Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

• Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Os níveis de intensidade da experiência

marcosbj

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/01/2005
36
71
Os níveis de intensidade

Esse é um guia para sabermos o nível de nossas viagens. Traduzi do site www.shroomery.com e adaptei algumas coisas. Esse é um guia bastante usado por ai e é bom para quando relatarmos nossas viagens, sabermos sua intensidade. Os níveis são:

:seta: Nível 1

Este nível produz um leve efeito entorpecente, com algumas mudanças no campo visual (como cores mais brilhantes, vivas). Algumas anomalias na memória a curto prazo podem ser percebidas. A comunicação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro é alterada, fazendo a música soar mais "extensa".

:seta: Nível 2

Cores vivas e efeitos visuais (as coisas começam a se mexer e a "respirar"). Alguns padrões visuais em 2D ficam aparentes quando os olhos estão fechados. Pensamento confuso, reminiscênte, rápido. A mudança da memória a curto prazo leva à distrações com os efeitos visuais em 2D. Um grande aumento da criatividade se torna aparente tão logo que o "filtro natural" do cérebro é ultrapassado.

:seta: Nível 3

Efeitos visuais bastante óbvios, com objetos dando a impressão de que são curvos. Alguns padrões visuais e efeitos de caleidoscópio podem ser observados em paredes e rostos de outros. Algumas alucinações medianas, como um "rio flutuando no carpete" ou superfícies aperoladas. Alucinações de olhos fechados se tornam tri-dimensionais. Confusão nos sentidos é notada ("ver" sons como cores, etc.). Distorções no tempo e "momentos de eternidade".

:seta: Nível 4

Fortes alucinações, como objetos se transformando e morfando em outros objetos. Destruição ou ruptura do ego ("coisas" começam a conversar e sentimentos contraditórios são sentidos). Perda parcial da realidade. O tempo se torna sem significado. Experiências fora do corpo e mistura completa dos sentidos.

:seta: Nível 5

Total perda da conexão visual com a realidade. Os sentidos param de funcionar na maneira usual. Total morte do ego. O ser se fundi, almaga com o espaço, objetos ou com o universo. A perda da realidade se torna tão severa que explicações não são mais necessárias. Os outros níveis são relativamente fáceis de se explicar em termos quantitativos na mudança de percepção e padrões de pensamentos. Este nível é tão diferente dos demais que o universo no qual as coisas são normalmente percebidas não mais existe. Iluminação Satorini, Nirvana ou outros rótulos.

(o original: http://www.shroomery.com/index/par/11 )

O L'Espirit Libre traduziu de outra forma (valeu cara). Em suas próprias palavras:

Minha tradução, sem adaptações:

Retirado de www.shroomery.org

Nível 1

Este nível causa suave sensação de "peso"(como petrificação), com algum aumento da capacidade visual( ex: cores mais brilhantes, etc). Pequena alteração na memória. A comunicação entre o lado esquerdo e direito do cérebro muda, fazendo com que sons pareçam "vastos".

Nível 2

Cores brilhando e algum efeito visual(ex: coisas começam a se mover e respirar), padrões diversos de imagens tornam-se claros fechando-se os olhos. Pensamentos confusos ou lembranças. Alteração da memória causando pensamentos distrativos ou perturbadores. Grande aumento da criatividade, o filtro natural do cérebro é rompido.

Nível 3

Visuais bastante nítidos, tudo parece curvado e/ou deformado e caleidoscópios são vistos em paredes, faces, etc. Algumas suaves alucinações como rios flutuando em madeira esfacelada ou superfícies madre-pérola. As alucinações de olhos fechados são em 3d. Confusão dos sentidos(ex: ver sons como se fossem cores, etc). Distorção da noção de tempo e "momentos de eternidade".

Nível 4

Fortes alucinações, como objetos metamorfoseando em outros. Destruição ou partilhação do ego. As coisas começam a conversar com você ou você acredita estar tendo sensações e sentimentos contraditórios simultaneamente. Alguma perda do contato com a realidade cotiadiana. O tempo parece sem sentido. Acontecem experiências fora do corpo e fenômenos do tipo "e.s.p". Mistura dos sentidos.

Nível 5

Total perda da conexão visual com a realidade. Os sentidos deixam totalmente de funcionar da forma cotidiana. Perda total do ego. Fundir-se com o espaço, outros objetos ou com o Universo. A perda de contato com a realidade é tão alta neste nível que desafia explicações. Os níveis anteriores são relativamente fáceis de explicar em termos de medição das mudanças provocadas na percepção e nos pensamentos. Este nível(5) é diferente, as coisas como elas são cotidanamente deixam de existir totalmente! Iluminação 'Satori'(e outras coisas do tipo).

