Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Passo a Passo - Cultivo de Argentine e B+

Diário de cultivo completo.
Este Diário de cultivo se propõe a relatar a minha experiência no cultivo de Cogumelos Argentine e B+. Um cultivo com o intuito de ser simples e de baixo custo.

Prints: Argentine, B+
Método: PF Tek
Substrato: Arroz integral, Milho de Pipoca

Porque o interesse por Cogumelos mágicos:

Nunca provei cogumelos mágicos na minha vida (alias nunca provei nada). Um amigo meu que é formado em Psicologia, me confessou em uma conversa de mesa de bar que, quando estudava na faculdade provou todos os tipos de alucinógenos meramente por curiosidade academia, tal qual Freud (que também provou de tudo para entender seus pacientes). Ele relatou que era tudo uma merda e que são todas simples baratos da hora e provocadoras de dependência. Todas menos algo que era diferente, Cogumelos Mágicos. Me contou fascinado que foi uma experiencia de auto conhecimento, e de expansão sensorial, total abertura da mente, que era uma coisa do bem, aquilo não era uma droga, e sim uma porta. Fiquei bastante curioso, pois este meu amigo é bastante cético e obviamente aquilo o tocou profundamente. Eis que no ano passado eu viajei como mochileiro para a Europa e claro que dei uma passada em Amsterda. Chegando lá fui correndo para um CoffeeShop (lojas autorizadas pelo governo holandês para a venda cogumelos, maconha, etc, além de serem excelente bares). Conversando com a atendente, expliquei minha situação e que como nunca havia provado cogumelos, que gostaria de algo para um iniciante. Ela me perguntou se já provei qualquer coisa como rachiche, etc, e eu (que no máximo tomo uma cervejinha) respondi que sim, "Coca-Light". Ela me olhou com uma cara feia e como se eu fosse um idiota falou que Coca-Light não era droga (holandeses não tem senso de humor). Quando ela disse o preço quase chorei, os cogumelos eram caros demais para um simples mochileiro como eu que tinha que sobreviver com $15 euros por dia, ou comia cogumelo ou ia assistir os famosos shows de sexo explícito, resultado? "Dá uma Coca-Light?"

Cheguei no Brasil feliz com a viagem, mas com aquela pontinha de frustração de não ter provado os famosos cogumelos. Como muitos que chegam neste fórum, eu vi a matéria sobre o site na revista (não lembro a revista) corri para o PC e vi que tinha gente aqui em terras tupiniquins que estavam conseguindo Prints (pacotes de esporos ou vulgarmente falando "sementes" de cogumelos), gente trocando informações e cultivando Cogs aqui, com a mesma qualidade gringa. Fiquei muito impressionado com a qualidade do CogumelosMagicos.org , todo o tipo de informação agora estava ao meu alcance. Iniciei a pesquisa e comecei meu cultivo

Escolhendo as Strains (Raças)

Após ler cuidadosamente o post do NeuroFX intitulado Guia de Strains (Raças) eu escolhi pelos Strains Argentine e B+ por serem de fácil cultivo e indicadas para iniciantes.
argentine.jpgb+.jpg

Obtendo as Prints

Pesquisando no Fórum eu pude encontrar dois lugares para a venda de prints:
FSRC (Canadá)
FSRE (Holanda)

Ambos vendem prints pelo preço de custo US$2,00. A única coisa que eles pedem em troca é que após serem cultivados, mandem alguns prints de volta para eles aumentarem o estoque e poderem enviar para outras pessoas. Segundo a legislação brasileira, o envio de prints de cogumelos não é crime pois prints não são alucinógenos, ou seja, o máximo que pode acontecer se pegarem uma carta com um print de cogumelo, é jogarem no incinerador.

