Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O que é xamanismo, e sua influência na sociedade moderna

mexicano

Artífice esporulante
Membro Ativo
25/01/2010
232
80
O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, espiritualistas, místicos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenças estão estudando e aplicando o xamanismo.

Os rápidos resultados, introvisões de profundo significado, o contato com realidades ocultas, a obtenção de auto-conhecimento, a busca do poder pessoal, contribuem para o interêsse nas práticas. O xamanismo é um conjunto de crenças ancestrais. Sua prática estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde. Propicia tranquilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.

O xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o lider espiritual, etc.

Ele é o explorador da consciência humana. O praticante é levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.

Através de um chamado interior ele vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação.

Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida. O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta.

Praticar xamanismo é ir em busca da excelência espiritual, é enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, é se harmonizar com as marés naturais da vida. É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito.

A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado.

O praticante compreende o "Espírito Essencial" que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. Ele sabe quem ele é , e como se relaciona com o Universo.

O reconhecimento do caminho da verdade vem da expansão da consciência e a compreensão que o verdadeiro poder está dentro de cada praticante, e provém do desenvolvimento de seus próprios dons.

Hoje, no Planeta, a vibração está mais alta do que nunca. As pessoas se preocupam cada vez mais com o autoconhecimento e fazem a sí mesmo uma pergunta : "O que eu realmente devo fazer na vida?"Nesta busca deparam-se com barreiras, seja com relacionamentos, trabalho, saúde, carreira e etc.

O maior obstáculo para o crescimento é a inércia, que cria a insensibilidade, pois priva o indivíduo de novas possibilidades, cria passividade com relação à vida. Cria falta de vitalidade, limita a criatividade e predispõe ao papel de vítima. A consciência se limita a fugir, a ter medo. A vítima fica sempre vivendo as sombras do passado e com medo do futuro.

As práticas xamânicas compelem a mente a viver dentro do coração, até que a mente ignorante seja destruída. Isso se manifesta quando o ser se revela espontaneamente. Na verdade, o antigo modo de viver acaba, abrindo caminho para um jeito mais consciente.

Quando se aproxima o verdadeiro propósito da alma, tudo da natureza interior vem a tona. A pessoa entra em um processo mais rápido de transformação pessoal. Quando convidamos o amor para despertar poderes mais profundos, trabalhar nos desafios torna-se uma aventura.

O praticante explora a estrutura de sua própria consciência e vai compreendendo como os fatos acontecem na sua vida, deixando de ser vítima das circunstâncias. Sente-se inspirado pelos desafios e aprende a utilizar a energia de forma a caminhar no Amor - Paz e Luz.

Praticando a sabedoria das antigas tradições adaptadas ao mundo atual e ao estado atual da alma humana, o trabalho é feito com tambores, canções, meditações, instrumentos de poder, danças, respirações, visualizações, histórias, vivências e muito, muito amor.
 
Ou se nasce xaman ou o mundo ja te estragou.
:)
Quer ver?
Voce acha que eu sou um xaman?
 
veioo
qualquer um pode ser shaman
basta estudar e praticar as paradas

axo q vc é um neoShaman
pq o shaman puro mesmo só pelado no meio do mato nas tribos e tal
 
O verdadeiro xamã não precisa saber nada de xamanismo. Aliás, os antigos xamãs nunca ouviram falar essa palavra que foi inventada por antropólogos.

Diferentes lugares do mundo tiveram diferentes xamãs, com diferentes cosmologias e diferentes sistemas espirituais. O que permeia todos eles é o livre acesso a dimensões sutis e seu uso em prol da comuinidade.

O cara pode ser "xamã" no meio da cidade, com uma vida normal. O xamã nada mais é do que alguém que acessa outros níveis de consciência (dimensões, astral, psicoesfera, etc) e entende o que está lá e com esse aprendizado cria e manipula realidades. O xamã pode ser um curandeiro, um médico, um DJ, um grafiteiro, um agricultor.

Não é nada dogmático, nem nada que dependa de regras ou preceitos. É um dom ou característica humana que está dentro de todos mas apenas os mais loucos entendem com mais facilidade.

