Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pasteurização do substrato bulk.

Mycology_Art

Hifa
Membro Ativo
22/02/2015
61
15
28
Campo Grande MS
Bom dia à todos, estou com um spawn de milho quase FULL, acredito que esta semana esteja totalmente colonizado... Minha duvida é diante a pasteurização do substrato (40% Vermiculita, 40% pó de coco (xaxim), 10% humos, 10% Calcário) vejo que há várias maneiras para este feito, porém cada um com suas vantagens e desvantagens. Alguns membros da CM utilizam o microondas (em 3 sessões de 10 minutos). Outros utilizam o banho-maria (em três seções de fervura, apagar o fogo, aguardar 20 minutos, e repetir, totalizando 3 sessões), e também há o uso do forno eletrico, que particularmente acho o modo mais fácil, que seria, ligar o forno em uma temperatura entre 65-75°C por 1 à 2horas. Vejo que muitos contribuidores adotam o microondas, mas utilizando o forno eletrico também seria uma boa escolha de pasteurização? Poderia utiliza-lo sem problemas?

Outra duvida é diante à quantidade de água no substrato para pasteurizar, poderia estar utilizando água à mais no substrato no momento da pasteurização? e após o processo, utilizando luvas esterilizadas com alcool 70, estar apertando o substrato pasteurizado e encharcado para encontrar o umidade exata? (até cair apenas uma gota) o substrato não iria contaminar caso fizesse este processo?
 
Vejo que muitos contribuidores adotam o microondas

Acho que são poucos os que usam micro-ondas para pasteurizar bulk e tem sucesso. Isso é, se a pessoal realmente quer PASTEURIZAR o bulk. Não é muito prático controlar a temperatura do bulk usando o micro-ondas. Por essa razão é que esse tópico foi movido para o "técnicas experimentais".

Compra um termômetro de cozinha (que suporte ao menos até 100 °C) e vai pelo método de banho-maria, como citou o @Amaral. O método que faço foi descrito no diário da @Champis: https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-pc-australian.9500/page-11#post-144441
 
A maioria dos mofos morrem de 15 a 30 minutos em temperaturas pouco abaixo de 60 ºC. Para pasteurizar, o microondas é muito mais eficiente do que banho maria, pois no microondas é possível manter uma temperatura constante, o mesmo vale para o forno.
 
Última edição:
Para pasteurizar, o microondas é muito mais eficiente do que banho maria, pois no microondas é possível manter a temperatura mais constante

Só no seu universo particular é que o micro-ondas fica com a temperatura mais constante e adequada para a pasteurização se comparado ao banho-maria. Não é nada prático pasteurizar no micro-ondas porque é necessário ligar várias vezes e ficar medindo se a temperatura é a desejada.

A maioria dos mofos morrem de 15 a 30 minutos em temperaturas abaixo de 60 ºC.

Em bulks não é tão simples assim. Por favor, pare de desinformar os iniciantes no cultivo. Isso é um desserviço ao trabalho que todos vem contribuindo durante anos. :cartaovermelho:
 
Em bulks não é tão simples assim.

Essa é a única parte em que você tem um pouquinho de razão. Em termos físicos, quanto maior a massa molar da matéria, maior é o tempo que ela leva para ganhar ou perder temperatura. Portanto o tempo de exposição ao calor deve ser equivalente ao tamanho do bulk que a pessoa pretende pasteurizar. A morte de mofos entre 15 a 30 minutos que eu citei, foram apenas exemplos constatados por especialistas sob condições laboratoriais, não se deve utilizar como referência para meios práticos.



Só no seu universo particular é que o micro-ondas fica com a temperatura mais constante

Pelo visto nunca teve um microondas ou forno elétrico. Em qualquer microondas moderno ou forno elétrico é possível ajustar a temperatura de forma precisa e constante.
 
Última edição:
Pelo visto nunca teve um microondas ou forno elétrico. Em qualquer microondas moderno ou forno elétrico é possível ajustar a temperatura de forma precisa e constante.

Microondas e forno elétrico são coisas bem diferentes. O que estamos discutindo é sobre o microondas e não forno elétrico. Por tanto não distorça o que eu quis dizer.
 
Compra um termômetro de cozinha (que suporte ao menos até 100 °C) e vai pelo método de banho-maria, como citou o @Amaral. O método que faço foi descrito no diário da @Champis: https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-pc-australian.9500/page-11#post-144441
Isto mesmo o que fiz ontem, pedi um termometro de cozinha tipo espeto, suporta (-50°C à 300°C) Usarei duas panelas, a maior com agua, colocarei o substrato dentro de uma sacola de supermercado, e colocando sobre a outra panela (menor). Sempre controlando em fogo baixo uma temperatura entre 65-75°C por 90 minutos. A quantidade de agua a ser colocada, pode ser um pouco a mais do que "apertar e cair apenas uma gota"? pois um pouco irá evaporar eu acredito, e ficaria muito seca a camada, ou não?
 
A quantidade de agua a ser colocada, pode ser um pouco a mais do que "apertar e cair apenas uma gota"?

Pode ser um pouquinho a mais do que 1 gota se quiser, mas não acho necessário. Pessoalmente nunca tive problemas com bulks secos. Lembre-se, em bulks menos é mais, significa: É melhor errar por ter pouca aguá do que ter muita água. :)
 
Back
Top