Para pedir os prints da Holanda, escreva uma carta para o seguinte endereço (de preferência imprima o endereço), só são permitidos um print por carta:

FSRE
Postbus 2378
5600CJ Eindhoven
The Netherlands

Você pode colocar o seu endereço como remetente sem medo (afinal, se a carta não chegar lá, você bem que vai querer suas US$2,0 doletas de volta). Verifique aqui os tipos de prints disponíveis. Após escolher, escreva o nome do tipo escolhido em uma cartolina dobre ela e coloque o dinheiro entre a cartolina (para o pessoal dos correios não descobrir que tem dinheiro ali dentro e ficar com o seu dimdim). Coloque a cartolina com o dinheiro dentro do envelope. Escreva em outro envelope o seu endereço como sendo o DESTINATÁRIO e deixe a parte de remetente em branco (serão eles que preencheram), dobre este envelope e coloque dentro do primeiro envelope (onde estão a cartolina e o dinheiro). Vá para os correios e envie (não pode ser carta registrada). O envio para a Holanda custa R$3,00 real.

Para pedir os prints to Canada, escreva uma carta para o seguinte endereço (de preferência imprima o endereço), só são permitidos um print por carta:

FSRCanada
Box 27005
75 Dundas St.
Cambridge, ON N1R 8H1
CANADA

Siga os mesmos passos usados para pedir prints para Holanda, só que escolhendo os tipos de prints desta página. O preço de envio para o Canadá é de R$3,00

A seguir, uma foto ilustrando como enviar a carta:
fsreorderdummies2.jpg

A chegada da carta

Eu segui ambos os passos e pedi B+ da Holanda e Argentine do Canadá. Ambas as cartas chegaram em 15 dias (muita coincidência). Os prints estavam ok e bem organizados.
DSC00163.JPGDSC00165.JPGDSC00171.JPG

Inoculação

Material:
Panela de pressão
Pano de enxugar prato
Papel Toalha - R$1,00
1L Água mineral (ou Soro fisiológico ou água destilada ) - R$1,00
Ligas elásticas - R$0,50
5 copos de Wisky - R$10,0
Rolo de Folha de Alumínio - R$1,00
Luva - R$1,00
Álcool - R$1,00
Seringa - R$2,00
Esparadrapo cirúrgico - R$1,00
Fogareiro - Pode adaptar uma lata velha com álcool
Milho de pipoca - R$1,00
Arroz Integral - R$2,00
------------------------------
Total R$ 21,00

DSC00180.JPG

Processo de inoculação

Deixamos o milho de molho por 48h. Após isto cozinhamos o arroz integram por 20 minutos. Colocamos apenas milho em 2 copos até um dedo abaixo da borda, nos outros três colocamos uma mistura de 60% milho e 40% arroz. Tapamos a boca dos copos com 2 folhas de papel alumínio cada, e 2 ligas elásticas bastante apertadas. Fizemos 4 furos no papel alumínio de cada copo e os cobrimos com uma camada de esparadrapo cirúrgico. Enchemos a panela de pressão com 5cm de água e colocamos o pano de enxugar pratos dentro (para evitar que a vibração quebre os copos. Colocamos todos os copos dentro e deixamos ferver por 50min (eu recomendo deixar por no mínimo 1h30m.
DSC00189.JPGDSC00190.JPGDSC00191.JPGDSC00194.JPGDSC00196.JPG

Processo de inoculação - Continuação

Enquanto a panela de pressão fervia, cobri uma pequena mesa com papel alumínio e o esterilizei com álcool. Coloquei a lata com álcool pegando fogo em cima da mesa para esterilizar o ambiente, todas as janelas fechadas para evitar a circulação de ar. Em outra panela coloquei água mineral e uma chícara (que será usado para a mistura do print) para ferver por 20min. Após este tempo, suguei com a seringa cerca de 4ml de água e imediatamente fechei a ponta (agulha) com a capinha. Retirei a chícara e o tapamos com papel alumínio. Coloquei ambos Seringa e Copo na mesa esterilizada para esfriarem.
DSC00188.JPGDSC00199.JPG

Processo de inoculação - Continuação

Desliguei a panela de pressão, retirei os copos e coloquei em cima da mesa esterilizada para esfriar, passei a segunda camada de esparadrapo cirúrgico sob os furos. Sobre cada copo coloquei papel toalha para enxugar o suor que saia do esparadrapo.
DSC00202.JPG

