- 10/06/2016
- 13
- 8
- 35
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Separei em outra incubadora, vou esperar pra verParecem ser contaminantes sim.![]()
Fala galera, seriam contaminantes?
Separei em outra incubadora, vou esperar pra ver
Cara esterelizei os potes na pressão, limpei um banheiro do chão ao teto com uma solução de água/água sanitária, usei touca, luvas, máscara, tomei banho estava com roupas limpas, passei lylol no ar a deixei agir por dez minutos, lugar fechado, sem correntes de ar, acol 70 na bancada e nos objetos, na inoculação, acendi uma vela, a cada injetada de esporos, eu flambava a seringa, passei lysol e deixei a incubadora fechada até o momento de guardar os portes não sei onde erreiMarquei "otimista" porque tá feio isso daí. Recomendo já iniciar o próximo cultivo. De preferência, abra um diário desde o começo e talvez possamos identificar o que levou às contaminações. Teve alguma etapa da assepsia ou algo recomendado que você fez diferente? :coffee:
Poise acho que foi azar mesmo, tenho mais 5 potes que estão OK, quase 100℅ colonizados tô querendo me arriscar num bulk, tô estudando pra fazer um monotube, enquanto isso vou aproveitar o carimbo que me resta é inocular mais uns 30/40 potes, vou testar substratos diferentes, fibra de côco, milho etc, vou comprar uma panela maior, pq a minha é pequena e cabem três potes, o que é um saco, pq tem que repetir várias vezes a esterilização, tamo aí no aprendizadoSe esterilizou na PP por 40-60 minutos pelo menos, tá tudo certo.
Também não tenho ideia... deve ter sido azar mesmo.
De qualquer forma, é bom já dar início ao próximo, se tiver outros potes. :coffee:
Poise acho que foi azar mesmo, tenho mais 5 potes que estão OK, quase 100℅ colonizados tô querendo me arriscar num bulk
Separei os potes contaminados em outra incubadora, parece que o micélio está cobrindo a contaminação, vou aguardar pra ver no que dá, existe a possibilidade disso acontecer né,? Do micélio vencer, parece que já li alguma coisa sobre
enquanto isso vou aproveitar o carimbo que me resta é inocular mais uns 30/40 potes,
Acredito que a contaminação esteja no carimbo, entre os esporos, isso pode acontecer, afinal os cogumelos crescem espostos a contaminantes. Recomendo no mínimo iniciar com cultura líquida ou mais recomendado meios de cultura Ágar +batata+dextrose. Isso vai garantir mais aprendizagem, segurança e menos tempo e substrato desperdicados.
Abraços Psicodélicos!
Tenho mais quatro potes saudáveis que foram inoculados com a mesma seringa, acho que isso descarta a possibilidade da seringa estar contaminadaAcredito que a contaminação esteja no carimbo, entre os esporos, isso pode acontecer, afinal os cogumelos crescem espostos a contaminantes. Recomendo no mínimo iniciar com cultura líquida ou mais recomendado meios de cultura Ágar +batata+dextrose. Isso vai garantir mais aprendizagem, segurança e menos tempo e substrato desperdicados.
Abraços Psicodélicos!
acho que isso descarta a possibilidade da seringa estar
não parecem ter eclodido nos pontos de inoculação, como é próprio de seringa contaminada.