Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Panaeolus sp tentativa de domesticação

Diário de cultivo problemático.
Eu causei um tremendo de um empecilho em um topico alheio...peço desculpas pelo equivoco

Então aqui vai...eu encontrei 3 panaeolus em um pasto e trouxe pra casa fiz carimbo e tentei isolar em agar esses panaeolus eram dourados no centro, mas depois azulavam....a parte q isolei no agar está em um pote de paipinha de bebe com substrato pra se multiplicar grain to grain mas achei meio lento(vermiculita-1+esterco de bovino-1+arroz integral-1+cal virgem-2%)!

Bom enfim, como eu disse que tinha feito carimbos, no dia 07/01/2015 eu usei glicose hospitalar(50%)+agua destilada dilui pra ficar a 10% coloquei os esporos nessa solução e dexei até o dia 08/01/2015 e infelizmente como na epoca eu ja tinha um substrato pronto pra cubensis(milho de pipoca1/4+alpiste2/4+fibra de côco em pó1/4), pois estou tentando cultivar um de um pasto também, eu só não encontrei ainda eu acabei utilizando esse substrato pra colocar os esporos! Enfim essas são as fotos do dia 19/01/2015! Será q poderia ser um provavel micelio de panaeolus? hehehe!!

Anexos

• DSC01448.JPG
    DSC01448.JPG
    86.4 KB · Visualizações: 81
  • DSC01449.JPG
    DSC01449.JPG
    57.9 KB · Visualizações: 76
É pessoal, creio q não são panaeolus! =/
Estão desde o dia 11/02 e naaada até agora, aquelas manchas azuladas que disse, estão aparecendo na superficie desse bolo, parecendo aqueles bolor de pão eu fiz uma foto micrografica sem corar atraves de um decalque, espero que de pra ver! Estou suspeitando que mais uma vez os trichodermas da vida tomaram conta do pedaço! espero q de pra ver! Algum conhecedor experiente poderia me dizer oque poderia ser?

Anexos

• DSC01495.JPG
    DSC01495.JPG
    114.2 KB · Visualizações: 47
nossa velho vc tem um microscópio ai??? asuehasheua
q foto e essa ? xDD
se ta colorido, se contaminou freia o cultivo mesmo, so tentanto um out mesmo se tiver ja bem colonizado c n joga fora logo e nem perde tempo xD

aham, eu tenho um microscopio...usava na minha clinica pra esfregaços sanguineos e raspados de pele...essa foto é de uma tecnica em decalque com fita adesiva transparente sobre lâmina, apenas nao corei com panótipo rapido(é o corante q tenho) dizem q o melhor é o Giemsa, mas essa foto nao está corada, dá pra entender?? ih eu acho q vo é coloca fogo naquilo, nao quero contaminando meu quintal com trichoderma ou seja lá oq for, apesar q o trichoderma é usado na agricultura pra combater alguns casos de doenças fúngicas em plantas, mas deixa pra la pq eu ja tenho um cub instalado no quintal!

como que encerra esse post? nao deu certo a domesticação...ou ele pode ficar em aberto caso eu tente novamente?

eu keria ter visto estas fotos, tava parecendo pan msmo, eles parecem coweb msmo =p

Back