Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Panaeolus sp tentativa de domesticação

Diário de cultivo problemático.
Eu causei um tremendo de um empecilho em um topico alheio...peço desculpas pelo equivoco

Então aqui vai...eu encontrei 3 panaeolus em um pasto e trouxe pra casa fiz carimbo e tentei isolar em agar esses panaeolus eram dourados no centro, mas depois azulavam....a parte q isolei no agar está em um pote de paipinha de bebe com substrato pra se multiplicar grain to grain mas achei meio lento(vermiculita-1+esterco de bovino-1+arroz integral-1+cal virgem-2%)!

Bom enfim, como eu disse que tinha feito carimbos, no dia 07/01/2015 eu usei glicose hospitalar(50%)+agua destilada dilui pra ficar a 10% coloquei os esporos nessa solução e dexei até o dia 08/01/2015 e infelizmente como na epoca eu ja tinha um substrato pronto pra cubensis(milho de pipoca1/4+alpiste2/4+fibra de côco em pó1/4), pois estou tentando cultivar um de um pasto também, eu só não encontrei ainda eu acabei utilizando esse substrato pra colocar os esporos! Enfim essas são as fotos do dia 19/01/2015! Será q poderia ser um provavel micelio de panaeolus? hehehe!!
 

Anexos

  • DSC01448.JPG
    DSC01448.JPG
    86.4 KB · Visualizações: 81
  • DSC01449.JPG
    DSC01449.JPG
    57.9 KB · Visualizações: 76
(vermiculita-1+esterco de bovino-1+arroz integral-1+cal virgem-2%)

Por precaução, vou deixar aqui o meu alerta caso alguém cultive baseando-se no seu diário: Cal virgem é óxido de cálcio, por ser uma base muito forte, tenham cuidado ao manuseá-lo. Ao misturar com a água, coloquem pouco a pouco, pois devido a reação exotérmica a água ficará relativamente quente. Caso misturem rápido demais a água pode ferver. Recomendo que usem esse tipo de cálcio somente como última opção. :!:

Em relação a demora da colonização, faltou você nos dizer qual é a média da temperatura. Outro fator que pode atrapalhar a colonização é substratos muito compactos. Quando se usa esterco eu recomendo que use a mesma proporção em vermiculita, além de outros materiais que possam ajudar na aeração, como fibra de coco, palha, etc.
 
Em relação a demora da colonização, faltou você nos dizer qual é a média da temperatura. Outro fator que pode atrapalhar a colonização é substratos muito compactos. Quando se usa esterco eu recomendo que use a mesma proporção em vermiculita, além de outros materiais que possam ajudar na aeração, como fibra de coco, palha, etc.

Cara nao está em temperatura controlada...está dentro de uma caixa de papelão dentro do armário de aço do meu quarto...temperaturas ambientes por aqui estão variando dos 26ºC pela noite aos 36ºC durante o dia! notei q esse ficou bem compacto mesmo, pensando em esperar mais uns dias e separar porçoes desse micelio algodonoso vivo e fazer algumas injeçoes e mandar pro substrato de esterco q tá esterilizado, porém eu só usei a vermiculita nao usei fibra de côco, uma coisa q notei é q esse substrato ficou bem seco, eu percebi assim q esfriou, mesmo lacrado com 3 camadas de papel aluminio e fita crepe! talvez eu desmonte esses substratos e remonte com a mesma medida de vermiculita pra fibra de côco, oq acha?



Não sei se teria de criar outro topico pra comentar das minhas experimentações, pois fazem parte dos meus experimentos de domesticação...mas na sexta(16/01)realizei um furto programado de micélio de cubensis...da natureza....é o seguinte...hehehehe...deixe me explicar antes de ser julgado e preso =p...foi assim um dia num pasto eu dando um role na captura achei um esterco com presença de micelio risomórfico imaginei ser cubensis...peguei ele quebrei em pedaços menores e juntei com mais um monte de esterco seco q fui juntando desse mesmo pasto e molhei com a agua do riacho q passa ao lado...bom enfim a natureza é mto mais eficaz doq eu mesmo q to favorecendo com meios indoor, voltei la depois de algum tempo aquilo virou um formigueiro e tinham 2 cubensis nascido la...aquele montão de fezes virou um micelio gigante de cubensis, pois as fezes do monte estavam até brancas, foi entao q realizei o furto tirei a porçao superior do monte e coloquei mais esterco nao colonizados por cima e joguei agua do riacho q passa ao lado como fiz da outra vez...o formigueiro vai colonizar essas fezes pra mim...e trouxe essas porçoes pra minha casa e juntei com esterco seco, fiz em 3 camadas, esterco seco-pedaços do micelio-esterco seco por cima-1mãozada de terra e então molhei bem com agua de toneira, estão debaixo dos podocarpos, ficam na sombra e sol filtrado, mas calor ta de matar por aqui...hoje(21/01) eu curioso fui cutucar com um pauzinho pra ver...pra minha surpresa ja tinham estruturas rizomórficas na camada de esterco superior...ou seja, logo terei nascendo na minha casa...estou torcendo, pq aí poderei tirar carimbo desse cubensis q é de um douradão bem loko antes de abrir o véu e ter alguma contaminação!
 
