Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Pasteurização - larga escala

Só tem gênios no CM!!!
Viram aquelas fórmulas lá....Afe!!!
 
Qué isso Anatman!

Porque você não faz uma visita aqui na Terra pra nos mostrar um pouco de todo esse seu aparato alienígena? :LOL:

Esquema bem funcional!
 
Anatman, daria pra fazer o 2º Esquema em um balde menor ? nesse ai caberia uma quantidade enorme mesmo de substrato.... se diminuir o tamanho dos baldes, o calor sera maior ? ou seria os mesmos passos ? .. valeu o/
 
Quanto de agua voce colocou anatman? Nao corre o risco d acabar a agua?


Deves colocar água até cobrir a resistência. Como a maior parte do vapor produzido é condensado pela temperatura menor das paredes do balde, o sistema perde pouca água. Se perder muito, basta acrescentar até recobrir a resistência.

Eu pasteurizei um bulk nesses baldes por 90 minutos sem ter que repor água. A temperatura do vapor fica estável por um bom tempo, antes de você ter que religar a resistência.

Quando termino o processo, retiro a água do balde grande e despejo o bulk nele. Depois de frio, adiciono o spawn dentro do balde, misturando, e depois é só colocar nas bandejas. Faz bem menos sujeira.

Usei somente a metade do volume do balde, e rendeu muito substrato.

Anatman, daria pra fazer o 2º Esquema em um balde menor ? nesse ai caberia uma quantidade enorme mesmo de substrato.... se diminuir o tamanho dos baldes, o calor sera maior ? ou seria os mesmos passos ? .. valeu o/


Os mesmos passos. A temperatura só irá aumentar mais rapidamente pelo menor volume de água. Então, a resistência ficará ligada por um menor tempo.
 
A ideia do Anatman é boa, mas cuidado, pessoal, para não se envolverem em acidentes ...
 
Tem que ficar de olho na bitola do fio, tanto da ligação quanto da instalação, já que a corrente é relativamente alta.
 
Não precisa explicar, mano, já resolvi o sistema. A resistência pode ser deixada tranquilamente dentro d'água, sem medo de choque ou de de queimar. Eu fiz meu set baseado nas instruções do nosso prezado Anatman, com algumas modificações baseadas nas minhas possibilidades imediatas.

Eu tinha uma caixa organizadora azul, uma bacia plástica na medida, três copos americanos e uma resistência de chuveiro das boas. Dá uma olhada na montagem e vamos ver se funciona mesmo, funciona SIM!
2013-07-15 14.08.42.jpg2013-07-15 14.09.09.jpg2013-07-15 14.09.44.jpg
Estou preparando um solo de bulk, com vermiculita, pó de fibra de coco, esterco de curral curtido, esterco de granja curtido e calcário agrícola para ajustar o ph da mistura. Pretendo aniversariar os pfs e o milho que estão incubando, incubar com eles o bulk, fazer uma camada de casing (verm+pfc) esterilizada na pp e por nos terrários para frutificação. Espero obter belos flushes dos preciosos Cogumelos Mágicos!
 
Ah... se não repararam, a resistência está dentro de um pote de vidro grosso, pra evitar contato direto com o plástico da caixa organizadora, fiquei com medo que o plástico pudesse derreter. ;) Ah... como dá pra perceber, é possível pasteurizar até duas bacias por vez, o que dá pra fazer pelo menos uns 4 bulks da hora!
 
Valeu Anatman, consegui montar tbm. parece complicado mas eh bem simples... no meu caso usei cabo mais fino que 4mm, entao eu ligo por um tempo, quando sinto o cabo começando a ficar quente eu desligo... mas em alguns minutos entra em ebulição.Coloquei um prato no fundo pra nao ficar em contato com o balde e 3 copinhos americanos para colocar o balde em cima. (Ainda não fiz todos os furos no balde de dentro) ... agora só me falta comprar o termometro...

Uma ultima duvida mano, O substrato não fica enxarcado ? pq reparei que fica bastante vapor mesmo dentro, e junta bastante agua na tampa. valeu mais um vez mano :D
DSC02742.JPG DSC02741.JPG DSC02740.JPG
 
Anatman, beleza?
essa é a panela que comentei, se eu colocar o substrato dentro de uma fralda na parte que recebe calor e controlar até uns 85º por quanto tempo já seria suficiente para pasteurizar?

E mais uma coisa: Assim que concluir o tempo penso que como não é 100% vetada a entrada de ar nesta panela pode entrar contaminantes até o esfriamento do substrato, então pensei em retirar a fralda ainda quente e guardar em um pote previamente limpo e deixar fechado até esfriar totalmente, de acordo minhas ideias? grato!
panela-de-cozimento-vapor-legumes-peixes-e-frutos-do-mar_MLB-F-424695093_9529.jpg
 
Anatman, beleza?
essa é a panela que comentei, se eu colocar o substrato dentro de uma fralda na parte que recebe calor e controlar até uns 85º por quanto tempo já seria suficiente para pasteurizar?



Essa panela é perfeita, um pasteurizador à vapor! Como eu disse, só tem que ter o cuidado para não aquecer demais (use termômetro até pegar as manhas). 75-85°C por 90 minutos tem funcionado muito bem aqui.


Substratos bulk, se bem pasteurizados, podem ser inoculados até ao ar livre!

Deixe esfriar na própria panela tampada, não há problemas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491639116-termometro-culinario-_JM
 
tá ai irmão ! então pelo que disse o processo de esfriamento não demonstra riscos ao substrato, ou seja, o processo do calor deixa ele um certo tempo invulnerável a contaminantes. Vou comprar este termômetro e fazer a experiência! grato, grato, grato :)
 
Apesar de todos aqui (?) serem maiores e capazes, sugiro à moderação que seja colocado algum aviso nesse tópico.

O procedimento é simples, porém muito arriscado e talvez nunca saibamos quem tentou fazer isso e se deu mal.
 
Back
Top