Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Orissa India em substrato mix

Diário de cultivo problemático.
Boas cm.org!!!!!!

Agora que passei os bolos colonizados de Pink Buffalo e os cases de PESa e Burma para o terrário (https://teonanacatl.org/threads/pink-buffalo-pesa-burma.826/page-2#post-10215), resolvi fazer mais alguns bolos e dessa vez, finalmente a strain que eu tanto almejava: Orissa India.

Dessa maneira enquanto os bolos que estão no terrário vão de fluxo em fluxo esses que foram feitos hoje, 13-10-2006, colonizam tranquilamente na temperatura agradável que vem ocorrendo no aqui no sul. Miníma a noite: 18º e máxima durante o dia 31º C. No cultivo citado acima precisei "atrasar" um pouco o crescimento dos micélios dentro dos copos não incubando-os e dessa vez será praticamente igual... depois de inoculado seguirão dentro de um saco preto com entradas de ar ( cortes no saco tampado com micropore ) para assim ocorrer a troca gasosa agilizando a colonização, de certa forma.

Essa foi a forma que encotrei para que os de dentro do terrário possam atingir tranquilamente seus cinco ou seis fluxos, quem sabe mais e depois de exauridos passá-los ao out e consequentemente utilizar o terrário para os que estarão colonizados, nesse caso os Orissas e sempre mantendo estoque de cogumelos disponiveis para contatos interlunares.

Como começei esse cultivo agora postarei todos os procedimentos que estou utilizando desde o princípio pois como é sábido, eu encaderno todos os meus diários de cultivo. Por isso os resultados e as postagens virão com o tempo.

Porque Orissa India é uma das minhas preferidas strain:

Diz no guia de raças (https://teonanacatl.org/threads/guia-de-raças-strains.17/) postado por NeuroFx:
Essa strain foi originalmente encontrada no esterco de elefantes na Índia sendo uma das de maior crescimento que já vimos. Nós temos visto resultados misturados desta também. Temos visto alguns cogumelos em casings muito deformados com pobres resultados no início. E temos visto um bom número de bons casings com alguns cogumelos muito grandes e robustos. A velocidade de colonização é média, com bastante micélio rizomórfico, e a potência é extrema para um cubensis.

1º Por ter potência extrema.

2º Por ser um excelente depositante de esporos escuros e azulamento caracteristico.

3º Pela sua história cultural.


Achados em esterco de elefante na Indía!!!

Fantástico. A primeira associação que a mente humana faz com essa frase é propor que os cogus são tão grandes quanto os elefantes. É isso que eu espero.

Ganhei esse print de um amigo americano de bom coração. Na verdade foi uma troca.
Close up print orissa india 13-10-06.JPG

Tks Elfsalvation!

Pq substrato MIX?

A receita que utilizei foi quase a mesma utilizada no Multi-Strain (https://teonanacatl.org/threads/multi-strain-thai-x-mex.758/) com excessão das sementes de linhaça. As tirei devido a gosma que essas liberam dando uma compactada no substrato o que não é bom. Os igredientes foram esses:

2 Copos de arroz integral com casca moido no liquidificador;
1 Copo de Níger;
1 Copo de Aveia;
1 Copo de Vermiculita; e
* Água destilada.

Esses aqui são os itens do substrato:
substrato para Orissa India ( arroz integral c casca + niger + aveia + vermiculita) 13-10-06.JPG

Fazendo os copos

Tudo tranquilo!

Peguei o substrato moido e misturado, coloquei nos copos até a altura "faltando dois dedos" para a boca e preenchi esse espaço com vermiculita seca, fazendo assim o tão grandioso selo de vermiculita.

Tampei com um pedaço de papel alumínio adaptado para cada copo. Furei nas extremidades e cobri com micropore. Aqui eles ficaram prontos para ir para a panela de pressão.

Ficaram assim:
copos futuro orissa antes de ir p pressão 13-10-06.JPG visão de cima dos copos futuro orissa 13-10-06.JPG visao de cima dos futuros orissa antes da pressão 13-10-06.JPG

Fim para os contaminantes

Blz!

Os copos depois dos procedimentos citados acima foram para a panela de pressão as 19:00 de 13-10-2006 e ficaram até as 20:45. Simples, coloquei um pano dentro da panela para que nas vibrações no interior da panela os copos não acabem quebrando.

Para a quantidade de copos que eu fiz (7) tive de utilizar duas panelas de pressão.
disposição futuros orissa dentro da p pressão 13-10-06.JPG

Seringa

Utilizei todas as técnicas de assepcia citadas aqui, por Mauricio:

https://teonanacatl.org/threads/panela-de-água-fervendo-água-sanitária.464/#post-4017

Enquanto a panela estava na pressão eu fiz a seringa.

