Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

PESA na lixeira

shroower

Artífice esporulante
Cultivador confiável
17/11/2005
815
80
Baldinho de lixo com trigo e esterco. Terceiro flush. Cobertura de casing é uma mistura de pó de coco e vermiculita (mais pó de coco que vermiculita como dá pra notar).

O legal é que ele ficou aberto o tempo todo, usava só um spray pra equilibrar a umidade, não fechei o balde, só com uma tampa giratória que fica meio-aberta pra não cair poeira em cima.

Sem dúvidas eles crescem muito melhor com a troca de ar contínua, atinjaram esse tamanho em 3 dias.

:pos:

View attachment 8589
000_7492.JPG

Muito bom! :)

E qual a razão pra não ter havido contaminantes ?! Onde ficaram ?

Só Deus sabe :)

Acredito que a pasteurização foi eficiente, depois disso não contamina tão fácil enquanto o micélio estiver saudável.

Vc acha que se eu deixar meu terrário semi tampado será melhor o crescimento dos cogus ou não???:confused::confused:

Qual será a melhor forma, fechado ou aberto o terrário?:confused::confused:

Parabéns pelo cultivo....ficaram grandes heim!!! Muito bonito!!!

Abs.

Vc acha que se eu deixar meu terrário semi tampado será melhor o crescimento dos cogus ou não???:confused::confused:

Qual será a melhor forma, fechado ou aberto o terrário?:confused::confused:

Parabéns pelo cultivo....ficaram grandes heim!!! Muito bonito!!!

Abs.

Terrário é diferente. Bolos precisam de muito mais umidade. Provavelmente secam e azulam, ou contaminam. Nesse caso o melhor a fazer é colocar uma bombinha de aquário como o Maurício faz nos dele.

Parabéns amigão!!!

Mais um belo cultivo "camuflado" do Shroower.

Bom resultado, isso é o que importa!!!!

Em um cultivo in-balde aqui, eu tb deixei o balde parcialmente aberto, apenas utilizei uma toalha bem fina para cobrir ele, então a troca de gases ocorria livremente, como o seu!!! Muito bom!

Seu processo de pasteurização do substrato, como ocorreu? Via forno, pasteurização com cal, ou o sistema de saco no vapor???

abração kara, parabéns!!!

Parabéns amigão!!!

Mais um belo cultivo "camuflado" do Shroower.

Bom resultado, isso é o que importa!!!!

Em um cultivo in-balde aqui, eu tb deixei o balde parcialmente aberto, apenas utilizei uma toalha bem fina para cobrir ele, então a troca de gases ocorria livremente, como o seu!!! Muito bom!

Seu processo de pasteurização do substrato, como ocorreu? Via forno, pasteurização com cal, ou o sistema de saco no vapor???

abração kara, parabéns!!!

Saco plástico com o substrato préviamente umedecido, dentro de uma panela com água e termômetro digital com min = 72C e max = 82C :)

Estou com uns casing que teimam em não encerrar a produção.

Poucos contaminaram agora na fase final, mais por descuido meu.

O pó de coco é um grande provedor de umidade, além de isolar a semente.

A vermiculita também mantém os contaminantes afastados.

Usando os 2 os casing prolongam bastante a produção.

Deve-se tomar cuidado, quando na colheita, não deixar resíduos na superfície.

Belo cultivo.

O cultivo em balde é um ótimo meio de cultivo! Econômico, prático, transportável e eficiente.

O pessoal do CM está usando pasteurização pra fazer os bulks, o que é bom, claro, mas a esterilização é tão eficiente quanto e dá menos trabalho.

Num cultivo observado de TAZ houve cinco flushes até que o substrato foi enterrado num pasto sob bostas de bovinos e equinos num local sombreado, ainda produzindo alguns frutos e sem sinal de contaminação, mesmo com poucos cuidados.

Creio que uma boa sacada pro sucesso do bulk em balde é prolongar a colonização. A quantidade de substrato é grande e o material é diferente.

Num outro cultivo observado, de PESA, houve overlay e o micélio sobre a camada de casing (fibra de coco) ficou cinza e muito duro. Não havia muita esperança com esse balde, mas assim mesmo decidiu-se fazer o deep scratching (raspagem do micélio morto). Após o processo foi colocada uma nova camada de casing de vermiculita pura. O tempo total de colonização passou de três meses.

O resultado foi bem surpreendente. A maioria dos frutos passaram de 22cm com uma boa densidade da estipe. Um dos cogumelos chegou a 28cm de altura e os chapéus apresentaram diâmetro médio-grande. Só de ver os cogumelos crescerem já dava uma impressão de que estavam muito bem nutridos.

Acho válida uma discussão e experiências da comunidade sobre a relação de tempo de colonização x produção em bulks.

Parabéns pelo bom resultado Shroower!!!
Que frutos hein!
Muito Lindo!!!:D

O resultado foi bem surpreendente. A maioria dos frutos passaram de 22cm com uma boa densidade da estipe. Um dos cogumelos chegou a 28cm de altura e os chapéus apresentaram diâmetro médio-grande. Só de ver os cogumelos crescerem já dava uma impressão de que estavam muito bem nutridos.

Acho válida uma discussão e experiências da comunidade sobre a relação de tempo de colonização x produção em bulks.

Caraca meu esses PESA são bem grandinhos hein????
Poha(no bom sentido), 22cm é enorme!!
Agora fico me perguntando...quão grande serão os ORISSAS???

Concordo sobre a ultima frase do Neuro... Colonização vs Produção em Bulks... vai ajudar a galera!

Agora pintou uma dúvida... Shroower, os esporos deste cultivo foram colhidos??? Ao ar livre... poderiam estar limpos como os de terrário?
Muita luz pra você!:)

Caraca meu esses PESA são bem grandinhos hein????
Poha(no bom sentido), 22cm é enorme!!
Agora fico me perguntando...quão grande serão os ORISSAS???

As características das strains dependem do substrato. Mesmo o cultivo que citei de TAZ produziu frutos acima da média para a strain. PESA em casings e bolos não crescem tanto assim tb.

O cultivo bulk não está na seção Básico só porque é necessário inóculo e daí todos os processos de esterilização, inoculação e incubação tal como nos bolos. Porque ele é de longe o método mais simples e artesanal de se cultivar cogumelos. Mas há uma alternativa que observei que compartilharei em outro tópico que simplifica ainda mais o processo de produção em bulks.

As características das strains dependem do substrato. Mesmo o cultivo que citei de TAZ produziu frutos acima da média para a strain. PESA em casings e bolos não crescem tanto assim tb.

O cultivo bulk não está na seção Básico só porque é necessário inóculo e daí todos os processos de esterilização, inoculação e incubação tal como nos bolos. Porque ele é de longe o método mais simples e artesanal de se cultivar cogumelos. Mas há uma alternativa que observei que compartilharei em outro tópico que simplifica ainda mais o processo de produção em bulks.

Ah tá, agora entendi... Pô ia começar amanhã meu primeiro Bulk mas fiquei curioso, quanto a está alternativa, estava pensando em simplificar também, afinal ia inocular selvagens!

Fala shoower, tranquilo?!

To adotando a idéia e vou fazer na lixeira tb.... mas to com algumas dúvidas bobas.

Precisa de coldshock depois de colonizado ?! Segue os mesmos padrões de casing?! (quero dizer... inocula, coloniza, coldshock, frutos....)

ah... ia esquecendo.. e luz ? fotoperiodo?!? como vc fez? usando tampa giratoria entrava luz ?!

valeu

feliz ano novo

Back