Última edição:
temperaturas ambientes por aqui estão variando dos 26ºC pela noite aos 36ºC durante o dia!

Acima de 30 graus é uma situação crítica para o micélio. Tenta manter abaixo, na faixa dos 27 graus. Agora que você citou a temperatura, creio que esse seja o principal fator que está causando a demora da colonização.

uma coisa q notei é q esse substrato ficou bem seco, eu percebi assim q esfriou, mesmo lacrado com 3 camadas de papel aluminio e fita crepe!

É, substrato com baixa hidratação também pode prejudicar a colonização. A citação abaixo explica uma forma segura para saber o nível de hidratação do bulk antes da esterilização.

"Como eu posso saber se a quantidade de água está boa? Pego um punhado na mão e espremo, deve pingar no máximo 1 gota de água." - @tup
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/spawn-e-bulk-pesa.6938/

talvez eu desmonte esses substratos e remonte com a mesma medida de vermiculita pra fibra de côco, oq acha?

Acho uma boa ideia a adição da fibra de coco. :)
 
Mas está bem lento o crescimento pois a temperatura é a do ambiente...ainda bem q deu uma refrescada e está chovendo...notei um crescimento bom em apenas 3 dias...está quase tomando todo o vidro agora...está quase encontrando! mas mesmo encontrando o outro lado, o fundo ainda nao foi colonizado tem uma faixa sem colonizar certinho 1 dedo do fundo! nao sei porque!
 
Última edição:
aqui tambem estou tentando um panaeolus selvagem de sp, mas segundo o cosmik tem fortes chances de nao ser panaeolus cyanenses auehauhse , tava crescendo bem branco ai fico bem clarinho o micelio no copo de graos pra passaro, pode ser apenas falta de humidade e o calor deu uma parada neles tb, to colocando uns gelos perto deles quando da tempo, faça isso tb se a temperatura exceder muito xDD
estes foram inoculados dia 10 com esporos
jm871nal5.jpg n9w3a56wb.jpg
fotos tiradas dia 22
mas fica gelz c n passaram 30 dias n comeca a c preocupar, mas do jeito q ta na sua foto parece tar indo bem
 
Última edição por um moderador:
aqui estão as fotos q fiz ontem a noite!(27/01) está quase todo colonizado e apresenta uma faixa na parte inferior do pote de 1 dedo sem colonizar, eu nem sei porque isso está acontecendo, mas vou esperar mais pra ver se coloniza todo o substrato! o meu nao tem nada de temperatura controlada tbm, por isso demorou pra colonizar!
 

Anexos

  • DSC01471.JPG
    DSC01471.JPG
    113.2 KB · Visualizações: 36
  • DSC01474.JPG
    DSC01474.JPG
    97.5 KB · Visualizações: 37
está quase todo colonizado e apresenta uma faixa na parte inferior do pote de 1 dedo sem colonizar, eu nem sei porque isso está acontecendo

O final sempre demora um pouco. Se passar de um mês e não colonizar 100%, pode ser excesso de CO2 ou porque o substrato ficou muito compacto no fundo do pote. Nesse caso alguns cultivadores recomendam virar o pote de cabeça para baixo.
 
Está quase totalizando 30 dias ao todo, pois foi inoculado dia 07/01, acho q ja vou virar! Bem pensado por sinal, pois em si o peso molecular do CO2 é maior que o O2...então pelo jeito o CO2 deve cair e o oxigenio subir!

Deixa te perguntar...pelo q ja li e consegui entender essa compactação pode gerar um overlay? como eu diagnostico se isso está ocorrendo?
 
pelo q ja li e consegui entender essa compactação pode gerar um overlay?

Antigamente era comum muitos cultivadores chamarem qualquer volume grande de micélio de overlay, mas o RR do shroomery sempre bate na mesma tecla e diz que overlay é muito raro de acontecer com cubensis ou outras espécies psicoativas. Sendo assim, você não precisa se preocupar com isso.

