Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Os níveis de intensidade da experiência

marcosbj

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/01/2005
36
71
Os níveis de intensidade

Esse é um guia para sabermos o nível de nossas viagens. Traduzi do site www.shroomery.com e adaptei algumas coisas. Esse é um guia bastante usado por ai e é bom para quando relatarmos nossas viagens, sabermos sua intensidade. Os níveis são:


:seta: Nível 1

Este nível produz um leve efeito entorpecente, com algumas mudanças no campo visual (como cores mais brilhantes, vivas). Algumas anomalias na memória a curto prazo podem ser percebidas. A comunicação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro é alterada, fazendo a música soar mais "extensa".

:seta: Nível 2

Cores vivas e efeitos visuais (as coisas começam a se mexer e a "respirar"). Alguns padrões visuais em 2D ficam aparentes quando os olhos estão fechados. Pensamento confuso, reminiscênte, rápido. A mudança da memória a curto prazo leva à distrações com os efeitos visuais em 2D. Um grande aumento da criatividade se torna aparente tão logo que o "filtro natural" do cérebro é ultrapassado.

:seta: Nível 3

Efeitos visuais bastante óbvios, com objetos dando a impressão de que são curvos. Alguns padrões visuais e efeitos de caleidoscópio podem ser observados em paredes e rostos de outros. Algumas alucinações medianas, como um "rio flutuando no carpete" ou superfícies aperoladas. Alucinações de olhos fechados se tornam tri-dimensionais. Confusão nos sentidos é notada ("ver" sons como cores, etc.). Distorções no tempo e "momentos de eternidade".

:seta: Nível 4

Fortes alucinações, como objetos se transformando e morfando em outros objetos. Destruição ou ruptura do ego ("coisas" começam a conversar e sentimentos contraditórios são sentidos). Perda parcial da realidade. O tempo se torna sem significado. Experiências fora do corpo e mistura completa dos sentidos.

:seta: Nível 5

Total perda da conexão visual com a realidade. Os sentidos param de funcionar na maneira usual. Total morte do ego. O ser se fundi, almaga com o espaço, objetos ou com o universo. A perda da realidade se torna tão severa que explicações não são mais necessárias. Os outros níveis são relativamente fáceis de se explicar em termos quantitativos na mudança de percepção e padrões de pensamentos. Este nível é tão diferente dos demais que o universo no qual as coisas são normalmente percebidas não mais existe. Iluminação Satorini, Nirvana ou outros rótulos.

(o original: http://www.shroomery.com/index/par/11 )

O L'Espirit Libre traduziu de outra forma (valeu cara). Em suas próprias palavras:

Minha tradução, sem adaptações:

Retirado de www.shroomery.org

Nível 1

Este nível causa suave sensação de "peso"(como petrificação), com algum aumento da capacidade visual( ex: cores mais brilhantes, etc). Pequena alteração na memória. A comunicação entre o lado esquerdo e direito do cérebro muda, fazendo com que sons pareçam "vastos".


Nível 2

Cores brilhando e algum efeito visual(ex: coisas começam a se mover e respirar), padrões diversos de imagens tornam-se claros fechando-se os olhos. Pensamentos confusos ou lembranças. Alteração da memória causando pensamentos distrativos ou perturbadores. Grande aumento da criatividade, o filtro natural do cérebro é rompido.


Nível 3

Visuais bastante nítidos, tudo parece curvado e/ou deformado e caleidoscópios são vistos em paredes, faces, etc. Algumas suaves alucinações como rios flutuando em madeira esfacelada ou superfícies madre-pérola. As alucinações de olhos fechados são em 3d. Confusão dos sentidos(ex: ver sons como se fossem cores, etc). Distorção da noção de tempo e "momentos de eternidade".


Nível 4

Fortes alucinações, como objetos metamorfoseando em outros. Destruição ou partilhação do ego. As coisas começam a conversar com você ou você acredita estar tendo sensações e sentimentos contraditórios simultaneamente. Alguma perda do contato com a realidade cotiadiana. O tempo parece sem sentido. Acontecem experiências fora do corpo e fenômenos do tipo "e.s.p". Mistura dos sentidos.


Nível 5

Total perda da conexão visual com a realidade. Os sentidos deixam totalmente de funcionar da forma cotidiana. Perda total do ego. Fundir-se com o espaço, outros objetos ou com o Universo. A perda de contato com a realidade é tão alta neste nível que desafia explicações. Os níveis anteriores são relativamente fáceis de explicar em termos de medição das mudanças provocadas na percepção e nos pensamentos. Este nível(5) é diferente, as coisas como elas são cotidanamente deixam de existir totalmente! Iluminação 'Satori'(e outras coisas do tipo).


Uma explicação

a "viagem'' do cogumelo é normalmente medida desta maneira. Antigamente, usava-se um sistema de 3 niveis, que se mostrou limitado. Esse novo método, com 5 níveis, facilita as coisas.

Para falar em que nivel sua viagem esteve, observe as caracteristicas e compare com as experiências postadas por usuários e chegue à uma conclusão. Se for necessário, pode-se dizer que foi "nível 3 com tendências a 4'''ou falar que a intensidade foi nivel 3.7 ou 2.4. Passem a adotar este método nas descrições de suas experiências, assim, no futuro, quando tivermos vários relatos, eles poderão se classificados por intensidade, como na Shroomery.....
 
eu nao vejo a importancia
da classificaçao da experiencias em niveis

quando vc sitou no nivel 3
imagens em caleidoscopio
isso se chama de imagens fractais


mas acho que a experiencia
é uma coisa tao pessoal
que os niveis
cada um faz o seu
claro segue mais ou menos essa risca

dependendo da forma como
vc os ingere
parece que alguns estagios sao misturados
e nao se diferenciam no tempo
como quando estava com fome
e os consum de forma liquida
batido no liquidificador
uma boa ideia
pra quem nao quer perder tempo
mas comelos é melhor
para ir poder se acostumando aos poucos
..................................................
 
Eu acho isso muito relativo, eu já cheguei ao nível 4 com traços do 5 ("SE" FOR SEGUIR ESSA TABELA) mais sem ter nenhum efeito alucinógeno...
Acho que isso vai DE CADA PESSOA, não vou tentar classificar o que aprendi...
 
se nao me engano o McKenna fez um artigo falando sobre esse assunto, uns pontos bem interessantes.
 
Back
Top