• Aqui contém tópicos de discussões automaticamente criados para os artigos que são enviados a nossa biblioteca. Para exibir o artigo, clique na aba "overview" dentro de cada tópico. Se você prefere navegar pelos artigos e não pelas suas discussões, acesse a biblioteca aqui. Ou clicando na aba "Biblioteca" em nosso menu principal.

Os níveis de intensidade da experiência

marcosbj

Cogumelo maduro
Membro Novo
Os níveis de intensidade

Esse é um guia para sabermos o nível de nossas viagens. Traduzi do site www.shroomery.com e adaptei algumas coisas. Esse é um guia bastante usado por ai e é bom para quando relatarmos nossas viagens, sabermos sua intensidade. Os níveis são:


:seta: Nível 1

Este nível produz um leve efeito entorpecente, com algumas mudanças no campo visual (como cores mais brilhantes, vivas). Algumas anomalias na memória a curto prazo podem ser percebidas. A comunicação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro é alterada, fazendo a música soar mais "extensa".

:seta: Nível 2

Cores vivas e efeitos visuais (as coisas começam a se mexer e a "respirar"). Alguns padrões visuais em 2D ficam aparentes quando os olhos estão fechados. Pensamento confuso, reminiscênte, rápido. A mudança da memória a curto prazo leva à distrações com os efeitos visuais em 2D. Um grande aumento da criatividade se torna aparente tão logo que o "filtro natural" do cérebro é ultrapassado.

:seta: Nível 3

Efeitos visuais bastante óbvios, com objetos dando a impressão de que são curvos. Alguns padrões visuais e efeitos de caleidoscópio podem ser observados em paredes e rostos de outros. Algumas alucinações medianas, como um "rio flutuando no carpete" ou superfícies aperoladas. Alucinações de olhos fechados se tornam tri-dimensionais. Confusão nos sentidos é notada ("ver" sons como cores, etc.). Distorções no tempo e "momentos de eternidade".

:seta: Nível 4

Fortes alucinações, como objetos se transformando e morfando em outros objetos. Destruição ou ruptura do ego ("coisas" começam a conversar e sentimentos contraditórios são sentidos). Perda parcial da realidade. O tempo se torna sem significado. Experiências fora do corpo e mistura completa dos sentidos.

:seta: Nível 5

Total perda da conexão visual com a realidade. Os sentidos param de funcionar na maneira usual. Total morte do ego. O ser se fundi, almaga com o espaço, objetos ou com o universo. A perda da realidade se torna tão severa que explicações não são mais necessárias. Os outros níveis são relativamente fáceis de se explicar em termos quantitativos na mudança de percepção e padrões de pensamentos. Este nível é tão diferente dos demais que o universo no qual as coisas são normalmente percebidas não mais existe. Iluminação Satorini, Nirvana ou outros rótulos.

(o original: http://www.shroomery.com/index/par/11 )

O L'Espirit Libre traduziu de outra forma (valeu cara). Em suas próprias palavras:

Minha tradução, sem adaptações:

Retirado de www.shroomery.org

Nível 1

Este nível causa suave sensação de "peso"(como petrificação), com algum aumento da capacidade visual( ex: cores mais brilhantes, etc). Pequena alteração na memória. A comunicação entre o lado esquerdo e direito do cérebro muda, fazendo com que sons pareçam "vastos".


Nível 2

Cores brilhando e algum efeito visual(ex: coisas começam a se mover e respirar), padrões diversos de imagens tornam-se claros fechando-se os olhos. Pensamentos confusos ou lembranças. Alteração da memória causando pensamentos distrativos ou perturbadores. Grande aumento da criatividade, o filtro natural do cérebro é rompido.


Nível 3

Visuais bastante nítidos, tudo parece curvado e/ou deformado e caleidoscópios são vistos em paredes, faces, etc. Algumas suaves alucinações como rios flutuando em madeira esfacelada ou superfícies madre-pérola. As alucinações de olhos fechados são em 3d. Confusão dos sentidos(ex: ver sons como se fossem cores, etc). Distorção da noção de tempo e "momentos de eternidade".


Nível 4

Fortes alucinações, como objetos metamorfoseando em outros. Destruição ou partilhação do ego. As coisas começam a conversar com você ou você acredita estar tendo sensações e sentimentos contraditórios simultaneamente. Alguma perda do contato com a realidade cotiadiana. O tempo parece sem sentido. Acontecem experiências fora do corpo e fenômenos do tipo "e.s.p". Mistura dos sentidos.


Nível 5

Total perda da conexão visual com a realidade. Os sentidos deixam totalmente de funcionar da forma cotidiana. Perda total do ego. Fundir-se com o espaço, outros objetos ou com o Universo. A perda de contato com a realidade é tão alta neste nível que desafia explicações. Os níveis anteriores são relativamente fáceis de explicar em termos de medição das mudanças provocadas na percepção e nos pensamentos. Este nível(5) é diferente, as coisas como elas são cotidanamente deixam de existir totalmente! Iluminação 'Satori'(e outras coisas do tipo).

Uma explicação

a "viagem'' do cogumelo é normalmente medida desta maneira. Antigamente, usava-se um sistema de 3 niveis, que se mostrou limitado. Esse novo método, com 5 níveis, facilita as coisas.

Para falar em que nivel sua viagem esteve, observe as caracteristicas e compare com as experiências postadas por usuários e chegue à uma conclusão. Se for necessário, pode-se dizer que foi "nível 3 com tendências a 4'''ou falar que a intensidade foi nivel 3.7 ou 2.4. Passem a adotar este método nas descrições de suas experiências, assim, no futuro, quando tivermos vários relatos, eles poderão se classificados por intensidade, como na Shroomery.....
 

loucumelos

Cogumelo maduro
Membro Ativo
eu nao vejo a importancia
da classificaçao da experiencias em niveis

quando vc sitou no nivel 3
imagens em caleidoscopio
isso se chama de imagens fractais


mas acho que a experiencia
é uma coisa tao pessoal
que os niveis
cada um faz o seu
claro segue mais ou menos essa risca

dependendo da forma como
vc os ingere
parece que alguns estagios sao misturados
e nao se diferenciam no tempo
como quando estava com fome
e os consum de forma liquida
batido no liquidificador
uma boa ideia
pra quem nao quer perder tempo
mas comelos é melhor
para ir poder se acostumando aos poucos
..................................................
 

Anônimo

Primórdia
Membro Novo
Eu acho isso muito relativo, eu já cheguei ao nível 4 com traços do 5 ("SE" FOR SEGUIR ESSA TABELA) mais sem ter nenhum efeito alucinógeno...
Acho que isso vai DE CADA PESSOA, não vou tentar classificar o que aprendi...
 

tupy

★ vento sul ☆
Administrador
se nao me engano o McKenna fez um artigo falando sobre esse assunto, uns pontos bem interessantes.
 
Superior