Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pasteurização química com H2O2? de: Cronologia dos métodos de cultivo

Milla

Hifa
Cadastrado
15/06/2016
33
8
30
Separado de Cronologia dos métodos de cultivo, a partir de um comentário do texto da mensagem https://teonanacatl.org/threads/cronologia-dos-métodos-de-cultivo.11816/#post-176266

McAlpine descobriu que pensamentos desejosos podem impor muito trabalho. Ele testou várias centenas de produtos químicos (cada um em 30 concentrações diferentes!), adicionados em seu meio ágar. Apenas um se mostrou útil: peróxido de hidrogênio (H2O2). No “The Orchid Review” de Janeiro de 1947 lê-se que ele misturou uma solução de peróxido de hidrogênio 30% para chegar em concentrações finais de 0.0003-0.3%. Dentro da variação de 0.009-0.18%, ele descobriu que o crescimento de fungos era inibido mas a germinação de sementes não era prejudicada. Concentrações mais altas matavam ambos, sementes e fungos, enquanto concentrações mais baixas não matavam os fungos


Como consigo chegar nesta formula?? teria que fazer 1º solução de peróxido a 30% e somente depois fazer outra diluição de quanto para chegar a esse valor de 0.0003-0.3% ???? Gostaria de fazer um teste aqui com essa formula
 
Última edição por um moderador:
Como consigo chegar nesta formula??
Eu imagino que você possa utilizar água oxigenada 10 volumes (3% de concentração) e utilizar de um pouco de matemática, regras de três. Por exemplo, se você quiser uma solução que contenha 0,1% de peróxido você poderia utilizar:
10ml de água oxigenada 3% + 290ml de água destilada = 300ml de solução de peróxido a 0,1%.
 
Isso me parece muito forte ou não??? isso seria 1160ml de agua para 40ml de agua oxigenada. Então vem a parte da variação " Dentro da variação de 0.009-0.18%" Então eu poderia tipo pegar estes 1.200ml e voltar a diluir em quase 10 litros?? Porque pelo que sei de 0.009 ateeeeee 0.18% É muita raça de distancia ne??

Bom... Eu poderia te pedir este favor... se foce voce a fazer essa formula. E para mim uma media final da formula de 1 litro a 1200 seria uma boa quantidade para poder descontaminar uma boa quantidade de palha... E no seu caso qual pocentagem me recomenda dessa variação?

Se não for abusar muito da sua boa vontade não sou boa de contas não.. e peço o favor enorme de montar essa formula pra mim?? Para que no final ela não fique muito fraca 0.009 e acho eu não seria bom ficar muito forte 0.18% então gostaria que me passace uma formula que voce acharia que iria ficar boa.. se possivel do inicio ao fim passo a passo como chegarei nela igual voce iniciou na sua resposta entendi direitinho so não consegui chegar num acordo de potencia e como chegar nessa potencia final.. Com uma quantidade boa de liquido proximo de 1 litro sabe??? Aquela coisa que ate Lora entende?? kkkkk tipo assim Milinha minha amiga pega 10ml de agua oxigenada e joga em 4litros de agua ai e seja feliz kkkkkkkkkkkkkk
Espero nao ter sido confusa demais neste pedido :)

PS: Não estou pedino isso por preguiça não é por burrice mesmo.. :descalco:
 
Última edição:
Então eu poderia tipo pegar estes 1.200ml e voltar a diluir em quase 10 litros??

Poderia sim.

Eu poderia te pedir este favor... se foce voce a fazer essa formula.

Você tem que pensar que a cada 1 partes da água 3% são de peróxido. É uma regra de três inversamente proporcional (o inverso da regra de três mais comum), fica assim:

1 (parte de peróxido) --- 3
x (partes de água) --- (proporção que deseja)

Então para a proporção de 0,01, que seria mais simples de calcular que 0,009 e quase a mesma coisa faria:

1 --- 3%
1+ x --- 0,01%
1+x = 300 ---> x=300-1 = 299

Isso significa que precisa colocar uma parte de água oxigenada 10 volumes para cada 299 partes de água. Para fazer cerca de um litro fica (regra de três diretamente proporcional):

1 ---- 299
x ---- 1L
x= 1/299L
x=0,0033L que corresponde a 3,3ml

Ou seja, no final ficaria 1,033ml. Dá pra fazer a conta pra ficar um litro certinho também.
Espero que tenha ficado mais claro e que eu não tenha feito nenhuma besteira nessas contas.
 
Última edição por um moderador:
Aaa taaa.. agora acho que ficou mais facil e ajudou muito certamente porque na primeira continha que voce fez la em cima na sua 1 resposta a conta ficou em:

10ml de água oxigenada 3% + 290ml de água destilada = 300ml de solução de peróxido a 0,1%.

Ai eu imaginei que iria gastar rios de dinheiro porque 10ml para 290 de agua .... E resolver fazer dez poçoes dessas sairia a 100ml oxigenada para 2.900 Quase 3litros de agua apenas.. entao sairia caro

AGORA NESSA NOVA CONTA....

