Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Pasteurização - larga escala

Só pra colaborar. No meu experimento de pasteurizadora, queimaram 2 resistências (submersas, uma dentro do pote de vidro e outra fora dele). Então eu resolvi usar um "mergulhão", "rabo quente", e deu tudo certo! ;)
 
Acabei de fazer uma menor.
Já estou preparando meus materiais, deixei ligado em um timer para manter aquecido automaticamente.
A intenção é deixar 3 dias seguidos antes de poder utilizar em meu bulk de Mexican.

2013-09-05 23.48.48.jpg 2013-09-05 23.48.38.jpg 2013-09-05 23.46.00.jpg
Caixa menor com vários furos pequenos por todos os lados em cima de 4 copos de vidro submersos em água e aquecido com "Mergulhão, Rabo Quente" em cima de um pires de metal para evitar queimar a caixa externa.
 
Também estou usando o método. Muito bom!!! :musica:
 
Sobre o "rabo quente", não podem ser totalmente imersos em água, e o pasteurizador possui alta condensação à uma temperatura considerável. Nesse caso, pode-se vedar o cabo e a fiação do "rabo quente" com cola de silicone para alta temperatura, que suportam mais de 200°C e tornam o aquecedor completamente submergível. Talvez seja útil também no uso de aquecedores e termostatos de aquários e outros aparelhos que trabalhem submersos.

Pra quem gosta de automatizar... o TIC 17RGTI é um termostato excelente e de baixo custo, mencionado também em outro post no fórum, sobre incubadoras, do @SladeAbdala. Com ele fica fácil a pasteurização por um longo tempo. Vale lembrar que ele se preza a alimentar cargas de no máximo 740W, nesse caso, é importante observar a potência do ebulidor para que esta não ultrapasse 1HP (745W).

mostra_foto.jpg maxresdefault.jpg


"Pasteurização: É realizada a 60°C por 2-6 horas. O objetivo da pasteurização é matar ou neutralizar todos os organismos nocivos no composto. Estes são principalmente nematóides, ovos e larvas de moscas, ácaros, fungos nocivos e os seus esporos. O período de tempo necessário depende geralmente da profundidade do enchimento. Camadas de composto mais profundas requerem mais tempo do que as rasas. Em geral, duas horas em 60°C é suficiente. Temperaturas acima de 60°C Devem ser evitadas por inativarem fungos e actinobactérias, enquanto estimulam o crescimento de bactérias nocivas." Paul Stamets - The Mushroom Cultivator
 
Última edição:
Viche... agora descobri por que motivo alguns bulks meus contaminaram com trichoderma... a temperatura de pasteurização que usei foi dos 90 aos 70 graus. Valeu o toque, @Anatman !
 
Muito bem pensado !
Tenho um duvida: Devo deixar o material bulk dentro de sacos polipropileno fechados ? Ou vocês que ja experimentaram esse aparato deixaram o bulk solto dentro do balde menor ?
 
Muito bem pensado !
Tenho um duvida: Devo deixar o material bulk dentro de sacos polipropileno fechados ? Ou vocês que ja experimentaram esse aparato deixaram o bulk solto dentro do balde menor ?

Deixe solto, para que o vapor possa circular pelo substrato.
 
Dá pra usar o termômetro que utilizamos nos terrários nesse esquema?
no caso, só colocaria exposto ao vapor o cabo.
termómetro-higrómetro-digital-con-sonda-132948282_1.jpg
 
Consegue ter uma boa noção com o uso desse termômetro @Wolfgang ,porem não vai ser 100% preciso.
Na falta de tu, vai tu mesmo.
 
Então, vou usa-lo por enquanto e depois compro algo mais apropriado.
vlw,@Amaral, meu maior medo era que ele estragasse com a alta temperatura.
 
Pretendia não deixar o cabo encostar na água, deixar o termometro afastado um pouco do balde maior, e talvez vedar o buraco por onde vai entrar o cabo. também pensei em colocar algo pra proteger a ponta do cabo onde tem o "sensor".
eu iria fazer bosta?
Por favor,me ajude a não destruir meu termômetro @Amaral kkkkk
 
Pretendia não deixar o cabo encostar na água, deixar o termometro afastado um pouco do balde maior, e talvez vedar o buraco por onde vai entrar o cabo. também pensei em colocar algo pra proteger a ponta do cabo onde tem o "sensor".
:)
 
Ei, o que vc6 acham de utilizar esse mergulhao ai dentro de um recipiente , pode ser de plastico mesmo que nem nos exemplos que vc6 deram, pra fazer tindalização de graos pra uma grande produção de sementes? por exemplo um balde de grãos? =O, ou saquinhos com aquele plastico que aguenta o calor dentro daquelas caixas organizadoras, caberiam muitos.... alguem poderia me da uma opinião sobre a viabilidade disto se a mesma fosse feita de forma automatizada, se é possivel fazer com temperaturas de por exemplo acima 70 ou 90ºC esterelizar em uns 3 dias
acabei d fazer um controlador para pasteurizar utilizando esse mergulhao e queria saber se vale a pena pra implementar essa função de esterelizar e se vc6 acham que deve funcionar
 
alguem poderia me da uma opinião sobre a viabilidade disto se a mesma fosse feita de forma automatizada, se é possivel fazer com temperaturas de por exemplo acima 70 ou 90ºC esterelizar em uns 3 dias

A princípio tindalização requer fervura do substrato.

E pode não ser tão efetiva quanto a esterilização em panela de pressão ou autoclave, especialmente em ambientes com muito e variados contaminantes.
 
A princípio tindalização requer fervura do substrato.

E pode não ser tão efetiva quanto a esterilização em panela de pressão ou autoclave, especialmente em ambientes com muito e variados contaminantes.

Mas partindo do princípio que eu li ali que a esterilidade comercial não chega a 100%, se fosse feito um numero maior de aquecimentos por exemplo 6 vezes por 6 dias ou colocando de maneira absurda 10 dias, não poderia diminuir o numero de bactérias a ponto do material ser considerado estéril? ou que realmente esteja completamente estéril?
Porque vc diz ambiente com muitos e variados contaminantes?
Não seria só usar essas bags da página 40?
https://biowit.files.wordpress.com/2010/11/agromisa-ad-40-p.pdf

Aqui um site q eu vi sobre tindalização.
http://www.portaleducacao.com.br/nu...nto-termicos-usados-em-alimentos-tindalizacao

e mais

Tindalização página 28
http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_prod_alim/tec_alim/181012_con_alim.pdf
Agora não sei se refere a esterilização comercial que ele menciona ser 99,9%
está escrito:
"O número de operações pode variar de 3 a 12 vezes até a obtenção da
esterilização completa. Na realidade são várias pasteurizações sucessivas,
obtendo no final um produto estéril sem, contudo, utilizar temperaturas de esterilização."

está escrito "esterilização completa" se eu não me equivoquei na interpretação, será q n daria mesmo ? c bobiar e até mais seguro so q copos na panela d pressao pq n precisa fechar, os sacos ja são pré preparados com gargalos(potinho de café serve) e com filtros pra n cair contaminante em cima eh so guardar num saco maior pra n pegar poeira
 
Back
Top