Uma explicação

a "viagem'' do cogumelo é normalmente medida desta maneira. Antigamente, usava-se um sistema de 3 niveis, que se mostrou limitado. Esse novo método, com 5 níveis, facilita as coisas.

Para falar em que nivel sua viagem esteve, observe as caracteristicas e compare com as experiências postadas por usuários e chegue à uma conclusão. Se for necessário, pode-se dizer que foi "nível 3 com tendências a 4'''ou falar que a intensidade foi nivel 3.7 ou 2.4. Passem a adotar este método nas descrições de suas experiências, assim, no futuro, quando tivermos vários relatos, eles poderão se classificados por intensidade, como na Shroomery.....

eu nao vejo a importancia
da classificaçao da experiencias em niveis

quando vc sitou no nivel 3
imagens em caleidoscopio
isso se chama de imagens fractais

mas acho que a experiencia
é uma coisa tao pessoal
que os niveis
cada um faz o seu
claro segue mais ou menos essa risca

dependendo da forma como
vc os ingere
parece que alguns estagios sao misturados
e nao se diferenciam no tempo
como quando estava com fome
e os consum de forma liquida
batido no liquidificador
uma boa ideia
pra quem nao quer perder tempo
mas comelos é melhor
para ir poder se acostumando aos poucos
..................................................

Eu acho isso muito relativo, eu já cheguei ao nível 4 com traços do 5 ("SE" FOR SEGUIR ESSA TABELA) mais sem ter nenhum efeito alucinógeno...
Acho que isso vai DE CADA PESSOA, não vou tentar classificar o que aprendi...

se nao me engano o McKenna fez um artigo falando sobre esse assunto, uns pontos bem interessantes.

Comprei 20g e algumas pessoas comeram alguma quantidade. 2 semanas depois sugeri a um amigo que nunca tinha provado de dividirmos o que sobrou. Achei que não tinha mais de 10g e como sempre comi 5g e estava acostumada, achei que seria tranquilo. Era noite e estávamos em casa. Começamos rindo e ficando mole. De repentente Começamos a ver os pixels da TV e os movimentos eram percebidos em câmera lenta. Começamos a esquecer porque estávamos naquele lugar. Meu amigo começou a pergunta para o 3o amigo, que não comeu e foi só dar oi, como diminuir a onda porque não estava mais confortável. O 3o sugeriu que meu amigo entrasse embaixo do chuveiro. Este deitou embaixo da água um tempo, depois foi molhado sentar no sofá. Eu não conseguia mais me expressar verbalmente, nem sabia por que estava ali e a vida perdera o sentido. Meu amigo acordou no sofá algumas vezes, em todas perguntando por que estava molhado. O 3o começou a perguntar várias informações pessoais pra ver se o amigo estava voltando a si. Depois que a onda passou, meu amigo revelou que achou que o 3o fosse deus, pois não o reconhecia e não entendia como sabia todas aquelas informações pessoais sobre ele. Também disse achar que estava preso numa outra dimensão por achava que dormia num dia e acordava no outro dia e estava sempre preso no mesmo lugar. Enfim. Vocês me digam qual foi o nível porque eu não sei! 🤣

Comprei 20g e algumas pessoas comeram alguma quantidade. 2 semanas depois sugeri a um amigo que nunca tinha provado de dividirmos o que sobrou. Achei que não tinha mais de 10g e como sempre comi 5g e estava acostumada, achei que seria tranquilo. Era noite e estávamos em casa. Começamos rindo e ficando mole. De repentente Começamos a ver os pixels da TV e os movimentos eram percebidos em câmera lenta. Começamos a esquecer porque estávamos naquele lugar. Meu amigo começou a pergunta para o 3o amigo, que não comeu e foi só dar oi, como diminuir a onda porque não estava mais confortável. O 3o sugeriu que meu amigo entrasse embaixo do chuveiro. Este deitou embaixo da água um tempo, depois foi molhado sentar no sofá. Eu não conseguia mais me expressar verbalmente, nem sabia por que estava ali e a vida perdera o sentido. Meu amigo acordou no sofá algumas vezes, em todas perguntando por que estava molhado. O 3o começou a perguntar várias informações pessoais pra ver se o amigo estava voltando a si. Depois que a onda passou, meu amigo revelou que achou que o 3o fosse deus, pois não o reconhecia e não entendia como sabia todas aquelas informações pessoais sobre ele. Também disse achar que estava preso numa outra dimensão por achava que dormia num dia e acordava no outro dia e estava sempre preso no mesmo lugar. Enfim. Vocês me digam qual foi o nível porque eu não sei! 🤣

Acho que vcs ultrapassaram a tabela ali

Back