Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Abandonado P. galindoi no milho - 1º cultivo

Diário de cultivo abandonado.
Olaaaar, sou iniciante no cultivo e estou tentando reunir todas informações que posso aqui no forum e testando várias técnicas. Então decidi fazer um diário pra reunir as experiências pois quero MUITO conseguir cultivar meus próprios cogus.
1º fiz 4 copos PF Tek, todos contaminados, abri um por curiosidade e estava preto/esverdeado por dentro e com pontos molhados no arroz.
Refiz a tecnica com 6 outros copos tomando cuidados adicionais, no dia 14/07. Aparentemente o substrato está sequinho dessa vez, Estou aguardando para ver o desenrolar.
Aqui vou postar os resultados dos dois.

Rodei meu bairro inteiro atrás de centeio e não encontrei. Fui até o centro de SP, mercado municipal, não acheio o centeio!!! Só tinha farinha de centeio. Dá pra comprar pela internet mas eu queria a pronta entrega, então decidi testar com o milho.

Substrato: Milho
Recipiente: potes PP5
Strain: P. galindoi - cultura líquida

Dia 15/07 - Deixei o milho de molho por 1h em uma solução de água + água sanitária. Enxaguei em água corrente para ter certeza que havia saído todo o resíduo.
Depois deixei de molho por mais 1h em uma solução de água + bicarbonato de sódio. Enxaguei em água corrente até ficar bem limpo.
Fervi uma panela de água e adicionei o milho, esperei ferver novamente e desliguei o fogo. Deixei dentro da panela tampada até o dia seguinte, escorri, enxaguei o milho e refiz o processo de colocar água para ferver.
Fiz esse processo 3 vezes ao todo.

Dia 18/07 - Escorri e enxaguei os grãos e deixei na geladeira escorrendo por umas 6h. Tirei da geladeira e sequei os grãos com secador de cabelos até ter certeza de que estavam completamente secos. Limpei os potes PP5 com alcool 70% e preenchi cerca de 2/3 deles com os grãos. Rendeu 5 potes.
WhatsApp Image 2020-07-18 at 23.36.28 (2).jpeg
Tampei com a própria tampa deles e levei à panela de pressão por 1h30m com um pano de prato e um pratinho embaixo pois estava morrendo de medo deles derreterem dentro da panela kkk coloquei cerca de 3 dedos de água no fundo. Deixei no fogo alto até a panela pegar pressão, depois abaixei o fogo e contei 90 minutos à partir daí.
WhatsApp Image 2020-07-18 at 23.36.28 (1).jpegWhatsApp Image 2020-07-18 at 23.36.28.jpegWhatsApp Image 2020-07-18 at 23.36.27.jpeg

Não quero trabalhar em uma glovebox, acredito que seria um desastre. E as contaminações dos primeiros copos acredito que tenha sido na hora da inoculação pois fiz no meu estudio.
Então, desocupei um banheiro da minha casa, lavei todas as paredes, louças, chão e artefatos com candida + água e sabão. Tampei todas as entradas de ar e os ralos. Instalei uma prateleira de vidro que tinha aqui parada para servir de bancada (tudo lavado com candida novamente) e depois que estava tudo limpo e seco borrifei Lysoform no banheiro todo do teto ao chão.
WhatsApp Image 2020-07-18 at 23.36.26 (1).jpeg

Tomei o cuidado de separar um refratario de vidro limpo com alcool 70% e já coloquei dentro dele tudo que vou precisar, tudo limpo com alcool 70% também.
01.jpegWhatsApp Image 2020-07-18 at 23.36.26.jpeg

19/05 - abri as panelas e os potes que estavam embaixo estavam deformados :( porém ultilizei eles mesmo assim.
Um dos potes o milho cozinhou e soltou amido. Joguei fora.

Borrifei Lysoform novamente no banheiro, fechei e fui tomar um banho. Coloquei luvas, máscara, pro pé e touca. Acendi uma vela para flambar a seringa, cortei pedaços de micropore, selei os potes com fita isolante, foi um pouco chato por conta do formato mas creio que consegui vedar. Fiz dois furos nas extremidades dos potes com a ponta da tesoura e inoculei um dos furos com 4 ml. Tampei os furos com uma camada dupla de micropore agitei levemente os potes para espalhar o micélio. Notei que os potes ficaram suados por dentro, fiquei na dúvida se refazia o processo de secar os grãos e esterilizar novamente porém no momento só tenho potes pp5 então corria o risco de acontecer a mesma coisa. Decidi usar eles mesmo assim.

