Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo P6

Diário de cultivo completo.
Manual para montar um estojo seco

Material :

esterco bovino/equino

arroz integral com casca

vermiculita

quentinhas de alumínio (forma e tampa)

água mineral

calcáreo

seringa de 20ml

O esterco se colhido no pasto é seco em forno de fogão e guardado para ser usado quando necessário_O processo de secagem é para curar e retirar quase toda a água, justamente para evitar proliferação de microorganismos.
Depois de seco juntar um colherde sopa de calcáreo para cada 10 kilos de esterco.

O arroz é moído o suficiente para que a casca solte do grão.

- Montagem:

Numa quentinha de alumínio colocar uma camada de esterco + uma camada de arroz integral com casca (levemente moído)+ uma camada de esterco + uma camada de vermiculita, tudo seco.

O volume deve ser tal que a tampa fique nivelada, sem afundar ou estufada, ok.

- Esterilização fracionada:

A quentinha é fechada com a própria tampa, que é de alumínio, e por 3 vezes é aquecida e resfriada: 30 minutos na menor temperatura do forno, então 24 horas dentro do forno resfriando.

Retirar do forno e passar, imediatamente, fita adesiva larga ao redor da tampa para lacrar.

- Inoculação:

Injetar 20 ml de água destilada fazendo um único furo no centro da tampa e em seguida mais 5 ml de esporos em água. Colocar um pedaço de fita adesiva para fechar o furo. Guardar em caixa de papelão e manter a temperatura constante em torno de 30ºC. Esperar 30 dias para abrir.

- Observações:

Nas injeções empurrar a agulha para ficar abaixo da camada de vermiculita.

Não importa que a quantidade de água seja pequena, a colonização é vigoroza e gera umidade suficiente para hidratar o conteúdo.


O importante é ter um carimbo de total confiança, senão depois de 30 dias pode está tudo perdido.

Fiz 24 quentinhas e perdi 2 apenas porque não passei a fita direito após tirar no forno.

O casing permaneceu colonizando até 30/04, quando então a quentinha foi aberta.

Estava completamente colonizado, a superfície 100% tomada por um micélio branquinho e brilhante.

- Frutificação:

Ferver uma xícara de vermiculita em 1 litro de água com 1/2 colher de chá de calcáreo durante 30 minutos, usando um filtro de papel ou escorredor de cozinha escorrer toda água e deixar esfriar, proteger para evitar depositar poeira. Essa medida é para um casing.

Decorrido os 30 dias abrir o estojo. Com uma faca limpa fazer cortes de 1 cm de profundidade na superfície do casing, 3 verticais e 3 horizontais (tek de bordas), justamente para o casing gerar pins em toda superfície e não só no perímetro.

Com uma seringa de 20 ml acrescentar 60 ml de água mineral fervida e resfriada.

Cobrir a superfície do estojo com uma camada de 0,5 cm de vermiculita, por a tampa, colocar dentro de um saco plástico limpo e lacrar o saco. Deixar 24 horas na geladeira. Tirar e colocar no terrário ou saco de frutificação.



Se quiser pode substituir o terrário por um balde como tek apresentada aqui pelo shrowwer.


Hoje 05/05 os primeiro pins apareceram.
Imagem 1331.jpgImagem 1332.jpgImagem 1333.jpg
 
Seguem dicas de como proceder carimbagem de tantos cogumelos:
1- Tire a camisa, calça e cueca.
2- Chame a morena para besuntar mel em seu corpo todo (mel é anti-septico, evita contaminaçao do meio com verticiliumm spp)
3- apos retirar cada carimbo, vá colando os chapeus por todo o corpo
4- peça pra morena tirar fotos de você com os cogumelos colados pelo corpo
5- poste no cogumelos-magicos.org
6-coma os cogumelos
7- depois a morena.
:pos:
(alias acho que este manual de carimbagem profissional deveria constar na biblioteca pois foi obra de um dos maiores cultivadores que conheci até hoje.)
 
Seguem dicas de como proceder carimbagem de tantos cogumelos:
1- Tire a camisa, calça e cueca.
2- Chame a morena para besuntar mel em seu corpo todo (mel é anti-septico, evita contaminaçao do meio com verticiliumm spp)
3- apos retirar cada carimbo, vá colando os chapeus por todo o corpo
4- peça pra morena tirar fotos de você com os cogumelos colados pelo corpo
5- poste no cogumelos-magicos.org
6-coma os cogumelos
7- depois a morena.
:pos:
(alias acho que este manual de carimbagem profissional deveria constar na biblioteca pois foi obra de um dos maiores cultivadores que conheci até hoje.)

kkkk Essa vai ser massa! :cool:
Só que seria mais interessante colar os cogus na morena e tudo mais, dai comer os cogus e em fim, RAPAR O PRATO! hehehe
Te garanto que muitos vão se interessar pelo manual!

Imaginem a cara do Nomad quando chega a hora de colher e carimbar, os chaéus não acabam.... :D
 
Caraaaalho velho.

Nasceram literalmente as pencas!
Pencas de cogumelos!

Eu teria que gastar furtunas em papel alumineo para carimbar isso tudo, hauehauoe.

Pow. Com essa tecnica de carimbagem do Mortandello até que não seria uma ruim, hehehe.

Parabens cara.

E boa viajem.

Abraços.
 
Belíssimo!

No meio destas florestas, é onde ficam os portais!

Esses cogumelos estão com pantufas, good tripps, Nomade:):pos:
 
Simplismente Lindos !!!

Super retos !

Florestas Encantadas...