Processo de inoculação - Continuação

Coloquei as luvas e uma camisa em volta do rosto para não espirar em cima do Print e infectar. Peguei o Print da Argentine, raspei metade dentro da chícara esterilizada e adicionei os 5ml de água dentro da chícara, mexi tudo com movimentos circuláreis na xícara. Suguei a solução de volta para a seringa, esterilizei a agulha na lata com fogo e injetei o líquido em 2 copos. Em cada copo eu injetei em 4 bordas diferentes do copo, uma quantidade de 0,5ml. Após isto fechei o furo que a agulha fez no papel alumínio com 2 camadas de esparadrapo cirúrgico. Para os dois copos restantes eu fiz uma experiência e misturei o que sobrou dos esporos com 4ml de soro fisiológico, suguei novamente e injetei com a mesma proporção e da mesma forma nos 2 copos restantes
DSC00207.JPGDSC00210.JPGDSC00214.JPGDSC00215.JPGDSC00220.JPG

Processo de inoculação - Continuação

Construi uma caixa estilizada para guardar os copos. Este passo se provou inútil, pois os copos que ficavam fora da caixa se desenvolviam mais rapidamente, ou seja, joguei a caixa fora e guardei 4 copos em um ambiente seco e exposto, mas sem luz solar direta.
DSC00239.JPG

Evolução dos Micélios

Após 5 dias os micélios (fungos brancos) começaram a aparecer timidamente. A evolução inicial se deu maior nos copos com Milho+Arroz em solução de Água.
DSC00242.JPGDSC00245.JPGDSC00247.JPGDSC00248.JPG

Evolução do Micélio

Após 10 dias os copos estavam bastante brancos. Os copos com "apenas milho" se revelaram melhor a longo prazo, e já não faz mais diferença se a solução usada foi água ou soro.
DSC00259.JPGDSC00262.JPGDSC00264.JPGDSC00269.JPG

Construção do Terrário

Com 15 comecei a construção do Terrário:

Material:
Caixa plástica com tampa grande: R$23,00
Vidro para tampa da caixa: R$2,00
Bomba de aquário: R$12,00
Cano para a bomba de aquário (2m): R$2,00
Separador de canos para a bomba (unidades): R$3,00
Pedras de respiração da bomba (3 unidades): R$3,00
4 apoios para os Bolos: aproveitamos potes pequenos de sorvete
-----------------------------
TOTAL: R$45,00

Construção do Terrário - Continuação

Cortei em 3 partes os 2 metros de cano para a bomba de ar, coloquei o Separador de canos na bomba e os 3 canos no separador com as Pedras de respiração nas pontas. Furei 3 furos na caixa para a entrada dos 3 canos para a a respiração e umidificação do Terrário. Quando comprei a caixa, ela era fosca em cima (é necessário a entrada de luz fraca por cima do terrário), fui até um vidraceiro para comprei uma lâmina de vidro, furei a tampa da caixa e colei o vidro com Silver Tape. enchi a caixa com 7 cm de água.
DSC00332.JPGDSC00335.JPGDSC00337.JPGDSC00339.JPGDSC00341.JPG

Construção do Terrário - Continuação

Enchi a caixa com 7 cm de água. Pus os 4 bolos dos copos sob as caixas de sorvete e as pus dentro do terrário. Coloquei canos de plástico em volta das Pedras de Ar, para que a água respingada nao atinja os bolos diretamente.

Construção do Terrário:
DSC00343.JPGDSC00349.JPGDSC00350.JPGDSC00352.JPGDSC00357.JPG

Terrário pronto - A espera de Cogumelos

O terrário esta pronto e eu estou esperando os cogumelos, para poder continuar o Diário e relatar quais foram as melhores misturas, erros e acertos. O total dos gastos foi de:

Prints: R$15,0
Enoculação: R$21,0
Terrário: R$45,0
--------------------
Total: R$81,0

Lembrando que de agora em diante e vou ter que gastar apenas em torno de R$10,0 para produzir mais cogumelos.
DSC00353.JPGDSC00354.JPGDSC00356.JPGDSC00358.JPG
 
Última edição por um moderador:
Terrário pronto - A espera de Cogumelos

Parabéns pela descrição passo a passo. Muito boa qualidade :)

Algumas dúvidas/opiniões:
1 - hum... o soro fisiológico não contém sal? Eu sempre achei que sim.. posso estar errado.. elucidem-me! Se sim, pareceme pouco indicado como diluidor/hidratador de esporos em seringas de suspensão. A agua destilada sempre foi recomendada como ideal para seringas.