Coloquei eles na incubadora junto com os copos PF e as réplicas de cultura liquida.

Quando comprei o termostato não tinha no anúncio especificado o tamanho, achei que era pequeno. Mas chegou e ele tem quase 40 cm de comprimento. Não achei nenhuma garrafa que coubesse ele totalmente imerso, então improvisei. Fixei no fundo da caixa térmica coloquei copos de água + água sanitária no fundo e na caixa até ficar completamente imerso.
Apoiei duas bandejas de isopor limpas em cima dos copos e coloquei tudo em cima das bandejas. A caixa estava fechada porém notei que tem suado muito, então abri e coloquei uma fralda de pano em cima para circular o ar melhor. O termostato está regulado em 26 °c.
IMG_20200719_110139916.jpgIMG_20200719_110213336.jpgIMG_20200719_111404230.jpgIMG_20200719_111444559.jpg

Os copos com bolo contaminados eu joguei em um vaso de plantas e cobri com terra adubada + húmus de minhoca. Tô no aguarde pra ver o que vai dar.

23/07 - ATUALIZANDO

Os 6 copos PF Tek começaram a apresentar um micelio ralo somente hoje 9 dias após inoculação. O que pode ter acontecido?
Quando inoculei eles dei uma agitada em seguida para espalhar o micelio. Teria isso retardado o crescimento? O substrato aparenta estar bem seco.

Os potes com milho também começaram a apresentar um micelio mais ralo. Porém inoculei eles dia 19/07 com a mesma CL dos copos PF. A diferença pode estar apenas na visualização, talvez?!

Hoje também 8 dias após fazer as réplicas da CL 3 delas estão assim (fiz 4 réplicas):
20200722_124716.jpg20200722_124738.jpg

E quando agito fica assim:
20200722_124513.jpg20200722_124403.jpg
Apenas 1 deles não está dessa forma.
Está contaminado? Nas outras eu não tinha notado esse "véu".
 
Última edição:
Boa sorte, estou acompanhando! Arrumei umas trufas de Galindoi e estou tentando colocar elas em Ágar, pra tentar cultivar também. Tô louco com essas trufas, e também com a frutificação, que parece ser bem difícil.

Boa sorte! 🧚‍♂️
 
Boa sorte, estou acompanhando! Arrumei umas trufas de Galindoi e estou tentando colocar elas em Ágar, pra tentar cultivar também. Tô louco com essas trufas, e também com a frutificação, que parece ser bem difícil.

Boa sorte! 🧚‍♂️
Obrigada!!! Da onde você é? Se não tiver sucesso com as trufas posso te arrumar uma CL.
Minhas réplicas ficaram bem bonitas :)
 
Lembro que trocas e doações só no Compartilhando & Trocando.
 
Bacana de mais @Shivatoga, se eu não conseguir, quero sim, aí a gente conversa!

O micélio do P. Galindoi é um pouco diferente, no Ágar ele parece ser mais "enfraquecido". Mas vou tentando aqui. Não deixa de atualizar o diário hehe! 🧚‍♂️
 
Parabéns por começar os cultivos.

Os 6 copos PF Tek começaram a apresentar um micelio ralo somente hoje 9 dias

Nada demais. A eclosão pode demorar bastante. Pode ficar de boa. É até bom sinal, já que contaminantes espalham do dia pra noite.

Quando inoculei eles dei uma agitada em seguida para espalhar o micelio. Teria isso retardado o crescimento?

Pelo contrário. Se balança o milho pra acelerar.
 
ATUALIZAÇÃO - 09/08
(por algum motivo não estou conseguindo editar o post)

