Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PC Rio Chopim, placa petri.

Diário de cultivo problemático.
cm.JPG

Olá pessoal, depois de alguns anos sem dar as caras eu voltei para fazer um diário de cultivo e compartilhar com vocês essa nova experiência, essa é a primeira vez que faço um cultivo através de placa petri, os cultivos anteriores foram feitos através de carimbos, espero que além de compartilhar essa nova experiência vocês possam me ajudar, tirar duvidas e até mesmo me corrigirem de possíveis erros, essa placa foi doada por um amigo que isolou o PC vale do Chopim, pra mim esse cultivo vai ser especial pelo fato de eu ter me criado e vivido até hoje no vale do rio Chopim localizado no sudoeste do Paraná, esse cultivo me trará varias recordações de caçadas e trips que compartilhei com amigos nesse grandioso rio, é isso ai piazada!

vale.JPG
Vale do rio Chopim.
 
Preparo dos grãos de milho;
Usei um pacote de pipoca para quatro bolos em vidros de conserva.
Fervi o milho durante 15min depois dei um choque térmico com agua gelada e depois fervi mais 15 min, após esse processo lavei bem o milho, coloquei em uma bacia, cobri com agua e adicionei duas colheres de agua sanitária, após 24 horas de molho escorri a agua, lavei bem e depois lavei em uma solução de agua mais vinagre pare tirar o excesso do PH alcalino da agua sanitária, depois disso lavei bem novamente e deixei de molho em agua+cal durante 24 horas, lavei novamente escorri e sequei o excesso de agua nos grãos, não ficou cheiro e nem gosto de agua sanitária, os grãos ficaram meio macios, os vidros de conserva foram lavados com agua+agua sanitária enxaguados e secos, agora estou esterilizando os bolos na panela de pressão, vou fazer 1hora + 1hora, estou fazendo exatamente como fiz da outra vez e obtive ótimos resultados. mio.jpg
 
Show de bola ! Boa Sorte !
Mas o que é esta sombra na água ? O monstro do vale do Chopim ?
 
Com um micélio já isolado, as coisas ficam mais fáceis! ;)

O milho ficou com uma ótima aparência. Acompanhando os processos!
 
Show de bola ! Boa Sorte !
Mas o que é esta sombra na água ? O monstro do vale do Chopim ?
É que eu sempre uso a câmera fotográfica no mato, no caíco, tiro fotos de paisagens peixes e tal, ai entrou um cisco dentro da lente.
 
Em uma semana o micélio cresceu aproximadamente 1 ou 2 cm, estou achando o desenvolvimento lento, deve ser por causa das temperaturas, eu moro no Paraná e aqui já esta esfriando, a temperatura está variando de 14º a 25º talvez vou comprar um aquecedor com termostato do Paraguay mas não é certeza. alguém tem uma ideia simples de aquecer 4 bolos ?
 
Em uma semana o micélio cresceu aproximadamente 1 ou 2 cm, estou achando o desenvolvimento lento, deve ser por causa das temperaturas, eu moro no Paraná e aqui já esta esfriando, a temperatura está variando de 14º a 25º talvez vou comprar um aquecedor com termostato do Paraguay mas não é certeza. alguém tem uma ideia simples de aquecer 4 bolos ?

Não adianta, no início do inverno aqui no sul, é indispensável o uso de aquecedor, ou sistema de aquecimento...

Compre um aquecedor com termostato, ajuste para uma temperatura um pouco menor que 28 graus (lembre que o micélio gera calor) e o mergulhe em um recipiente com água na incubadora ou na água do terrário.

Cuide para ver se o aquecedor deve ficar totalmente ou parcialmente submerso.
 
Vou providenciar um aquecedor dos mais baratos, eu ganhei essa placa com o micélio mas estou usando o mínimo de recursos, já comprei a vermiculita e fibra de coco mas ainda falta comprar uma caixa plástica para fazer o terrário, esse cultivo me pegou meio desprevenido, no próximo cultivo já terei mais recursos, mas para isso terei que garantir pelo menos alguns carimbos, também tenho disponível um refletor de luz que eu usarei em cima do terrario, mas não estou com muita pressa, não estou esperando pela psilocibina, dando para manter o cultivo está ótimo. essa semana vamos ver se vai surgir algum foco de contaminação, no decorrer dos dias eu posto uma nova foto .
 
Hey denker faça alguns furos na tampa do frasco e vede com fita micropore, as trocas gasosas são bem importantes para o crescimento do micélio!