2 - Excelente terrário! Só acho (a meu ver) que está a ser mal aproveitado com as 3 garrafas de agua. A minha experiencia nesse aspecto diz-me que a argila expandida molhada associada a placas borbulhadoras é uma adaptação mais eficaz. Ao estilo de poor mans pod. Mas se continuares com as borrifadelas e esse sistema deves de conseguir resultados satisfatórios na mesma. A vantagem da camada de argila expandida é o facto de ser porosa e propensa a criar humidade e de ser ver de escudo contra os salpicos do borbulhador.


Mantém-nos informados ;)
 
Terrário pronto - A espera de Cogumelos

Dandy disse:
Parabéns pela descrição passo a passo. Muito boa qualidade :)

Algumas dúvidas/opiniões:
1 - hum... o soro fisiológico não contém sal? Eu sempre achei que sim.. posso estar errado.. elucidem-me! Se sim, pareceme pouco indicado como diluidor/hidratador de esporos em seringas de suspensão. A agua destilada sempre foi recomendada como ideal para seringas.

O soro contem sim sal, no entando por incrível que pareça, o micélio demorou um pouquinho mais a se desenvolver, mas hoje esta muito mais forte que os bolos com água.


Dandy disse:
2 - Excelente terrário! Só acho (a meu ver) que está a ser mal aproveitado com as 3 garrafas de agua. A minha experiencia nesse aspecto diz-me que a argila expandida molhada associada a placas borbulhadoras é uma adaptação mais eficaz. Ao estilo de poor mans pod. Mas se continuares com as borrifadelas e esse sistema deves de conseguir resultados satisfatórios na mesma. A vantagem da camada de argila expandida é o facto de ser porosa e propensa a criar humidade e de ser ver de escudo contra os salpicos do borbulhador.
Mantém-nos informados ;)

Todo o fundo do terrário é de água, as garrafas servem só para não salpicar água nos bolos. Estamos com uma humidade ótima dentro do terrário e nunca borrifamos (so no primeiro dia como teste de humidade). Eu acho a argila (pessoalmente) inútil, tem o mesmo efeito da água, com o diferencial que a água eu posso trocar todos os dias e manter o ambiente estéril e com ótima humidade. Mas enfim, este é o que eu acho e venho testando, eu vejo que a maioria gosta da argila.

Um abração meu velho, brigadão pela força.

Bolos no Terário.

Os bolos estão a 4 dias dentro do terrário. Eles são incrivelmente branquinhos e parecem bem forte, o problema é que eles parecem fortes d+. Acho que coloquei esporos em excesso e vou fazer um case com um dos bolos. Eles estão bastante cabeludos, eu nunca ví disso (se bem que a Argentine é uma raça pouco conhecida). Um gringo me falou que ele achava que era porque a raça era muito agreciva, veremos no que vai dar.
TN_DSC00033.JPGTN_DSC00034.JPGTN_DSC00035.JPGTN_DSC00036.JPGTN_DSC00037.JPG
 
Última edição por um moderador:
Bolos no Terário.

Xi!!!!!! Que crescimento de micélio abusado!!! hehehe

Bonito termometro... :p :)

Se tem bons indices de humidade mantenha-se com esse setup ;)

Em relação às trocas de agua... quando usei a argila tive o terrário 2 meses e acho ke só mudei a agua uma vez... se tanto... o que faço é adicionar agua oxigenada para evitar crescimentos de amigos indesejados... iodo tb é uma escolha acertada para desinfectar a agua (pelo menos pelo que tenho visto na net).

Parabéns! DAqui a uns umas semanas posto algumas coisas que ando a fazer. Ja tenho 14 frascos em incubação.. talvez me fique pelo cultivo invitro.... a ver vamos.. ;)
 
Já no terrário...

Após uma semana comecei a notar os primeiros Pins dos Cogs vindo, bateu a empolgação.
DSC00035.JPGDSC00036.JPG

O começo da Frutificação

Após 4 dias as crianças começaram a crescer timidamente, como frutificar em bolos sem nenhuma terra em cima é bastante difícil eu percebi que tudo estava indo melhor que o planejado. Os bolos que usaram soro se deram muito bem também. E os primeiros Cogs começaram a aparecer (lembrando que o Argentine é uma espécie bem pequena).
DSC00038.JPGDSC00039.JPGDSC00040.JPGDSC00041.JPG

Fazendo o Case...

