Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo P. Galindoi - As trufas psicodélicas

Diário de cultivo completo.
Saudações Txais!

Recebi uma CL do grande Txai @Tckesko há alguns meses que estava guardada em minha geladeira e quis aproveitar o outono para lidar com essa CEPA.

Strain: P. Galindoi
Substrato: Pftek Padrão
Temp. de Incubação 25º

Preparo do Spawn:
Estava sem centeio ou qualquer outro grão, então resolvi usar a receita PFtek padrão mesmo. Acho que não preciso explicar passo a passo, pois a única coisa que eu faço diferente é triturar bem o arroz integral até virar pó e uso uma vermiculita bem grossa para não empapar.

Noto que quando os grãos de arroz ficam inteiros, o trichoderma sai de dentro deles. A água eu coloco a olho, vou colocando até sentir o substrato bem úmido.

Inoculação:
Tinha cerca de uns 4 a 5ml de CL, inoculei pouco em apenas dois potes de 500ML. Cerca de 5 furos por pote, todos os potes enrolados em plastico filme.

Incubação:
Tenho uma caixa de isopor de 70L, toda revestida de papel contact transparente para facilidade na higienização. Temperatura mantida entre 24º a 28º. O micélio apareceu bem rápido, em 20 dias o pote está quase todo tomado.

Já são elas?

11118515_10205656356241126_594235401_n.jpg

Não estava esperando formação de trufas neste momento da incubação... Ainda na dúvida se são elas! Mas estou acompanhando de perto.

Um abraço!!!

Hauxx
 
Última edição:
Não estava esperando formação de trufas já neste momento da incubação... Ainda na dúvida se são elas!
Sim, são trufas!, aparentemente diferentes do tampanensis. A partir do 14 dia ou antes mesmo disso já é possível visualizar pequenas formações parecendo pontos brancos de micélio mais denso. Isso é um sinal de que seus potes estão com boa troca gasosa, foram selados com filme PVC?
 
Última edição:
Outro dia eu tentei um cultivo de galindoi em subs de centeio, mas infelizmente contaminou, e acabou a cl que tinha. Torcendo pras suas trufas virem lindas e fortes!
 
Sim, são trufas!, aparentemente diferentes do tampanensis. A partir do 14 dia ou antes mesmo disso já é possível visualizar pequenas formações parecendo pontos brancos de micélio mais denso. Isso é um sinal de que seus potes estão com boa troca gasosa, foram selados com filme PVC?

Sim, deixei os furos abertos e selei com plastico Pvc.
 
Somente para atualizar meus amigos Txais!

Ambos os potes estão com 90% de colonização, o pote principal que gerou a trufa está enrolado em papel alumínio para não pegar nenhuma luz.

Agora estou estudando formas de colocar para frutificar... andei lendo alguns diarios daqui e outros de fora, mas ainda estou decidindo qual o melhor caminho.

Dúvidas serão bem vindas.

Hauxx
 
Agora estou estudando formas de colocar para frutificar... andei lendo alguns diarios daqui e outros de fora, mas ainda estou decidindo qual o melhor caminho.
Na minha experiencia ótimos resultados foram obtidos com PF apenas abrindo a tampa e sem sacar do pote. Embora eu tenha frutificado de varias outras formas a citada acima foi satisfatória. Leve em consideração que micélios que produzem trufas são totalmente diferente de um cubensis por exemplo, eles expandem dentro dos potes o que se torna um problema para sacar-los acabando por estressar muito o micélio ou ter que fragmentar-lo. Choque mecânicos podem fazer com que os frutos venham diminutos. Não se Preocupe com a formação de trufas elas também parecem sustentarem os frutos.
 
Última edição:
Eu estava pensando em fazer um Bulk com Pó de coco + Vermiculita, li em um forum que eles gostam muito de po de coco, e abraçam forte o substrato.

E depois colocar para frutificar...

Será?
 
Eu estava pensando em fazer um Bulk com Pó de coco + Vermiculita, li em um forum que eles gostam muito de po de coco, e abraçam forte o substrato.

E depois colocar para frutificar...

Será?
Estou com um bulk frutificando feito com 1,3L PF + apenas pó de coco na camada de cobertura e te digo que se for fazer isso faça uma camada bem fina. Por segurança frutifique pelo menos uns 2 potes como citei acima em um terrário com perlita, mas fique atento ao selo de vermiculita que não pode ser espesso, porem se o micelio já estiver na superfície não precisara se preocupar com isso.
 
Última edição:
Olá!

Fotos atualizadas...

78723-69a4b846c71e33323c0df2f931e0bd84.jpg

78724-a396e15cd68b0450d4a79636039ec716.jpg

Ambos os potes estão próximos de 100%, vou esperar mais uma semana e começar a trabalhar com a frutificação de uma dos potes.

Um abraço.
 

Anexos

  • Galindoi 2.JPG
    Galindoi 2.JPG
    62.9 KB · Visualizações: 154
  • Galindoi.JPG
    Galindoi.JPG
    52.8 KB · Visualizações: 164
Que pedra grande em tão pouco tempo! você acha que essa cultura veio de um clone?

As trufas vão sugando a umidade do meio e na maioria das vezes estagnam por isso. Tive potes PP de 500ml que produziram aproximadamente 30g frescas em 2 meses e quando fui colher percebi que o bolo estava praticamente seco. Ainda não testei se as trufas resistem ao dunk e se após isso continuam crescendo.
 
Alguma novidade @Mantus?

Show de bola essa tua cabine de cultivo, você mesmo que fez? Poderia compartilhar mais detalhes da estrutura?
78579-42a3c438e33e66a9e6da6b735d2687cf.jpg
 
Back
Top