Não que eu entenda muito de xamanismo mas é o que penso baseado nos meus próprios estudos e práticas sobre o assunto.
 
entao,os antigos xamans q nunca ouviram essa palavra que sao os verdadeiros
acho que teria que inventar outra palavra para esses xamans da nova era que somos nós conhecidos vulgarmente como malucos
q tal bruxões ? hehehehahauehuaheuahehe
 
entao,os antigos xamans q nunca ouviram essa palavra que sao os verdadeiros
acho que teria que inventar outra palavra para esses xamans da nova era que somos nós conhecidos vulgarmente como malucos
q tal bruxões ? hehehehahauehuaheuahehe

Não acho que só os antigos xamãs eram verdadeiros, acho que em todos os tempos existiram e existem xamãs verdadeiros. Só acho que os falsos são aqueles que se baseiam em sistemas espirituais que faziam parte de OUTRA realidade, dogmatizam o xamanismo com regras e preceitos que não foram eles que CRIARAM.
Tá cheio de xamã que romancia os indígenas e se acha a reencarnação do pajé sumé. Não tem nada haver! Aliás, muitos desses só querem mesmo é se aproveitar dos incautos.

O xamã veradeiro está integrado com a realidade de seus próprios ancestrais e com a que o cerca e a partir daí é que vem o seu poder e a sua intervenção.

Xamã, maluco, bruxão, tanto faz. Palavras são palavras...

Sendo humano já pode ser um. Tenho a impressão que alguns animais também conseguem.
Alguém já viajou de cogus com um gato? Viajei com minha gata esse tempo e ela me benzeu! Juro! Ficou um tempinho me passando energias coloridas e depois se foi, me deixando cheio de amor gatínico.
Gatinha altamente xamã!
 
O MestreZen é um Xamã!!!... Sem sombras de dúvidas, ao analisar o modo que como ele entrou para o mundo do MERGULHO NA ESPIRAL DA VIDA como ele mesmo me diz, ele É um xamã! Se vocês tivessem a oportunidade de conhecer o ZEN, com os seus 52 anos de vida terrestre + 1 trilhão de anos luz entenderiam...

Eu não... sou apenas um muleque resmungão cozido pela inércia da comodidade... Vou tomar muita marretada no cérebro até aprender... Mas estou empenhado em trilhar!!! Quem sabe um aprendiz de feiticeiro... Mas xamã eu acho que é muita pretenção...

E Falo que o Mortandello é um Xamã!!! eu acho que ele andou se intercomunicando com o Zen e o Zen nem me contou... Vcs são Phodia!
 
... eu nunca havia sequer ouvido falar em Xamanismo...

... jamais dei importância alguma aos rituais que os índios de todo o mundo fazem...

Até ter tido uma TRIP de cogumelos ao som de batuque e em volta de uma fogueira!

Pintar o peito com batom, mesclar o frio da noite com o calor do fogo e dançar em volta de uma fogueira hipnotizado pelos batuques de um tambor e batendo os pés no chão foi uma das melhores experiências que eu tive. Foi como se tivesse incorporado algo antigo e selvagem que existe no dna.

Hoje os rituais indígenas fazem todo o sentido para mim, só não seí explicar qual.
 
mirador ,deve ser muito massa mesmo viajar com um animal, mas pelo seu raciocinio qualquer coisa pode ser shaman, na minha primeira trip de cogu q alias foi a mais potente tinha uma arvorezinha das folhas verdinhas bem verdinhas brotinhos,e ela tava do meu lado, a uns 4 metros de mim, e eu sentado numa mesa de pingpong numa praça na rua , umas meia noite, aí , quando eu olhei pra essa arvorezinha ela emanou uma energia tao forte , tao luminoza, tao cheia de vida, to bela, que eu nao conseguia olhar por muito tempo senao eu chorava cara kkkkk, na real, eu olhava pra frente, aí eu virava a cara e olhava pra planta, meu olho enxia de lagrima, e eu era obrigado a desviar o olhar depois de um tempo que o negócio era forte demais , e caia na gargalhada e olhava dinovo e quase chorava, e ria dinovo

o morta é faixa preta!!!! ele sabe entrar na trip dos outros ein!!! eheheheheh
 
O xamã é um viajante. Entre o aqui e o lá. Entre O homem, o animal, o vegetal e o mineral. É o que se curou do veneno sem livrar-se do veneno. É o louco que tornou-se sábio e médico...