Terre Vegetal Composta - R$2,00
Vasilhas - Potes de sorvete cortados (FREE)
Spray de Água - Velho spray de passar roupa bem limpo (FREE)

Total: R$2,00

Como não tenho a famosa Vermiculita aqui em minha cidade, eu sai atrás de algo que pudesse servir para fazer o Case (case é quando você abre o bolo e coloca algum substrato em cima para crescer mais Cogs). Pensei cá com meu botões e escolhi Terra Vegetal Composta (vulgo terra para jardim). Que é encontrada em qualquer super mercado. Os cogumelos crescem no campo. Em terra e bosta de vacas, portanto porque não coloca-los para crescer em uma mistura de ambos.

Coloquei a terra dentro de uma vasilha. Peguei uma panela de pressão e pus 3 dedos de água e um pano de enxugar pratos dentro, ai coloquei a vasilha com a terra e deixei ferver por 1h30m para esterilizar por completo a terra.

Esperei a terra esfriar, afofei ela bem com um garfo. Peguei outra vasilha, coloquei metade ta terra e umidifiquei com um spray de água. Quebrei o bolo menor nela e espalhei bem, após isto coloquei o resto da terra por cima e umidifiquei novamente.

Guardei esta vasilha preparada dentro de um saquinho ZipLock. Abrir o saquinho uma vez por dia para arejar o bolo e só.
DSC00004.JPGDSC00007.JPGDSC00008.JPGDSC00009.JPGDSC00012.JPG

Case pronto e adição do Termometro e Umidificador.

Após 8 dias o Case ficou pronto. A colonização do Case foi maravilhosa, estou muito esperançoso quanto a sua frutificação. Retiramos do ZipLock e colocamos no Terrário.

Como ficaram tirando muita onda da minha cara por causa do meu termômetro de ursinho. Eu entrei na internet e comprei um relógio + termômetro + medidor de umidade por R$22,00. Só para pararem de encher :)
DSC00013.JPGDSC00014.JPGDSC00015.JPGDSC00042.JPGDSC00043.JPG

Frutificação nos próprios bolos e Prints

Estes meus Cogs são muito impacientes e já estão começando a frutificar no bolo mesmo, parecem que não querem esperar o Case deles. Estou pegando os cogumelos que estão crescendo nos bolos para fazer prints. Assim que pegar os maiores vou quebrá-los para fazer Cases, mas por enquanto não esta dando. Eles são vorazes e crescem a todo instante, este cultivo esta sendo maravilhoso até agora.

Preciso de 6 prints. São 2 para eu ter de reserva, e 4 para mandar de volta para os fornecedores (Canadá e Holanda) pois é assim que nos ajudamos eles também (Vide começo deste Diário). Repito, assim que quem cultivar cogs tiver prints tem que enviar de volta pros caras, senão é sacanagem.
DSC00044.JPGDSC00046.JPGDSC00047.JPGDSC00062.JPGDSC00064.JPG

E o case começa a dar resultados...

O case começou a frutificar e parece que vai ser animal. São dezenas de Pins nascendo por todos os lados. Ao que parece usar Terra Vegetal Composta (terra de jardim) funcionou muito bem. Esta semana vou comprar mais para fazer Case nos outros bolos pois eles estão muito fortes e querendo nascer cogumelos a todo instante.
DSC00065.JPGDSC00066.JPGDSC00067.JPG

Nota do autor :)

O tempo até agora da inoculação até o aparecimento do primeiro Pin de cogumelo foi de 22 dias. Não perdi absolutamente nada por contaminação e nunca vi bolos tão brancos na minha vida.

Eu li em algum lugar “Os mandamentos do cultivo de cogumelos”, entre eles tinha um mandamento que dizia “Não inventem, sigam as regras de cultivo”. Quero dizer que este mandamento esta completamente ERRADO. Eu estou inventando novas soluções neste cultivo primeiramente porque não tenho boa parte dos produtos tradicionais e segundo porque não custa nada pensar um pouquinho em soluções melhores. Os melhores bolos não usaram água, e sim SORO. Os bolos com Soro estão frutificando muito, mesmo antes do Case ou de colocar areia neles, além do que, o soro é completamente esterilizado, eliminando assim uma etapa do cultivo. Ou seja, inovem sim, e divulguem seus testes. Espero postar os Cogs dos Cases logo logo.
 