Enquanto espero a colonização tenho lido mais a respeito dessa strain em fóruns gringos e aprendi muitas coisas. O psilocybe galindoi é uma espécie difícil de frutificar, mas até rola fazendo casing com alguns cuidados adicionais. Porém, vou deixar os grãos dentro dos potes para gerar as esclerótias (trufas magicas). Elas podem ser colhidas ao longo de um período de 12 meses, é só deixar na incubação, elas são geradas in vitro o que acaba diminuindo uma etapa no processo não necessitando de terrário nem nada do tipo. 1g de trufa fresca = 2g de cubensis frescos. Isso porque a trufa fresca tem uma porcentagem maior de matéria.
Pelo que vi também não compensa colher as trufas e desidratá-las já que elas podem ser colhidas na hora do consumo, e por sua vez elas desidratadas possuem 2/3 da potencia do cubensis. Então o negócio é deixar ela la quietinha e colher quando for usar. Pelo que li também quanto mais tempo elas ficam in vitro maior a potencia.
Também entendi que a melhor forma de cultivar essa strain é com os grãos. PF tek não dá muito certo não. Fiz duas vezes e nas duas aparentemente estavam contaminados. Poréeeeeem, quando abri os copos que aparentavam estar contaminados eles não tinham nenhum cheiro anormal, fiquei até com dó de enterrar eles no vaso de plantas. Mas, já tinha aberto então fiz isso. Depois li no forum que o micélio dessa strain é diferente mesmo, ele tem aparencia mais "ralinho", e por sua vez pode ser de várias cores! Amarelo, laranja, marrom... ou seja, pode ser que descartei copos que estavam saudaveis achando que estavam contaminados tomando como base o micélio do cubensis.
Erros de iniciante, mas estou aprendendo todo dia um pouquinho.

Hoje também tenho alguns potes com centeio para inocular. Fiz todo o processo seguindo o tutorial aqui do fórum: Tutorial - Um guia abrangente de cultivo de esclerotias - a partir de carimbo até carimbo (VER 1.0)

E após 21 dias os potes com milho estão assim:
IMG_20200808_230723743.jpgIMG_20200808_230805388.jpgIMG_20200808_230812732.jpg

nenhum sinal de contaminantes o que me deixou muito feliz por ser minha primeira vez, depois de ler que o milho é meio dificil de trabalhar.
Estou muito feliz com o progresso. Porém eles vão ficar guardadinhos por alguns meses até colher as trufas.
Talvez eu tente frutificar um pra ver no que dá.
 
Última edição:
Bom dia irmão. Um grande desafio para qualquer cultivador! Estou com muita esperança de que tudo irá dar certo. Espero conseguir um carimbo/ cultura sua dessa strain e, quem sabe trocar com vc um azurescens que está vindo da Espanha nesse momento 🙏
Grande abraço irmão! Parabéns pela iniciativa.
 
Bom dia irmão. Um grande desafio para qualquer cultivador! Estou com muita esperança de que tudo irá dar certo. Espero conseguir um carimbo/ cultura sua dessa strain e, quem sabe trocar com vc um azurescens que está vindo da Espanha nesse momento 🙏
Grande abraço irmão! Parabéns pela iniciativa.

Bom dia!! Tem sido mesmo um grande desafio, fiquei um pouco decepcionada com as primeiras que derem errado mas até agora está correndo tudo bem 🥳
Opa, um adm me disse que tem o tópico compartilhando e trocando. Tenho culturas dela aqui, trocaria com todo prazer!! Podemos entrar em contato posteriormente.
Grande abraço e obrigada!!
 
Bom dia!! Tem sido mesmo um grande desafio, fiquei um pouco decepcionada com as primeiras que derem errado mas até agora está correndo tudo bem 🥳
Opa, um adm me disse que tem o tópico compartilhando e trocando. Tenho culturas dela aqui, trocaria com todo prazer!! Podemos entrar em contato posteriormente.
Grande abraço e obrigada!!
Assim que vc tiver acesso por favor me contate! Hehe vamos fazer esse intercâmbio.
 
ATUALIZAÇÃO 31/08

Salve galera, bad news :(
Todos os potes de milho contaminaram já nos estágios finais de incubação, quando abri a incubadora estava um cheiro horrível e eu joguei tudo fora com pote e tudo, limpei a incubadora toda e passei álcool e lisoform porém o cheiro ficou impregnado e parece que ainda consigo sentir um pouco :sick:
O pote que estava mais avançado eu fiz um casing bem meia boca sem mtas expectativas só pra ver no que da. Usei somente vermiculita e o spawn.
Colonizou bastante já a superfície, tô estudando aqui como vou aniversariar pra ver se frutifica.

Eu continuo na minha saga:
PF Tek - possivelmente contaminado.
Milho - contaminado
Centeio - em andamento


No dia 09/08 eu preparei potes com centeio para inocular essa strain, numa última tentativa. Se o centeio contaminar quer dizer que a contaminação está na cultura liquida apesar de não aparentar. Serei obrigada a descartar e parar por aqui.

Estou cultivando cubensis b+ também e estou conseguindo fazer alguns comparativos, até fiz uma CL dele a partir de uns carimbos que eu confeccionei. Mas fica pra outro post.