Estou com o mesmo micélio crescendo bem a temperatura de 26 graus, mas acredito que não seJa um grande limitante temperaturas até os 22 graus, menos que isso pode comprometer o crescimento, pois coletei esses esporos de um material em maio do ano passado onde as condições de temperaturas eram bem baixas, ou seJa a suposição é que esses vales esteJam acostumados com temperaturas mais inferiores! aho
 
Última edição por um moderador:
Celsinho eu também estava pensando nisso pois já achei muito cogumelo no inverno la no chopim, fiquei pensando se eles já não estão acostumado com as constantes mudanças de temperatura, os micélios estão se desenvolvendo bem, mas o meu cultivo passou para o estatus problemático, uma vez quando eu ia fazer o manuseio dos vidros com milho eu fazia dentro de um aquario vedado com plástico aonde só passavam as mãos com uma luva, dessa vez resolvi fazer o processo de transferência do micélio sem nada, o que aconteceu é que caiu esporos de fungos em cima dos grãos, creio eu que a esterilização dos grãos ficou ótima, mas pelo que observei o contaminante começou nos grãos de cima, provavelmente foi contaminado pelo ar na hora do manuseio, foi vacilo, da próxima terei que fazer um ambiente esterilizado para manusear os bolos, o micelio esta se desenvolvendo bem mais rapido que o fungo, vamos esperar o que vai dar, veremos que vence a batalha kkkkkkkkkk
 
o micelio esta se desenvolvendo bem mais rapido que o fungo, vamos esperar o que vai dar, veremos que vence a batalha

Um mês se passou... Como ficou a batalha? Promissor?
 
Cosmik apenas uma colônia está livre de contaminantes, as outras tres estão contaminadas,.
 
O sobrevivente,saudável, demorou um pouquinho, está meio frio, nessas ultimas semanas desenvolveu um pouquinho melhor, a temperatura estava um pouco mais elevada, muita chuva aqui no Paraná, mas é isso foi bolar um plano de cultivo, em breve eu posto mais atualizações, esse cogumelo é do vale do rio chupim, tenho acompanhado toda semana o desenvolvimento dos selvagens e estão com as atividades normais no campo, não vou usar aquecedor nem nada, creio que eles são adaptados ao clima da região, são 15km de casa até o ambiente deles, então é isso, estão sem pressa no tempo deles.

DSCF7250.jpg

E quanto a contaminação dos três bolos, creio que a contaminação veio pelo ar, eu não tinha um lugar adequado para manusear, fui teimoso, cheguei a essa conclusão por que a contaminação começou na primeira fileira de milho em cima do vidro, se o milho tivesse ficado contaminado na esterilização o fungo contaminante teria se espalhado de diversos lados, posso estar enganado mas foi isso que eu pensei.
 
Última edição por um moderador:
Piazada, alguém mistura borra de café no substrato? li a muito tempo atrás em um diário de cultivo que um cara adicionou borra de café no substrato. eu também misturei em um de meus cultivos de pesa, me lembro bem que depois que eu ingeri os pesas e tive minha experiência eu sentia cheiro de café, parecia que meu corpo estava impregnado de café, alguém ai já misturou borra de café? pra que serve, qual a função ?

Vermiculita; Vou fazer o modo Balde novamente, pois é o que eu tive melhores resultados, nunca utilizei vermiculita em meus cultivos, vou usar fibra de tronco de butiá como da ultima vez, quanto devo misturar de vermiculita ?
 
Última edição por um moderador:
Me enganei, por favor,alguém conhece algum fungo parecido com micélio ? fui ver o "sobrevivente" e achei estranho pelo seguinte, o cheiro não é igual o do cubensis, está um cheiro de mofo, enjoativo, o micelio está bem branquinho fininho parecido com algodão, estou achando estranho o cheiro, talvez seja por que o bolo já esta com mais de um mês, mas é estranho mesmo assim, nunca tinha sentido este cheiro, bom vocês podem ver na foto que está muito parecido com micelio de cubensis, mas o cheiro dele está me encacutando. se eu comprovar que isso ai não é um micelio de cubensis dou por encerrada essa tentativa, mas o que importa é que ninguém se machucou e estão todos vivos para a próxima hehehe
 
O micélio naquele copo de milho não está aparentemente 100%, e se tem esse aroma diferente, pode contar que está contaminado. O aroma do micélio é adocicado, inconfundível.
 
Me enganei, por favor,alguém conhece algum fungo parecido com micélio ? fui ver o "sobrevivente" e achei estranho pelo seguinte, o cheiro não é igual o do cubensis, está um cheiro de mofo, enjoativo

Então deve ser cobweb, ou algum micélio semelhante. O cheiro dos cubensis como citou o @tupy é suave, adocicado, e bem agradável!

Piazada, alguém mistura borra de café no substrato? li a muito tempo atrás em um diário de cultivo que um cara adicionou borra de café no substrato

Borra de café seria aconselhado adicionar na hora de fazer o bulk! Acho que na colonização só vai atrapalhar. Outro fator para prestar atenção é o pH do substrato com o café.

https://teonanacatl.org/threads/uso-de-borra-de-café-como-substrato.5306/#post-143837
 
Back
Top