Última edição por um moderador:
Nota do autor :)

O cultivo todo está perfeito. Gostei muito das inovaçoes, principalmente a do soro e a da terra. Outra coisa interessante e muito relevante foi o fato de um dos bolos com soro - me corrija se estiver enganado - ter frutificado sem ter q fazer o casing. Se procurarmos na literatura encontraremos que é muito dificil culturas em graos inteiros frutificarem sem a tecnica de casing. Nao sei se foi pelas caracteristicas da strain usada ou por cauza do soro, mas poderiamos fazer amis testes sobre isto.

Outra coisa foi a contravençao a um dos mandamentos do bom cultivador. Está totalmente correta. Devemos sim sempre inovar, mesmo q o preço a pagar seja tempo e dinheiro perdidos, pois a inercia existe, e nao quero que meu filho cultive cogumelos com tecnicas atrasadas só pq o povo teve medo de se arriscar.

Parabens!!

Paz!

:D:D
 
Construindo uma câmara de secagem.

Cooler velho: R$4,00
Pote de manteiga vazio: FREE

Total: R$4,00

Como estavam nascendo Cogs nos bolos antes mesmo de eu poder preparar o Case, tive que construir logo a minha câmara de secagem para acomodar 4 deles.

Peguei um velho pote de manteiga, furei todo o fundo, grudei um Cooler velho de computador acoplei tudo e deixei os Cogs ventilando. Daqui a +- 48h eu vou colocar eles junto com um des-umidificador para ficarem secos e poder guarda-los.
DSC00076.JPGDSC00077.JPGDSC00079.JPGDSC00080.JPG
 
Construindo uma câmara de secagem.

Uma dica: Pelo q vi na foto dos cogus parece q vc colheu esses depois da hora. Estao com os chapeis muito abertos, até curvados para cima, sinal de velhice em termos de colheita. É melhor cole-los pouco antes de romperem o veu ou pouco depois de abrirem o chapéu, as quantidades de psilocibina e psilocina sao maiores nesses pontos, e como voce vai seca-los e esse procedimento pode tirar um pouco da potencias deles o mehlor é que sejam colhidos em seu apice de principios ativos.

Paz!!

Abraço!

:D:D
 
Mais Cases e uma experiência promissora.

Bandeja de Plástico – R$1,50
Secador de Umidade – R$ 4,00
Saquinho tipo Ziplock - $4,00
Terra Vergetal Composta (terra de jardim) - $1,50
Substrato de palha de coqueiro - R$1,50

Total – R$12,50


Hoje comprei material para poder fazer mais 3 Cases. Repeti todo o processo que já expliquei anteriormente só que desta vez adicionando palha de coqueiro envelhecida para reter a umidade só para testar. Adicionei metade de cada cadê com palha e a outra sem (para saber como cresce melhor). A diferença desses cases, foi que como alguns cogumelos abriram e soltaram Sporos neles, eu fiz um 4 case e joguei a água preta dos bolos (devem conter micélios) por cima deste case. Vamos ver no que dá. Por enquanto só aquele primeiro Case (espetacular) está no terrário.
TN_DSC00096.JPGTN_DSC00103.JPGTN_DSC00105.JPGTN_DSC00108.JPG

Evolução diária...

Olhem só o quanto cresceu de um dia para o outro, e não param de aparecer novos Pins. Nenhuma perda, muitos cogs, tudo indica que neste final de semana eu vou provar cogumelos pela primeira vez e matar essa curiosidade.
TN_DSC00061.JPGTN_DSC00094.JPG
 
Última edição por um moderador:
Case pronto e adição do Termometro e Umidificador.

CogumelosPoa disse:
Após 8 dias o Case ficou pronto. A colonização do Case foi maravilhosa, estou muito esperançoso quanto a sua frutificação. Retiramos do ZipLock e colocamos no Terrário.