Hoje 31/08 - 22 dias depois o maior pote e mais avançado está assim:

IMG-20200831-WA0011.jpg
E ao invez de usar papel alumínio eu usei filtro de café para tampar os potes. Pensando mais na questão do respiro, sei que não é o mais adequado mas por enquanto tem funcionado.
IMG-20200831-WA0007.jpg

É isso, está quase 100% colonizado, mas não consegui notar nenhuma formação de esclerotia ainda. Acho que só começam a se formar provavelmente depois de colonizar o spawn completamente.
Se as esclerotias aparecerem volto aqui com fotos.

Outra dúvida que não tem a ver com cultivo.
Existe alguma forma de contribuir com o fórum sem ser por meio de cartão de crédito? Tentei com o cartão de outra pessoa no paypal e dá algum erro na finalização e não consta nada, tentei doar 4x, mas retornava para a tela inicial e não mostrava se estava concluído, será pela diferença na titularidade?...
Pelo PagSeguro ainda não tentei pois não possuo conta, é por meio de crédito também?
Porque eu não possuo cartão de crédito. Não uso.
É preciso ser um contribuidor para ter acesso ao compartilhando e trocando, né?

Grata!!
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO 31/08

Salve galera, bad news :(
Todos os potes de milho contaminaram já nos estágios finais de incubação, quando abri a incubadora estava um cheiro horrível e eu joguei tudo fora com pote e tudo, limpei a incubadora toda e passei álcool e lisoform porém o cheiro ficou impregnado e parece que ainda consigo sentir um pouco :sick:
O pote que estava mais avançado eu fiz um casing bem meia boca sem mtas expectativas só pra ver no que da. Usei somente vermiculita e o spawn.
Colonizou bastante já a superfície, tô estudando aqui como vou aniversariar pra ver se frutifica.

Eu continuo na minha saga:
PF Tek - possivelmente contaminado.
Milho - contaminado
Centeio - em andamento


No dia 09/08 eu preparei potes com centeio para inocular essa strain, numa última tentativa. Se o centeio contaminar quer dizer que a contaminação está na cultura liquida apesar de não aparentar. Serei obrigada a descartar e parar por aqui.

Estou cultivando cubensis b+ também e estou conseguindo fazer alguns comparativos, até fiz uma CL dele a partir de uns carimbos que eu confeccionei. Mas fica pra outro post.

Hoje 31/08 - 22 dias depois o maior pote e mais avançado está assim:

View attachment 117826
E ao invez de usar papel alumínio eu usei filtro de café para tampar os potes. Pensando mais na questão do respiro, sei que não é o mais adequado mas por enquanto tem funcionado.
View attachment 117827

É isso, está quase 100% colonizado, mas não consegui notar nenhuma formação de esclerotia ainda. Acho que só começam a se formar provavelmente depois de colonizar o spawn completamente.
Se as esclerotias aparecerem volto aqui com fotos.

Outra dúvida que não tem a ver com cultivo.
Existe alguma forma de contribuir com o fórum sem ser por meio de cartão de crédito? Tentei com o cartão de outra pessoa no paypal e dá algum erro na finalização e não consta nada, tentei doar 4x, mas retornava para a tela inicial e não mostrava se estava concluído, será pela diferença na titularidade?...
Pelo PagSeguro ainda não tentei pois não possuo conta, é por meio de crédito também?
Porque eu não possuo cartão de crédito. Não uso.
É preciso ser um contribuidor para ter acesso ao compartilhando e trocando, né?

Grata!!
Boa tarde Shiva! Ainda bem que sobrou um pote rsrs. Seria legal tentar fazer uma cultura liquida pra multiplicar esse micélio, até pra verificar contaminantes antes de inocular. Minha vontade é de pagar pra vc se tornar contribuidor pq tô de olho nessa strain rsrs. Grande abraço.
 
Existe alguma forma de contribuir com o fórum sem ser por meio de cartão de crédito?

Sim, @Shivatoga, você pode doar via boleto através da opção do PagSeguro (na página inicial do fórum) sem precisar ter cadastro. Lá onde preenche o valor a ser doado tem a opção "não tenho cadastro", e depois uma opção "boleto" entre as formas de pagamento.
 
@Shivatoga Hey hermana! Quero te convidar para a união|grupo de minas que cultivam no wpp. La ensinamos e aprendemos cultivar, uma com as outras.
 
Back
Top