra ferver.

O casing vai dar uns cogus grandões.

Forte abraço meu amigo, parabéns !!!

Paz e luz!!
 
Back
Top