Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

pastilhas peltier controle da potencia simples

Paulo Rambo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
22/02/2011
219
46
35
bom...
o mais dificil eh gelar o terrario...
aki vai uma plaquinha util pra controlar as pastilhas peltier q eu acabei de montar

aimageshack.us_a_img268_2047_m1q2.jpg
precisa de uma fonte de pc pra ligar os 12volts nela, ela fara o controle das pastilhas ajustando o potenciometro, o irf 520 precisa de dissipador de calor e um coolerzin e e claro eh preciso tb um dissipador legal pra pastilha peltier
o tamanho da plaquinha e essa imagem ai num a4,
aki seguem os componentes encontrados em qualquer loja de componentes eletronicos

1x 555
3x 1k resistor (pode ser de 1.2k)
1x 2k2 resistor (pode ser valor proximo tb)
1x bc547 (pode ser bc548)
1x irf520n (pode ser irf540n ou irf560n tb)
1X LED (um potente hehe brilho rox, ou nem precisa se kiser, mas com ele da pra ver a makina funfando)
1x potenciometro de 100k
1x capacitor eletrolitico de 1uF (1 micro farad) 16 volts
2x diodos 1n4007 ou proximo
1x pastilha peltier
1x fonte de pc

nao sei ond eu posto mas to postando aki mesmo... faz mor cara q n entro no forum desculpa se foi no lugar errado
tirei o contorlador daki

CI-5565.gif
ja montei e funciona, qualquer duvida estamos ai
 
A @DutchQueen mudou o nick para Paulo Rambo? :confused:
Perdão, não resisti a piada interna.

Achei a ideia interessante, mas poderia ser melhor se estivesse em um português inteligível, não?! Principalmente por estar em uma área "avançada".
 
Bom dia.
Meu nome é Hugo Marcelo e sou estudante de engenharia da computação e eletrônica.
Estou desenvolvendo, a pedido de uma amiga, um sistema de climatização para criação de fungos, cogumelos e plantas.
É um sistema onde você escolhe a temperatura, umidade e teor de luz dentro de um ambiente fechado, qualquer ambiente pequeno ou grande, e o sistema mantém automaticamente os parâmetros escolhidos.
Estou numa pesquisa de mercado para tentar moldar o projeto melhor aos consumidores finais.
Gostaria de saber se o projeto é interessante para a comunidade ?
Obrigado.
Att.: Hugo Lima.
 
Muito interessante! Praticamente tudo o que se desenvolve aqui, precisa de controle de temperatura e umidade.

Se a idéia é fazer um sistema inteiro já pronto e comercial, não são muitos os que topariam o investimento. Aqui somos adeptos do "faça-você-mesmo". Mas poderia funcionar bem, um sistema de climatização eletrônico adaptável ao tamanho e construção do ambiente, de uma caixa plástica 20 litros até uma caixa de 1000 por exemplo.
 
Boa noite Salaam.
A ideia é não é buscar investimento, mas sim informação pra aprimorar o projeto, entende?
A ideia, de inicio, é justamente essa: fazer testes numa caixa de 20 litros. Você acha algo assim viável? Um produto barato e completamente adaptável ao tamanho do ambiente?
Eu tenho alguns vídeos do desenvolvimento dele. O que eu gostaria mesmo era saber se vocês acham algo assim viável um sistema totalmente autônomo de gerenciamento de clima para criação de cogumelos? E ainda por cima barato.
 
Última edição:
Quem diz se é viável, é você... Eu sou o cliente, e você o projetista :D

Entendi que você não procura aqui investimento e sim informação. Sobre investimento eu não quis dizer sobre investir no projeto, e sim sobre adquirir o produto, já depois de pronto. Se seria viável comercialmente, eu não faço a menor idéia, mas imagino que possa ser, principalmente por ter outros usos além da micologia praticada aqui.

O que "nós" "precisamos" é de controle de temperatura e umidade (talvez luz, mas os dois primeiros principalmente), para caixas de tamanho pequeno/médio. O que normalmente usamos como terrário são caixas plásticas organizadoras ou de isopor, se pesquisar no fórum vai ver vários exemplos de como construímos (e também exemplos de soluções para controle de ambiente).
O controle de temperatura precisa ser tanto para frio quanto para calor, e a umidade mantida muito alta, mas sem chegar a 100%, e sem molhar tudo.

Eu por exemplo vou usar justamente uma caixa de 20 litros para a frutificação, ou talvez uma de 40. Mas vai ser algo assim, relativamente pequeno.
 
Entendi, é justamente isso.
Eu consigo um controle desse nível, tanto para caixa de de 20 litros quanto para ambientes maiores com um custo baixo.
Então esse tipo de produto seria interessante. Era isso que eu queria saber.
Eu vou estar desenvolvendo e postando aqui o andamento do projeto, pode ser?
Gostaria de contar com a sua opinião e dos demais desse fórum, para ajudar na modelagem do projeto. Posso?
 
Eu vou estar desenvolvendo e postando aqui o andamento do projeto, pode ser?
Gostaria de contar com a sua opinião e dos demais desse fórum, para ajudar na modelagem do projeto. Posso?


Pode postar sem problemas, @HugoLima.

Só não sei se há membros ativos tecnicamente capacitados a opinar.
 
Back
Top