Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Perguntas que não querem calar

Breyner

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/06/2008
30
58
37
Prezados,

Desde que entrei na CM e me apresentei no “Te Apresenta”, aprendi muito.
Aprendi que cogumelos não viciam, mas a CM sim... Não consigo mais largar... hehehe
Brincadeiras à parte, o pedido junto à Profungos já foi realizado (PESA e B+).
E assim continuei a ler, ler e mais ler...
Só me restaram algumas dúvidas que eu não consegui encontrar resposta, ou alguém vai quer que desenhar. Nesse ponto acredito que um tópico do tipo “ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE” lá na biblioteca só teria a contribuir.
Cada uma delas precisa de uma pequena introdução para que a pergunta tenha sentido, então lá vai. Primeiras considerações: Milho como substrato pode ser usado para “casing”, “balde” e “outdoor”. Correto?

Preparação do milho: cozinhar por meia hora, 24 horas de descanso, enxaguar, 24 horas de molho com água sanitária, enxaguar, 24 horas de molho com carbonato de cálcio, enxaguar, secar o milho com secador de cabelo, colocar o milho nos copos, deixar sobrar um espaço para sacudir o copo e espalhar o micélio durante a colonização. Até aqui acho que ta tudo certo né?.

DÚVIDA 01
Pois bem, por ser tratar copos de sem tampa o tamponamento será feito de filtro de café e duplo de alumínio por cima da seguinte forma. Após a colocação do milho, o filtro de café vai ser colocado por cima na boca do copo e preso com fita para não sair mesmo. O tamponamento de alumínio será colocado e apertado só com as mãos.
Agora que vem a dúvida, os 4 pontos eqüidistantes de inoculação devem ser feitos antes ou depois da esterilização (no sentido de haver a troca gasosa dentro do copo durante o processo) ? Se antes, devem estar lacrados com fita ou não? Pois aqui na minha inexperiência acredito que só o filtro de café com o alumínio por cima parece ser o mais eficiente contra contaminações.

DÚVIDA 02
Preparação da Seringa: Local asséptico. Vai ser na sauna aqui de casa, pois entendo que por ser um local onde só se tem vapor quente entrando a possibilidade de contaminantes seja menor. De qualquer forma, vai ter spray de lysol (Lisoforme – bactericida e fungicida – que eu uso nos meus tênis). Material. Água destilada em ampolas de 10ml comprada na farmácia, seringas de 10 ml, pote de exame que tenha pázinha esterilizado.
Quebrar a ampola no pote, raspar o carimbo dentro do pote, mexer, sugar com a seringa, flambar a agulha, encapar, colocar no saco Ziplock. Tudo certo até aqui? A dúvida... A seringa vai para o processo de esterilização junto com os copos? Ou só espera 24 horas para hidratar os esporos? Qual a diferença, para os esporos, entre se usar água destilada e água mineral na preparação da seringa? Em água mineral o esporo já começa a se desenvolver? Ao ponto de você ter uma seringa já com micélio?

DÚVIDA 03
Spawn: Considerando que eu não fiz merda e os copos não foram contaminados. Quando todos os grãos estiverem brancos e cobertos eu considero uma colonização 100%. Após colonização do milho estiver completa eu posso: (a) inocular mais copos, (b) montar o casing, balde ou outdoor. Dúvida... Se não for o caso nem de A nem de B, eu posso simplesmente guardar o Spawn para utilizar mais tarde? Na geladeira? Na incubadora? Na luz? Longe dela? Quanto tempo dura um Spawn totalmente colonizado?

DÚVIDA 04
Colocando o spawn no substrato ou inoculação do substrato. Devo misturar o spawn no substrato e “homogenizar” tudo? Ou faço uma camada de substrato (bulk), coloco a camada de spawn e outra camada de substrato, tipo um sanduíche (substrato, spawn, substrato). Isso vale tanto para marmitex, balde e outdoor? Essa é a parte que caberia, pelo menos pra mim, o tópico ENTENDEU O QUER QUE DESENHE (mané.. hehehe). Sou novato mesmo. E não quero estragar tudo.

DÚVIDA 05
Depois do substrato inoculado, espera-se mais alguns dias, na incubadora (no escuro e sem troca gasosa), para o micélio tomar conta. Nesta etapa, pelo que entendi, o crescimento é muito rápido. Fazer a cobertura, com substrato, dos micélios que aparecem primeiro, para garantir uma colonização homogênea. Só depois disso é que se põe a camada de casing. Após a colocação da camada de casing é que se faz o “cold shock” para frutificar? Deve-se fazer esse “cold shock” ou não?

DÚVIDA 06
Flushes. Isso sim tá me quebrando a cabeça. Depois do primeiro flush deve-se cobrir os pontos de onde os cogus saíram com mais camada para casing? Deve se fazer um novo “Cold Shock”. Pode fazer um spray de água em cima da camada de casing para humidificação? Pois eu já li que se o micélio entrar em contato direto com a água nessa fase ele morre. Para o segundo flush é só manter a temperatura e a umidade e esperar? Quanto tempo leva entre um flush e outro? E por fim quantos flushes se consegue no marmitex e no balde?

DÚVIDA 07
Casing. O termo casing pode ser usado em dois sentidos. O primeiro para “camada de casing” e o segundo como sendo o próprio marmitex o casing. É isso mesmo?

PAZ, LUZ e NAMASTE

O loco meu você esta pior que eu....rs, tbm tenho um monte de duvidas e tbm sou iniciante, mas posso te ajudar com algumas questões, mas de qualquer forma espere os mais experientes opnarem.....rs

Na verade só posso te ajudar com a questão da seringa pq esse foi o unico passo que eu fiz até agora....rs

Eu comprei uma seringa nova e uma agulha nova, esterelizei um copo de vidro com alcool 92% de volume ( ainda não tinha lido sobre o copinho para fezes), e usei agua mineral sem ferver, coloquei luvas e mascara e uma camiseta na cabeça(só para dar um tcham no
negocio.....hehe), fiz a raspagem do carimbo com a propria agulha da seringa no copo com agua mineral, usei a propria agulha pois ela ja vem esterelizada popando me o trabalho de esterelizar algo...rs, o pessoal aqui da CM disse que cometi duas cagadas, 1 não usei glove box nem losol, 2 usei agua mineral e não destilada, mas quanto a isso li num topico que a agua mineral só desacelera o crescimento do miscélio entaum sei la, acho que vou preparar o substrato nesse sabado, depois te conto se deu certo a seringa de esporos nesse metodo desajeitadoe relaxado que é a minha cara....rs

Equanto a casings e milho todo mundo recomenda pra o primeiro cultivo a PF Tek que é a basica e que é a que estou seguino, isso te ajudaria a eliminar boa parte das duvidas....rs

Mas segue os teus instintos pq afinal nada é tão complicado como parece no manual;....rs

Boa sorte e bom cultivo!!!!!!!!!!!!!!!

Paz, luz e Namaste para vc tbm....rs!!!!!

Back