Isso significa que precisa colocar uma parte de água oxigenada 10 volumes para cada 299 partes de água.

Aii sim so alegria ;) Porque seria apenas 1ml para 299ml de agua ai ficaria fazendo 10 poçoes dessa:

10ml de agua oxigenada para os nossos bons 2.990 de agua e daria logicamente 3Litros certinho de poção no final e se suas continhas estao certas como voce disse.. 3 Litros de solução de agua oxigenada a 0.1% :roflmao:

VALEU MEU MODERADOR FAVORITO VOU TESTAR E POSTAR RESULTADOS AQUI DEPOIS :) ESTOU COM 44K DE FENO E 100L DE VERMICULITA NÃO DA PRA ESTERILIZAR ISSO EM PP ENTÃO.. VAMOS INICIAR OS TESTES :love:
 
:facewall: kkkkkkkkkkkkk agora que vi isso :) esse povo com nomes indefinidos e fogo kkkkkk Malahov isso la e nome?? Então MINHA MODERADORA FAVORITA :) Não vai ser por isso que vai mudar ne?? OObrigada
 
10ml de água oxigenada 3% + 290ml de água destilada = 300ml de solução de peróxido a 0,1%.
...
AGORA NESSA NOVA CONTA....
Isso significa que precisa colocar uma parte de água oxigenada 10 volumes para cada 299 partes de água.
...
10ml de agua oxigenada para os nossos bons 2.990 de agua
Como foi que 10 ml para 290 ml (1 parte para 29) viraram 10 ml para 2990 ml (uma parte para 299) ?

Na verdade são 10 ml de água oxigenada e 290 de água comum mesmo para fazer 300 ml de solução.

Ou seja, você mistura um tubinho de 40 ml em 1160 ml de água e fica com 1,2 litro de solução.

E segundo o texto essa solução é pra usar pra fazer seringas de inóculo e BDA, não pra esterilizar substrato...
 
Meu interesse a principio seria de literalmente usar a solução a 0.01 para fazer uma pasteurização química digamos assim. Porque quero produzir comestíveis e comprei 44kilo de Feno. E 100% de impossibilidade de tentar gastar Gás de cozinha ou fazer estufa de pasteurização porque nem terreiro eu tenho direito ...

Vou iniciar os testes essa semana e postarei aqui os resultados.. Vou iniciar com sacos de PP pouco maior que aqueles usados em sacolé ou chup chup depende do nome em cada região :) e depois vou para o feno ensacado em sacos PP 35x20 E se tudo for flores neste caminho... Sacos de lixo de 30 litros ou baldes de 20 litros ... Muito otimista a principio aqui vamos ver o que vai dar :rolleyes:

Acredito que o ADM ou Moderador que moveu estas postagens do tópico original e criou um novo tópico acabou fazendo um desserviço para quem no futuro ler a matéria original e ter alguma duvida "como eu tive" e não ter este rico material embaixo que teve tanta ajuda e tão informativo.. que poderia ajudar e muito a novos leitores do tópico original.... Acho que seria muito bom Para quem ler aquele material riquíssimo ver que dele saíram cálculos e experimentos que eu vou iniciar essa semana. do que apenas Ler isso aqui agora totalmente sem pé nem cabeça comigo apenas falando lá no 1 tópico de um tal (McAlpine descobriu uma formula e só)

Acho que se alguém criar um tópico em local errado nada mais certo do que mover para área certa.. Mas eu apenas fiz perguntas e pedi ajuda no campo de "Respostas" do post original de uma Moderadora.. O que ficou injustificável pegar minhas perguntas e ajudas recebidos dos amigos e mover sem motivos.

Como sei que o choro é livre............
:cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry:

Vou testar também HOJE essa técnica aqui... Logicamente preciso como sempre da direção dos amigos mais experientes aqui que sempre dão aquela força..

Logicamente se regra de 3 não é meu forte como vimos ai em cima kkkkk Menos ainda inglês ne?? Mas boa vontade e esforço nunca faltou pra gente :)

Gostaria de apenas uma confirmação ou de informação caso a tonta aqui tenha deixado passar alguma coisa.. Gostei muito dessa técnica porque tenho um termostato digital. um termômetro de laboratório -10c até 150c de mercúrio. (Pelo que sei os laboratoriais de mercúrio são mais precisos que os de Álcool vermelho) e para não esticar muito pelo que eu entendi foi isso:

Pasteurização

75c por 1:15Hs Nunca passar de 80 (Após ter convertido de graus Fahrenheit para Celsius )
O próximo passo é secar substrato até um teor de umidade de 70% e arrefecimento a uma temperatura de 20-25 ° C durante cerca de 8 horas.Determinar o peso da umidade necessária em casa pode ser uma simples apertando-o na mão - neste caso, deve ficar gotas de umidade (não correntes). E só depois que você pode começar a compactação do substrato e plantio micélio.

(Fonte aqui no fórum não lembro onde)

A ultima coisa que ficou em duvida e o carbonato de cálcio que foi colocado pra ajustar o PH acredito que foi algo em torno de 1 colher de chá para cada litro de agua? Me pareceu algo assim..

