Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - 3ª tentativa de cultivo

Diário de cultivo problemático.
Lá vou eu em mais uma tentativa, depois de um cultivo contaminado e de quase pegar fogo a gente aprende algumas lições.
Então vamos lá!!
Recebi um carimbão de PESA da Prófungos, já achei bem legal. Com ele montei 3 seringas de 20 ml, sendo que 2 foram usadas no cultivo e uma está guardada para o início do próximo.
Usando a técnica de preparo de milho de pipoca do Maurício preparei 2 sacos de 500g, deixei de molho da maneira como ele recomendou, para tirar o excesso de acidez usei carbonato de cálcio. Depois 1 hora de esterelização em pp.
Foram inoculados 7 copos de requeijão com milho e 1 com a mistura de milho com arroz integral (cabou o milho! heheh)
Tudo isso ocorreu nos dias 19 e 20 de abril, 1 dos copos de milho contaminou e já foi descartado, um está em observação e os outros estão lindos e saudáveis, todos já 100% colonizados, com excessão do copo da mistura que está colonizando mais devagar, mas o micélio parece estar bem mais forte que nos outros.
Todos os processos foram feitos dentro da glovebox que foi limpa com água sanitária+água e álcool 70%, todos instrumentos foram esterizados da mesma maneira. Antes de começar cada processo tomei banho com protex e bucha, usei lysoform no ambiente e luvas para as mãos.

Comprei 2 baldes de tamanhos diferentes e quentinhas para casing mas ainda não decidi o que farei, talvez metade pra cada.....
É isso, infelizmente não tenho como postar fotos por enquanto, assim que der eu posto!

(Desculpem a descrição rápida mas é que estou sem tempo
:cool:)

Mais um passo. Hoje preparei um balde e 2 casings, acho que deu tudo certo, abaixo mais detalhes.

Balde:

Limpei dentro do balde borrifando água+água sanitária e depois com álcool 70%.
Desmontei 3 copos de milho colonizado no fundo do copo, o milho foi coberto com uma mistura de esterco (2 copos), pó de pinus (2 copos), carbonato de cálcio e água, que foram esterelizados em microondas por 10 minutos. O balde foi coberto com saco plástico preto e voltou pra incubar à + ou - 30°C.
Era isso mesmo que deveria ser feito?


Casings:

Quentinhas foram esterelizadas em forno convencional por 1 hora à 280°C.
Cada um recebeu 2 copos de milho colonizado, coberto pela mistura de pó de pinus (2 copos), vermiculita (2 copos), terra vegetal (1 copo), água e carbonato de cálcio, tudo esterelizado por 10 min em microondas, e por fim uma camada de vermiculita seca. As quentinhas foram cobertas com plástico filme e saco preto, também estão em incubação.
Também queria saber se isso parece estar certo?
 
Última edição por um moderador:
Parece que sim!
Deixa lá e torce pra não contaminar. Eu diria qu 10 minutos no microondas, se não foi em grande quantidade e/ou foi esterelizado separadamente cada material, o tempo está bom.
Em potência alta eu utilizo sempre de 5 a 10 minutos para 500 a 1000 ml de substrato. Tudo depende do tamanho do pote.


Paz e Luz!
 
Descobri hoje que um dos casings contaminou...:mad::neg::neg::mad::mad:
Bolor verde :(

Espero q o resto de certo...
 
Atualizando!

UEBAAA!
Bom já não posto a algum tempo, mas algumas novidades: o cultivo do balde pinou, deu um flush de 8 cogus, estou carimbando alguns mas a parte de baixo do chapéu da maioria está bem clarinha, entao acho q serão carimbos ralos, mas tudo bem o importante é que deu certo! estou muito feliz!


O casing q sobrou contaminou tb....então não sobrou mais nenhum :neg:

Alguma dica pra tentar um segundo flush no balde ou ele acontece naturalmente?
 
Fala Homer

Que beleza, seu cultivo lhe deu frutos!!!

Para um novo flush, acrescente uns 50ml de água mineral fervida e fria, pode cobrir com mais uma camada bem fina de vermiculita, só pra nivelar onde foram feitas as colheitas. Retire abortos, se houverem.

Se possível mantenha numa temperatura entre 18-21º, e mantenha troca de ar. Logo vem o segundo flush, se tudo ocorrer certo.

good vibes, se puder coloca umas fotos de seus frutos!:rolleyes:
 
Back
Top