Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático O primeiro

Diário de cultivo problemático.
no micélio dos meus bolos esta aparecendo um "negocio" amarelo, e pelo que tenho lido poderá ser excreção do micélio ou xixi de micélio.

Mas poderiam dar-me a vossa opinião? Contaminação ou xixi?


Com essas fotos não dá para ver direito.

Pode ser a excreção amarela do micélio ou pode ser contaminação. Se for este último caso em alguns dias você saberá.
 
É isso aí, obrigado Ecuador...

Entretanto caso este cultivo dê errado, volto a fazer tudo de novo mas desta vez tudo direitinho.

No futuro actualizo o estado destes bolos.

Abraços e luz
 
Boas mais uma vez,

Recentemente adquiri um aquecedor de aquários, desde então que os meus bolos tem ficado muito húmidos por dentro (talvez pelos meus potes terem filtro e deixam passar o vapor de agua) agora a minha duvida é sobre o que será este amarelo, será uma reacção do micélio à condensação? Procurei no shroomery e não encontrei nada parecido...!

Se alguém me pudesse ajudar ficava extremamente agradecido, pois se é contaminação já ando a perder demasiado tempo com estes bolos.

Aqui ficam as fotos

Abraço e espero que me ajudem pessoal...
Copo1.jpgcopo2.jpg
 
Souza,

Não dá para ver muita coisa na segunda foto, mas não gostei nada dessa primeira.

Não só esse amarelo está estranho como o meio não colonizado parece muito grudado no vidro.


Espere mais um pouco, mas acho que contaminou.
 
Tem muita umidade, e parece que tem uma mega colonia de bacterias ali na primeira foto.
muito compactado tambem o substrato.
pra nao perder mais tempo faca novamente, seguindo as instrucoes aqui do forum mesmo.
(faca um substrato aerado, somente UMIDECIDO, e que siga totalmente a receita na proxima vez.)
Boa sorte na proxima.
 
Um Muito obrigado para vocês Morta e Ecuador.

Dou este cultivo como encerrado e vou com certeza ter mais cuidado no meu próximo.

Entretanto já encomendei o meu print de um banco de E. e por coincidência a mesma strain cambodian e pedi a um amigo um print de Ecuador, vamos la ver se é desta.

Um abraço para todos e muito em breve estarei de volta aos cultivos, entretanto vou participando no fórum oportunamente.
 
Eh isso ae souza!
Nao pode desanimar!
tem que ver aonde errou, e fazer exatamente como manda o procedimento na proxima.
Com seus erros muitas pessoas aprendem aqui, e confirmam o porque de eu pegar tanto no pe do pessoal pra LER AS TECNICAS antes de aplicar.
Porque mesmo quando a gente LE 10 x as vezes na hora de preparar nos confundimos e vai meio copo dagua extra na mistura.
eh o suficiente pra empapar tudo e dar errado por falta de ar ou contaminacao por bacterias.
E no que precisar estamos ae, tire todas as suas duvidas antes de partir pra outra.
 
Boa note a todos,

Morta eu precebo perfeitamente o porque de "implicar" com o pessoal, é apenas para o nosso bem, dos novatos.

Depois de ter dado o tópico como encerrado pelo menos no que toca a minha parte claro, nesse mesmo momento, deitei dois bolos fora e decidi ficar com 1 pois não parecia ter nenhuma contaminação, então peguei num saco zip lock, coloquei o bolo dentro e desfiz com um garfo que tinha esterilizado no fogão juntamente com vermiculita e um recipiente para fazer uma "quentinha".

Passados 3 ou 4 dias, para meu espanto o micélio surgiu em força por toda a superfície do casing, mas apesar de ter errado na inoculação continuei a fazer cagada atrás de cagada, pelo que tenho borrifado as paredes do saco com agua da torneira sem os tais 3% de peróxido de hidrogénio, e ontem caí na asneira de borrifar directamente o micélio com água.

Deixo aqui umas fotos, o casing está sem nenhuma contaminação, limpinho e branquinho, tendo ficado um pouco húmido com as borrifadelas.

Um abraço
IMG_1034.JPGIMG_1035.JPGIMG_1036.JPG
 
Boas mais uma vez,

Recentemente adquiri um aquecedor de aquários, desde então que os meus bolos tem ficado muito húmidos por dentro (talvez pelos meus potes terem filtro e deixam passar o vapor de agua) agora a minha duvida é sobre o que será este amarelo, será uma reacção do micélio à condensação? Procurei no shroomery e não encontrei nada parecido...!

Se alguém me pudesse ajudar ficava extremamente agradecido, pois se é contaminação já ando a perder demasiado tempo com estes bolos.

Aqui ficam as fotos

Abraço e espero que me ajudem pessoal...


vc esta usando o aquecedor dentro de algum recipiente ?
eu to usando um de 5ww dentro de um vidro de conserva com aguá ...e com alguns furinhos na tampa !
vc acha que vai aquecer mais se a tampa for inteira fechada sem furos , ou ira aquecer mais usando a tampa com furos ?
:confused::confused::confused::confused:
 
Penso que vai aquecer mais se o recipiente tiver furos, pois há mais troca de energia com o exterior, mas também há mais troca de matéria, ou seja vais ter o terrario com muita condensação, e caso os bolos tenham filtro vai empapa-los. Se não tiver furos penso que seja mais "limpo" não há condensação, um bom exemplo que já vi aqui no CM é por a resistência dentro de uma garrafa e dá um óptimo aquecedor.


Quanto ao meu casing, não podia estar mais contente, já pinaram os cogumelos, conto cerca de 25/30, onde o maior está com cerca de 1 cm.

Logo que puder ponho umas fotos.

Abraço
 
Aqui ficam umas fotos dos bebes, quando estiverem bem grandes mando foto, mesmo que tenha sucesso e tudo corra bem até a colheita, fica um conselho: USAR PP caso contrario a taxa de sucesso é muito menor.

Abraço
Cogumelinho.jpgCogumelinhodois.jpg
 
Obrigado Morta :)

Estão a crescer muito bem, no fim ponho umas fotos deste flush. Entretanto vou tirar alguns prints, depois de testar e ver se são de boa qualidade, talvez mande alguns para a FSRE.

Abraços
 
Boas pessoal, aqui ficam as fotos do que colhi no primeiro flush, queria ter tirado antes de colher mas esqueci-me.

Deixei abrir os chapéus para tirar prints.

Mais uma curiosidade de principiante, a medida que ia arrancando os cogus reparei que ficavam com um azul turquesa que ao principio pensei ser duende verde, arrancava um pouco do cogumelo e aquilo voltava a aparecer, até que me lembrei do que tinha lido neste presado fórum, uma particularidade dos cubensis é ficarem azuis onde são machucados.

E se pela foto alguém me puder dizer se os colhi da forma indicada agradecia, peguei numa faca esterilizada e corteu por baixo do caule arrancando tudo.

Abraços
colheita1.jpg
 
Flush pequeno, casing meio tímido hehehhe! Mas parecem suculentos!

Relata a trip depois!

abraço
 
Sim não foi muito grande, mas foi mais do que esperava até pois pensei que não ia ter nenhuns :D

Na foto o esqueiro é dos grandes e o saco zip é dos grandões, mas até são grandinhos

Abraço
 
Back
Top