Bom ... como falei amei essa técnica e caso tenha passado batido alguma coisa por favor me avisa porque foi um sofrimento para mim entender essas coisas básicas com meu ingles medíocre



Espera uma hora e meia para esfriar e depois inocular
 
Última edição por um moderador:
Acredito que o ADM ou Moderador que moveu estas postagens do topico original e criou um novo topico acabou fazendo um desserviço para quem no futuro ler a materia original e ter alguma duvida "como eu tive" e não ter este rico material embaixo que teve tanta ajuda e tão informativo..


Fui que separei, Milla. E o fiz justamente para organizar o fórum.

A discussão ficou bem diferente do assunto "Cronologia dos métodos de cultivo", que é o tópico original. Quem quiser discutir aquele assunto lê e posta lá. E quem quiser acompanhar os seus experimentos lê e posta aqui. Em outras palavras, para mim os seus experimentos e "Cronologia dos métodos de cultivo" são assuntos diferentes.

Editei agora a primeira mensagem e coloquei o link para o tópico original e para a mensagem a partir da qual você comentou.

Boa sorte.
 
20160808_211332.jpg

20160808_211531.jpg

20160808_212312.jpg

Bom está ai.. 2 Soluções feitas
A primeira com 299ml agua e 1ml agua oxigenada Solução a 1%
A segunda mais fraca com 299ml de agua e 0.1 ml de agua oxigenada.. Solução a 0.1%

Pedacinho de micelio+contaminação em cada um e vamos ver se a contaminação morre e o micelio fica inteiro
Mas... Infelizmente meu amado marido como toda vez que falo com ele de agua oxigenada ele ja imagina pintar cabelo...
Ele compro volume 10 mas cremosa em vez da 10 volumes de farmacia... Tendo ou não exito irei fazer depis com agua oxigendada de farmacia
 
Última edição:
Pedacinho de micelio+contaminação em cada um e vamos ver se a contaminação morre e o micelio fica inteiro
A contaminação não vai morrer. Como o texto que traduzi deixa bem claro, o peróxido é esporicida, mas não mata micélio. Compreende? Ele mata esporos de bactérias e fungos, ou seja, organismos unicelulares, mas depois que estes já começaram a germinar e reproduzir eles produzem peroxidase e não são afetados mais.
Peróxido de hidrogênio (água com um átomo adicional de oxigênio), é uma substância química que é extremamente eficiente em destruir organismos unicelulares: o oxigênio extra é altamente reativo e fura a membrana celular.
todos os organismos multicelulares (assim como uma colônia de organismos unicelulares) possuem enzimas peroxidase para se defenderem
P.S.: Mais pra baixo no texto alguém reportou que uma concentração de 0,1% é capaz de matar um bolor, e que 0,01% retarda o crescimento, mas eu temo que isso possa afetar o crescimento do micélio de cubensis também. Vamos acompanhar seu experimento.
 
P.S.: Mais pra baixo no texto alguém reportou que uma concentração de 0,1% é capaz de matar um bolor, e que 0,01% retarda o crescimento, mas eu temo que isso possa afetar o crescimento do micélio de cubensis também. Vamos acompanhar seu experimento.


Bom.. É essa a espereça... Peguei 3 potes colonizados com contaminação e joguei uma solução de 0.1, 1% e 5% E so to observano pra ver se vai tudo.. se não vai nada.. quem é que vai morrer ^^
 
Milla teve algum resultado? Não esquece de postar aqui depois =)
 
Ola!
Na verdade a concentracao deveria ser de 0.03% ! utilisados para o substrato na pasteurizacao, ow como em forma de borrifador ja na hora do cultivo! nessa proporcao ele mata o bolor e outras contaminacoes tb! aki segue um link com uma materia interessante sobre:
Mushroomers ClubGrowing Mushrooms The Easy Way With Hydrogen Peroxide ~ mushroomers club

no livro PSILOCYBIN MUSHROOM HANDBOOK do L.G. Nicholas e Kerry Ogame tem um capitulo que retrata tb o uso no cultivo: placas de petri, frutificacao; e principalmente na producao dos casings!

tenho usado esse metodo na pasteurizacao do substrato com exito, nesta proporcao! como dito na materia.
o inventor desta tecnica na producao de cogumelos chama-se Randall R. Wayne, e foi muito propagada desde entao.( mas isso ja foi citado na ronologia dos metodos de cultivo)

espero ter ajudado.
 
Última edição:
Na minha experiência com peróxido adicionado ao ágar BDA, o peróxido parece ter reduzido a ocorrência de contaminação por bactérias, mas não impediu a proliferação de fungos no meio (cubensis, Aspergillus spp. e talvez outros).

A concentração que eu usei ficou por volta de 0,025%, não foi feita exatamente a rigor. As placas tem cerca de 8 meses, e não colonizaram completamente, mas os micélios nelas contidos (cubensis e contaminantes) parecem continuar vivos e viáveis.

Então, pelo menos até essa concentração, o peróxido ajuda ou atrapalha, mas não mata os fungos e esporos. Vou usar de novo quando fizer repiques.
 
Back
Top