:teo_seta_direita: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/9467709#9467709
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/wiki/overlay/
 
não...é meu primeiro cultivo de tudo...eu fiz um "furto programado" de micelio selvagem de cubensis...está no meu quintal e está vivo, pois começou a aparecer as estruturas rizomoficas na superficie das fezes...ele está debaixo de um podocarpo e só recebe luz filtrada pois a Rivea faz a sombra lateral da tarde e o podocarpo faz a sombra do meio dia! aqui o skema que montei! não sei se vai dar pra conseguir enxergar a pontinha do micelio aparecendo, mas começou essa semana a aparecer, assim q sair vou fazer um clone pra cultivo indoor!!

Valew Cosmik pela ajuda!!!
 

Anexos

  • DSC01475.JPG
    DSC01475.JPG
    283.3 KB · Visualizações: 55
  • DSC01476.JPG
    DSC01476.JPG
    166.8 KB · Visualizações: 47
Última edição por um moderador:
Bem pensado por sinal, pois em si o peso molecular do CO2 é maior que o O2...então pelo jeito o CO2 deve cair e o oxigenio subir!

Nunca vi uma medição real dessa proposta de acúmulo de CO2 no fundo dos potes ou terrário.

E acho mesmo que qualquer convecção fraca de ar devido a diferença de temperatura dentro do copo resolve essa questão, se a mistura não ocorrer por conta própria.
 
ihh, o meu tinha coweb nos sporos por isso estagnou e ficou tdo meio opaco xDDD
e o seu como anda???
esperarei até fim do ano para pegar sporos de um cogumelo saudável o/
enquanto isso vou testanto tecnicas de sterilização de grãos com um carimbo d um cubens selvagem usado que vingou na epoca...
 
Então o meu eu fiz o seguinte...o micelio começou aparecer uns pontos de contaminação na cor de sangue, nunca vi isso, não tirei fotos, mas eu tenho 2 micelio desse mesmo esporo q utilizei porém como estão em garrafas ambar eu nao tirei fotos, creio q as manchas escuras q da pra ver +- pelo vidro seja essa contaminação na cor de sangue q via pelo pote tansparente...desse pote de vidro transparente fiz o processo hoje(07/02), tirei as partes vermelhas separei em 4 quartos e fiz um outdoor...se for pra ser será agora...cavei um buraco, coloquei argila expandida no fundo com areia grossa, 1 camada de folhas secas fervidas em agua com ureia por 10min em ebulição(como ela ta mais no fundo pensei q o crescimento bacteriano pudesse fornecer nitrogenio posteriormente a uma parte do substrato, por isso usei a ureia durante a fervura da folha), utilizei uma mistura de esterco com vermiculita(3esterco:1vermiculita) quebrei em pedaços e fui colocando em camadas até chegar a superficie( fiz uma cada desse substrato de esterco e comecei a colocar os pedaços de certa forma empilhados, porém a uma distancia de 2cm de camada dessa mistura de esterco, colocava 1 pedaço e cobria com esterco dps colocava outro e assim por diante) e entao encharquei...assim q fiz isso caiu maior pé d'água aqui...umideceu bem...vamo ve oq vira...o cubensis selvagem ta pinando...e vo te fala cresce rapido hein dobrou de tamanho de um dia pro outro!
 
boa sorte, nao esquece de regar ! aproveita a luz do sol para tirar boas fotos
 
Bom vamo lá né....acho que consegui...espero q seja um panaeolus e nao um cob web! Dia 08/02/2015 eu retirei o substrato colonizado, porém como eu havia dito estava num vidro ambar, pois eu reutilizei uma long neck de cerveja...porém eu cortei com fogo a parte superior do bico pra ficar mais facil a retirada do micelio, enfim...após a retirada eu percebi que havia algumas regiões na qual apareciam escuras pelo vidro ambar, eram regiões da mesma cor azulada que o cogu tem, nao entendi, mesmo assim dunkei por 10min em agua de torneira e "empanei" com vermiculita. Hoje dia 11/02/2015 apresenta alguns pontos de crescimento...como eu ja disse espero q seja o micelio e não um cob web!! estou usando uma pet como terrario, a temperatura aqui está de clima chuvoso variando de 20ºC(pela noite) e 30ºC(durante o dia) no maximo! To na expectativa!!
 

Anexos

  • DSC01490.JPG
    DSC01490.JPG
    114.4 KB · Visualizações: 42
  • DSC01491.JPG
    DSC01491.JPG
    119.5 KB · Visualizações: 40
Back
Top