Coloquei para ferver uma panela com água + água sanitária by Psilo (https://teonanacatl.org/threads/panela-de-água-fervendo-água-sanitária.464/) e em outra panela coloquei apenas água e o copinho que foi utlizado para puxar a água de esporo para a seringa também a ferver.

Enquanto fervia fechei todas as janelas e portas ( peguei todos os itens antes ) para cessar as correntes de ar. Tomei banho com protex. Tudo já estava fervendo. Coloquei LUVAS.

Raspei o print para dentro do copinho e coloquei 20 ml de água destilada dentro. Mexi e puxei tudo com a seringa.

Enrolei a seringa em papel alumínio e coloquei em ziplock. Guardei dentro da geladeira para reidratar. Como os esporos são bem novos hidratarei apenas até hj 14-10-06 ás 08:00 da manhã completando apenas 12 horas de hidratação e inocularei em seguida.

A seringa ficou BEM ESCURA e olha que eu usei apenas 1/2 do print.
SERINGA orissa india Orissa 13-10-06.JPG bonita SERINGA orissa india 13-10-06.JPG escura seringa orissa india 13-10-06.JPG Orissa india 13-10-06.JPG Seringa orissa india pronto p ir p geladeira hidratar 13-10-06.JPG
 
Última edição por um moderador:
Seringa

Meus bons fluidos para esse cultivo! :pos: Parabéns, muita voracidade na colonização!
 
psilocibec disse:
Meus bons fluidos para esse cultivo! :pos: Parabéns, muita voracidade na colonização!


Opa! Certeza Psilo.

Agora é só aguardar.

:cool:

Hoje, 14-10-2006, foi o dia da inoculação. Ás 09:00 precisamente desse dia.

Peguei todos os itens para inoculação. Fitas adesivas, seringa, álcool, tesoura, papel alumínio e papel film.

Fechei o ambiente e limpei-o com Lysol. E enquanto fervia uma panela com água sanitária, tomei banho com protex 3.

Blz... Vesti as luvas e retirei os copos um a um da panela de pressão. Logo que tirava um em seguida tampava a panela de pressão. Limpei-os com papel toalha embebido em álcool.

Minha bancada para inoculação foi sob o fogão com a panela de água sanitária fervendo + o fogareiro aceso.

O fogareiro foi utilizado para Flambagem da agulha após cada picada nos copos e para o resfriamento da agulha usei um papel toalha com álcool 92%.


A parte chata é cortar as fitas todas antes e se você estiver de luvas, como eu estava o trampo fica bem mais difícil. É, esqueci de cortar as fitas antes :eek:

Fiz tudo muito rápido. Antes da inoculação as fitas adesivas já estavam todas posicionadas só bastando inocular e tampar em seguida.


Quando o copo já estava inoculado, limpei-o novamente com álc0ol 92% e vedei-os com Papel Film.

Fiz esse processo um a um dos 7 copos. Tirei da panela de pressão, tampei em seguida, limpei com álcool, coloquei as fitas, inoculei, limpei e por fim vedei.


Terminado os 7 copos, guardei 4 em um saco preto novo e os 3 restantes em outro, fechei a boca do saco com um pedaço de barbante muito bem fechado. Rotulei a embalagem e datei. Guardei-os em temperatura ambiente embaixo do meu terrário.


:cool:
 
Última edição por um moderador:
Está inoculado! Que se faça a vida!!!

Quantos ml você inoculou por copo?

Essa mistura não dá pra misturar né?
 
psilocibec disse:
Está inoculado! Que se faça a vida!!!

Quantos ml você inoculou por copo?

Essa mistura não dá pra misturar né?


Depois que a seringa estava feita fiz o seguinte:

Limpei um copo de cachaça com álcool e despejei 10 ml da seringa super-concentrada e + 10 ml de água destilada fazendo assim 2 seringas de 20 ml medianamente concentrada.

São 7 copos com 4 inoculações em cada. 0,7 ml para cada inoculção.

Foi mais ou menos a olho a concentração de cada inoculação pois sempre que eu tento olhar qto está indo da seringa a agulha acaba rasgando além da conta o papel alumínio e além disso sobrou qtdade suficiente para fazer mais 5 p. pétri para observar e fazer a comparação de evolução/dias/temperatura do Orissa para os demais que tenho em p.p. que são:

Burma, Pesa, Thai Koh Samui, Pink Buff e por fim Orissa India que não começou colonizar ainda.

O legal de sempre fazer p.p é observar a maneira como cada strain coloniza. Umas começam algodoado ( p. buff ) e outras como mãos ( Pesa ).


É isso, vamos ver no que dá!


:pos:
 
Estou muito curioso por mais informações dessa raça. è muito bom ver que nesse site tem pessoas conseguindo raças bastante exóticas como o pink bull e agora o rissa india. Parabéns colegas cultivadores.
 
Back
Top