Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O que pode estar fazendo isto?

maximus

Primórdia
Cadastrado
11/10/2012
21
23
42
Boa tarde companheiros,
Tenho uma duvida, no meu primeiro print que recebi, fiz 5 seringas,
No meu primeiro contato, fiz os bolos, que não consegui manter a umidade e acabaram morrendo.
No segundo, depois de colocar a perlita, foram perfeitos um tamanho grandinho, e um chapel carnudinho (só teve um com um fenótipo esquisito,ver aqui)
No terceiro e atual cultivo, estou tentando com casing, 50%vermiculita, 50% fibra de coco,
e pensava que estava todo ok com uma quantidade elevada de pins, só que agora que o fruto está amadurecendo, vejo que o fenotipo parace ser todo diferente dos primeiros (estilpe magrela, alto, com um chapeu pequeno, e encorvado para cima, quase que nao da para ver o anel) e queria saber que fatores podem ter influenciado a tal acontecimento (já que parece ser que os treis casing no mesmo terrário, estão com as mesmas caraterísticas):

as seringas levam como 6 meses na geladeira, sera que as esporas estão começando morrer?
pode ser que não consegui corrigir o suficiente o PH no casing?
Poderia ser efeito de estar com uma umidade por cima de 90%

Ou todos esses meus palpites não tem anda a ver, e é outro motivo!

Agradeceria trocar informações com as experiencias de vocês.
R0013556.JPG
 
só que agora que o fruto está amadurecendo, vejo que o fenotipo parace ser todo diferente dos primeiros (estilpe magrela, alto, com um chapeu pequeno, e encorvado para cima, quase que nao da para ver o anel)


Não é simples manter o fenótipo fixo. E para mim os cogumelos parecem bem. Que strain é?

Mande mais fotos, mais próximas, iluminadas, para avaliarmos melhor.
 
Tente mudar o substrato que está inoculando, se for arroz troque para milho ou centeio.
Cultivos sucessivos com o mesmo substrato enfraquecem a strain, mais ainda se a inoculação é feita com seringa de multi-esporos.
 
O substrato usado nesse caso foi farelho de arroz (arroz e a casca do arroz triturado junto), no caso dos bolos era o mesmo substrato. (só que todos sao do mesmo print)
Estou anexando novas fotos com mais qualidade, para ver se tem algum indicio do que pode estar acontecendo.

Uma outra possivel causa, será que está faltando mais troca de ar?
Como guia do visual aproximado que deveria ter seria do banco profungos link da strain
IMG_1172.JPGIMG_1175.JPGIMG_1177.JPG
 
Não vejo nada de errado com seu cultivo amigo, talvez algum detalhe pode estar desajustado, porem os frutos estão ae, e bem bonitos por sinal :)
 
Ontem fiz a minha primeira coleita do casing, e como eu já estava suspeitando todos os cogumelos saíram bem diferentes que saíram dos bolos (ambos mesmo print, e inoculação multi esporos) Porem parece que nessa tentativa todos os cogumelos estão bem diferentes do primeiro fenotipo, algo está acontecendo... eles estão anêmicos... rsrsrs

Eu entenderia que em bolos, casing com inoculação multi esporos sempre vão sair aberrações ou diferentes, porem no meu caso:

Na primeira inoculação, saíram uns cogumelos grandes bonitos. (todos com excepção de um)
Na segunda inoculação, mesmo print, saíram todos esquisitos, por isso suspeito que é alguma coisa que aconteceu com as esporas (não sei, frio de mais na geladeira, tempo de mais guardados) ou alguma coisa do médio (falta de ar, umidade...)
a alguém já lhe aconteceu algo similar? ou suspeita o que poderia ser?

Vou colocar umas fotos para que fique bem claro o que quero dizer.
DSC01055.JPGDSC01099.JPG
 
Pra mim o cultivo está ótimo!

Às vezes não conseguimos os resultados que esperávamos em relação aos frutos, mas isso não atrapalha em nada! Tudo tem seu tempo...
 
Back
Top