Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Penicillium? - de: Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

Mushbraun

Hifa
Cadastrado
10/06/2016
13
8
34
Fala galera, seriam contaminantes?
 

Anexos

  • IMG_20170222_133640887.jpg
    IMG_20170222_133640887.jpg
    161.2 KB · Visualizações: 50
  • IMG_20170222_133619582_HDR.jpg
    IMG_20170222_133619582_HDR.jpg
    212.1 KB · Visualizações: 50
  • IMG_20170222_133550653_HDR.jpg
    IMG_20170222_133550653_HDR.jpg
    205 KB · Visualizações: 51
  • IMG_20170222_133522162.jpg
    IMG_20170222_133522162.jpg
    158.4 KB · Visualizações: 48
Separei em outra incubadora, vou esperar pra ver

Marquei "otimista" porque tá feio isso daí. Recomendo já iniciar o próximo cultivo. De preferência, abra um diário desde o começo e talvez possamos identificar o que levou às contaminações. Teve alguma etapa da assepsia ou algo recomendado que você fez diferente? :coffee:
 
Upvote 0
Marquei "otimista" porque tá feio isso daí. Recomendo já iniciar o próximo cultivo. De preferência, abra um diário desde o começo e talvez possamos identificar o que levou às contaminações. Teve alguma etapa da assepsia ou algo recomendado que você fez diferente? :coffee:
Cara esterelizei os potes na pressão, limpei um banheiro do chão ao teto com uma solução de água/água sanitária, usei touca, luvas, máscara, tomei banho estava com roupas limpas, passei lylol no ar a deixei agir por dez minutos, lugar fechado, sem correntes de ar, acol 70 na bancada e nos objetos, na inoculação, acendi uma vela, a cada injetada de esporos, eu flambava a seringa, passei lysol e deixei a incubadora fechada até o momento de guardar os portes não sei onde errei
 
Upvote 0
Se esterilizou na PP por 40-60 minutos pelo menos, tá tudo certo.

Também não tenho ideia... deve ter sido azar mesmo. :(

De qualquer forma, é bom já dar início ao próximo, se tiver outros potes. :coffee:
 
Upvote 0
Se esterilizou na PP por 40-60 minutos pelo menos, tá tudo certo.

Também não tenho ideia... deve ter sido azar mesmo. :(

De qualquer forma, é bom já dar início ao próximo, se tiver outros potes. :coffee:
Poise acho que foi azar mesmo, tenho mais 5 potes que estão OK, quase 100℅ colonizados tô querendo me arriscar num bulk, tô estudando pra fazer um monotube, enquanto isso vou aproveitar o carimbo que me resta é inocular mais uns 30/40 potes, vou testar substratos diferentes, fibra de côco, milho etc, vou comprar uma panela maior, pq a minha é pequena e cabem três potes, o que é um saco, pq tem que repetir várias vezes a esterilização, tamo aí no aprendizado
 
Upvote 0
Poise acho que foi azar mesmo, tenho mais 5 potes que estão OK, quase 100℅ colonizados tô querendo me arriscar num bulk


Se você cultivou com sucessos algumas rodadas de PFTek, para entender como funciona o ciclo de vida dos cogumelos e onde pode ou não contaminar, usou a palavra certa: risco.

Um bulk, feito por um iniciante, tanto pode te dar mais biomassa produzida quanto, mais provavelmente, colocar tudo a perder.
 
Upvote 0
Separei os potes contaminados em outra incubadora, parece que o micélio está cobrindo a contaminação, vou aguardar pra ver no que dá, existe a possibilidade disso acontecer né,? Do micélio vencer, parece que já li alguma coisa sobre
 
Upvote 0
Separei os potes contaminados em outra incubadora, parece que o micélio está cobrindo a contaminação, vou aguardar pra ver no que dá, existe a possibilidade disso acontecer né,? Do micélio vencer, parece que já li alguma coisa sobre

Existe. :coffee:
 
Upvote 0
enquanto isso vou aproveitar o carimbo que me resta é inocular mais uns 30/40 potes,

Acredito que a contaminação esteja no carimbo, entre os esporos, isso pode acontecer, afinal os cogumelos crescem espostos a contaminantes. Recomendo no mínimo iniciar com cultura líquida ou mais recomendado meios de cultura Ágar +batata+dextrose. Isso vai garantir mais aprendizagem, segurança e menos tempo e substrato desperdicados.

Abraços Psicodélicos!
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Acredito que a contaminação esteja no carimbo, entre os esporos, isso pode acontecer, afinal os cogumelos crescem espostos a contaminantes. Recomendo no mínimo iniciar com cultura líquida ou mais recomendado meios de cultura Ágar +batata+dextrose. Isso vai garantir mais aprendizagem, segurança e menos tempo e substrato desperdicados.
Abraços Psicodélicos!

Boa observação. :coffee:

Eu descartei essa possibilidade pelas fotos porque não parecem ter eclodido nos pontos de inoculação, como é próprio de seringa contaminada.

Diga lá, nobre @Mushbraun, as contaminações eclodiram nos pontos de inoculação? :bigode:
 
Upvote 0
Acredito que a contaminação esteja no carimbo, entre os esporos, isso pode acontecer, afinal os cogumelos crescem espostos a contaminantes. Recomendo no mínimo iniciar com cultura líquida ou mais recomendado meios de cultura Ágar +batata+dextrose. Isso vai garantir mais aprendizagem, segurança e menos tempo e substrato desperdicados.
Abraços Psicodélicos!
Tenho mais quatro potes saudáveis que foram inoculados com a mesma seringa, acho que isso descarta a possibilidade da seringa estar contaminada
 
Upvote 0
acho que isso descarta a possibilidade da seringa estar

Os esporos de P.Cubensis são maioria dentro de sua seringa, isso viabiliza o cultivo em alguns potes, pois a mínima quantidade de outros esporos de fungos indesejáveis não prevalece, mas pode se manifestar quando se utiliza toda a seringa.

Isso torna o cultivo uma "roleta russa" na hora de inocular.
Lembre-se que a natureza clama pela diversidade!

Se vai fazer toda essa quantidade de inoculações, precisa ser mais metódico no processo para reduzir tua mão de obra e aumentar a produtividade. Pesquise sobre a cultura em Ágar e a técnica de Grain to Grain, esses métodos são utilizados para larga escala.
Luz!

não parecem ter eclodido nos pontos de inoculação, como é próprio de seringa contaminada.

Como são grãos soltos é mais difícil visualizar os pontos de inoculação porque a agua com esporos se dispersa com mais facilidade, ao contrário da PFtec. ;)
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Só cuidado no bulk que se colocar um pote contaminado com 5 potes bons vai tudo pro saco.
 
Upvote 0
Dos três potes contaminados dois vão ser descartados mas um deles eu acho que resistiu e o micélio está vencendo
 

Anexos

  • IMG_20170226_221440897_HDR.jpg
    IMG_20170226_221440897_HDR.jpg
    140.3 KB · Visualizações: 20
Upvote 0
Reidratando na geladeira a seringa com esporos não melhoraria sua germinação?

Sim. Mas olha só que coisa... Um carimbo mantém os esporos viáveis por mais tempo do que deixá-los na seringa, mas você precisa botar pra hidratar mais tempo na seringa quanto mais velho for. :coffee:
 
Upvote 0
Back
Top