Na sociedade doente, neurótica, obssessiva em que vivemos o xamanismo pode ser um caminho para reencontrar a essência do homem e seu papel no Universo. Um caminho para novamente olhar dentro da essência do universo que nos cerca e finalmente Voar, livre como a águia.

Mas também pode ser mais um caminho para perder-se e prender-se, se o xamã deixar-se iludir pelo poder da Autoridade...
 
Na sociedade doente, neurótica, obssessiva em que vivemos o xamanismo pode ser um caminho para reencontrar a essência do homem e seu papel no Universo. Um caminho para novamente olhar dentro da essência do universo que nos cerca e finalmente Voar, livre como a águia.
Isso mesmo que eu penso.
Xamans curam pessoas.

Nao importa se eles mesmos se acabam no processo, a natureza se incumbe de criar novos e mais a cada geracao.
Mas sao necessarios, e nisso o google nao ajuda em nada.
Todos xamans pagam caro pelo que doam GRATUITAMENTE aos outros.
E nao desejam "Louros" nem "Vantagens" sobre isso.
Se eles mesmos se perdem no processo, seduzidos pela SOCIEDADE, eles rapidamente sao substituidos.
Como ja vi acontecer mais do que uma vez, como vai acontecer sempre.
Todos eles o sabem, mas nao o desejam.
as pessoas os procuram institivamente pra aprenderem a serem elas proprias, e nisso os xamans acabam "pegando" pra si um pouco de cada uma dessas pessoas.
Ate seus desejos, ate seus defeitos.
Religiao da TERRA, desde antes dela chamar TERRA.
 
é , realmente eu nao tinha pensado niso
xama=curandeiro
akele que cura enfermidades DOS OUTROS na maioria das vezes de modo espiritual SEM PEDIR NADA EM TROCA
entao creio que poukos aki sao xamas ou talvez nenhum
acho q uma palavra q soaria melhor para o que o mirador falou seria mago, mas palavras sao palavras, na frança cu é pescosço!!
 
Sou adepto do conceito de que seja uma fusão entre as descrisões do Zigg e do Mirador, baseado também nos meus próprios estudos e experiências.

Agora como EU sou o dono da verdade, Xamã não é nada disso não, xamã é uma pessoa que nasceu com uma quantidade de dissulfeto de molibdênio exacerbada no cérebro, fazendo com que compostos serotonérgicos cheguem as sinapses mais rápido, ampliando assim sua capacidade de sentir o todo.
 
A sociedade neurótica é o melhor lugar para um xamã em 2010 DC.

Gratuitamente porque uma cura não tem preço, mas o cara tem que sobreviver então não acho estranho que aceite doações ou cobre um preço por suas consultas para manter a própria subsistência. Uma coisa não desclassifica a outra. Um xamã que não pede nada em troca não é mais verdadeiro do que outro que pede.

Misturando a resposta do zigg com a do mortandello e outras pitadas das minhas chego a algo muito próximo do que deve ser um xamã.

Agora como EU sou o dono da verdade, Xamã não é nada disso não, xamã é uma pessoa que nasceu com uma quantidade de dissulfeto de molibdênio exacerbada no cérebro, fazendo com que compostos serotonérgicos cheguem as sinapses mais rápido, ampliando assim sua capacidade de sentir o todo.
Perfeito.

Druida, mago pode ser xamã e xamã pode ser mago.
 
Eu acho que o maior preço que se deve pagar a um XAMÃ é intrinsicamente LEALDADE... essa custa CARO!
 
A lealdade é bela!

Hoje os rituais indígenas fazem todo o sentido para mim, só não seí explicar qual.

Procure na sua árvore genealógica, pode ser que tenha algo mesmo no seu DNA.

edit:
Só agora lí o texto inteiro de abertura de tópico. Muito legal!
Foi vc que escreveu Mexicano?
 
cara nao sei pq tanto romantismo em cima disso
xama é so um medico da floresta que usa psicodelicos
 
Back
Top