Parabéns.
:pos::pos::pos:
 
Cara.. tive que escrever:pos:
:p:
Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo mano..
Parabééénsss
 
Nessas andanças da vida
gostaria de saber
nomade - de mundo em mundo - A viagem tem sido boa até aqui companheiro?
 
YEE!!!:eek:

Coisa linda isso, sou fan das fotos tiradas por baixo dos cogus, as lamelas são lindas e da a impressão de sermos anões, ou os cogus gigantescos, massa mesmo!
Da para imaginar andando no meio do casing!!

haha sonho direto com isso!

Eu estou achando que este nomad é um tipo de gnomo da floresta, ou um ser mais mágico ainda!!

Parabéns amigo, paz e muita luz sempre!!!

Valeu CM!
 
Primeiramente PARABENS!!!!

Seus cases são realmente de encher os olhos.

Sua tecnica é realmente fascinante, e me chamou muito a atenção, por ser uma adaptacao do "Simplificando o Bulk" do NeuroFX*, porem visando criar cases a serem usados no terrário.

Gostaria de mais informações sobre a preparação dos cases, pois estou ponderando uma tentativa de reproduzir sua tecnica, em vez de usar a panela de pressao (procedimento desagradavel).

Pensando em reproduzir sua tecnica gostaria de sanar algumas duvidas:

1. Preparado do substrato - Como foi realizado o preparo? proporçoes? origem do substrato?

1.1 Substrato nitrogenado - Para o nitrogenado foi usado esterco, ele foi umidecido antes da esterilizacao no forno?

1.2 Substrato rico em carboidratos - Aqui é onde reside a minha maior duvida, pois como voce mantem a umidade nos grãos aquecendo-os no forno 3 vezes? Voce os esteriliza previamente na panela de pressão?

2. Montagem do case - Qual é a disposição dos grãos em meio ao substrato nitrogenado, uma vez que voce diz realizar apenas um furo de inoculação no meio do case.

2.1 Fechamento - Voce usa a tampa que papelão coberta de aluminio que vem junto com as quentinhas, ou só se preocupa em fechar depois da inoculacao?

3. Esterilização - Tal procedimento (3 vezes de forno) é realizado com a quentinha tampada? Se sim como foi fechada a tampa?

4. Inoculação e Preparo para a encubação - Depois da esterilizacao voce hidrata o substrato, é feito de forma seletiva tentando hidratar os grãos? (que eu tenho muita curiosidade de saber a condicao deles nessa etapa do processo).
Depois de inocular o case, como ele é fechado? voce usa fita isolante, usa a mesma tampa da quentinha? usa papel aluminio? usa o que? ehehehe


Bom é isso ae, me perdoe a chuva de perguntas, mais tenho muito interesse em reproduzir sua tecnica.


Abraços, paz e luz.

* "Simplificando o Bulk" do NeuroFX: https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/
 
hmmmm...

Muito interessante MESMO!!

ehehehe

Recapitulando seu procedimento:

1. Bosta recolhida de um pasto e desidratada.
2. Moe o arroz mais não a ponto de virar pó.
3. Monta a quentinha (de baixo pra cima) com 1 camada de esterco, 1 camdada de arroz, uma camada de esterco e uma camada de vermiculita tudo seco.
4. Fecha-se a quentinha preparada com a tampa de aluminio (as que eu tenho aqui possuem tampas de papelao revestida de papel aluminio).
5. Realizar uma esterilizacao fracionada: 30 minuto de forno para 24 horas de descanso 3 vezes.
6. Ao retirar do forno lacrar as quentinhas com fita adesiva larga.
7. Injetar 20ml de agua no centro da quentinha.
8. Injetar 5ml de solucao de esporos.
9. Tampar o furo.
10. Incubar por aproximadamente 30 dias.

11. Muita vibe positiva nesses 30 dias pra nao contaminar nada.

12. Abrir e acrescentar agua ao case.
13. Cold Shock.
14. Esperar para colher os frutos. :D

Pronto.

Simples assim?
Qual o tamanho da sua quentinha, pra mim estipular a proporcao de agua, pois se eu for testar sua tecnica irei fazer em quentinhas pequenas.

A unica desvantagem é não acompanhar visualmente o crescimento do micelio.
Houve alguma vez em que ao abrir a quentinha a mesma estava contaminada?


Abraços.
 
IRMÃO Q LINDOSS EINHHH!!
rapaz :eek::eek::eek:
to aki d boca aberta e cheia d'agua!:eek:
Massa essas fotos! e a tecanica q vc usou 10 einh!
muitas boas vibrações pra ti!
positividades!!!:pos::pos::pos:
 
Hoje 16/06/2008, tirei os 5 casing restantes do terrário e misturei todos com estrume. Os demais contaminaram.

Depois, coloquei a mistura em 2 estojos e cobri com papel alumínio. Ficarão colonizando durante uns 10 dias.

A ação foi tomada para aproveitar os casings, que ainda estavam saudáveis e colocando frutos, mas em espaço longo de tempo.
 
Olha...
Para iniciantes, isso mais que um incentivo, é um atestado de que a simplicidade, o carinho e o dedicação geram sim lindos frutos.
Estas de parabéns pelo seu cultivo e muitas vibrações para você e todos eles.
Muita luz e muita paz.
e muitos flushes tbm

Ps.: No aguardo do meu carimbo ainda e estudando.
 
O paulo é mestre em ressucitar posts de mestres! Impressionante mesmo esse cultivo. :eek:
 
Será que funciona com esterco de aves que tem pra vender no mercado? Aqui onde moro sem chances de conseguir esterco de vacas.

Paz!!
 
Back
Top