Como ficaram tirando muita onda da minha cara por causa do meu termômetro de ursinho. Eu entrei na internet e comprei um relógio + termômetro + medidor de umidade por R$22,00. Só para pararem de encher :)


Fala CogumelosPoa beleza? Parabens pelo seu cultivo está tudo indo bem pelo visto ehehehe belos cogus surgindo....Estou tambem no primeiro cultivo e assim que surgir tempo vou organizar meu diário e posto ele aqui tambem. Sobre o relógio + termômetro + medidor de umidade que você comprou teria como postar onde foi? Estou com um que nao está me ajudando muito, estou querendo pegar um melhor. Pelo visto o seu é eficiente, correto?!
 
To de boca aberta!!! :eek: :eek: :eek: hehehe...

Meus parabéns pela idéia da terra vegetal composta!!!
Achei genial!

Abs!
 
Case pronto e adição do Termometro e Umidificador.

Magiczky disse:
Fala CogumelosPoa beleza? Parabens pelo seu cultivo está tudo indo bem pelo visto ehehehe belos cogus surgindo....Estou tambem no primeiro cultivo e assim que surgir tempo vou organizar meu diário e posto ele aqui tambem. Sobre o relógio + termômetro + medidor de umidade que você comprou teria como postar onde foi? Estou com um que nao está me ajudando muito, estou querendo pegar um melhor. Pelo visto o seu é eficiente, correto?!


Achei o Termometro em uma birosca no meio da rua... Ele é eficiente sim para medir, mas como eu falei, o terrário ficou simplesmente perfeito, 90% + de humidade o tempo todo, entao nem olhavamos mais para ele :)

:neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg:

O Argentine se revelou uma strain sem nenhum poder. Comi mais de 20 e a única coisa que alterou foi me deixar tranquilo. Um trabalho enorme para no final NADA... Nunca cultivem esta variedade.


Agora vou fazer tudo de novo com a B+ para ver que bixo que dá.

Abraços e aguardem posts em breve.
 
Última edição por um moderador:
CogumelosPoa disse:
:neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg: :neg:

O Argentine se revelou uma strain sem nenhum poder. Comi mais de 20 e a única coisa que alterou foi me deixar tranquilo. Um trabalho enorme para no final NADA... Nunca cultivem esta variedade.


Agora vou fazer tudo de novo com a B+ para ver que bixo que dá.

Abraços e aguardem posts em breve.
Colheu os cogumelos em qual fase, chapeu féchado, aberto, levantando?
 
Colhi e comí em todos os estágios, tudo uma porcaria. Argentine nao ta com nada... os B+ estao comecando a nascer... veremos ;)
 
Poxa cara, vc talvez não conheça bem uma outra parte da arte de cultivar cogumelos alucinógenos, q é a arte de saber tomar os cogumelos alucinógenos.

Assim como vc esteve adaptando as técnicas teóricas do cultivo à sua realidade vc vai ter q fazer o mesmo pras técnicas teóricas de consumo de cogumelos. A ciência do set and setting. Como gastar menos cogumelos e ter o máximo de trip. Como identificar os tais graus de onda... enfim, é um hiperspaço de coisas para descobrir. Temet nostre.
 
ai CogumelosPoa, perfeito o diário, lindo :pos: :pos: :pos: :pos: :pos:

agora, explica melhor como foi sua experiencia com os cogus

o estagio em que vc colheu, o metodo de secagem, e o set/setting

e nao subestime os cogus :!:

PAZ
 
Belíssimo cultivo CogumelosPoa!!! Me inspirou para tentar novamente!

Uma pergunta: quando você preparou o casing e o colocou dentro do ziplock, esse conjunto ficava guardado onde? Escuridão total?

Valew! Abração e parabéns!!!
 
pescabr disse:
Belíssimo cultivo CogumelosPoa!!! Me inspirou para tentar novamente!

Uma pergunta: quando você preparou o casing e o colocou dentro do ziplock, esse conjunto ficava guardado onde? Escuridão total?

Valew! Abração e parabéns!!!


Coloquei dentro do ziplock e deixei em cima de uma mesa, local aberto mesmo abria o ziplock dia sim dia não e dava uma borrifada de água.

A temperatura ambiente aqui é em torno de 27º.

falow
 
Back
Top