Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O meu terrário...

Diário de cultivo completo.
Saudações.

Montei hj o meu poor man's pod, usando uma caixa de plastico com geolite (vulga argila expandida ou hydroton), ligada a uma bomba de ar com saida dupla que tem dois borbulhadores grandes por baixo da geolite.

Tou um pouco apreensivo em relação aos resultados, visto estar a utilizar bolos que demoraram mais de 1 mês e meio a colonizar e não aprensentaram qualquer tipo de pins... por isso resolvi dar-lhes um cold shocki durante 12 horas +/- a 6ºC e hj fiz o aniversário metendo-os no pod com cerca de 21ºc.

O hippie (da mycotopia) recomendou-me um dunking, mas optei pelo cold shock pois não estou familiarizado com a tecnica de dunking e não queria aumentar hipoteses de contaminação.

Aqui vão algumas imagens.

Note-se que meti 2 bolos num suporte e 1 bolo directamente na geolite. Fiz isto porque vi ambas as maneiras nos teks da net e queria ver se havia alguma diferença crescimento.

Bem... mas agora só me resta esperar que cresça alguma coisa!!! :| Mas a esperança é a ultima a morrer hehehe.

O que acham do meu terrário? Algumas sujestões?

Um abraço,
Dandy.
05030023.jpg05040030.jpg05040029.jpg
 
marcosbj disse:
qual eh o strain, raça, desse bolo?

existe alguma fonte de luz sem ser essa luminária ou o quarto permanece escuro todo o tempo? Pq se existir outra fonte, eh bom vc bloquear a luz que virá dos lados, ou com papel cartão preto ou com papel alumínio.

no mais, acho que eh isso mesmo. Acho que vc deveria te-los exposto à luz quando ainda estavam no copo, para aparecerem pins ou pelo menos primordia. Mas assim tb funciona.

quanto vc gastou para fazer esse terrário? Será que vc pode listar tudo o que gastou e o preço de cada item? Será de boa comparação para vermos a diferença no preço ai e aqui no Brasil.

Existem outras fontes de luz... mas esta é a mais forte e a que incide mais directamente no terrário. Eu sei ke deveria isolar os lados.. mas assim perderia a vista lateral dos meus bolinhos E gosto de olhar para eles heheh

É assim.. sinceramente não sei a strain! inoculei 8 frascos com 3 seringas duvidosas (1 seringa PF com 2 anos, uma seringa caseira de um amigo, e uma seringa de strain Palenque comprada através da [EDITADO] -> não recomendo a [EDITADO] actualmente)
Acontece que desses 8 bolos 1 fikou contaminado, acho que era o do PF... usei bastante liquido mas contaminou. Penso que neste momento o terrário deve de ter 2 bolos palenque e 1 da seringa do meu amigo.. mas é pura suposição... Não escrevi as strains nos frascos!!! :p

Penso que o grande problema foi a incubação... acho que as temperaturas subiram muito no incubador.. e é possivel que isso tenha atrasado o processo... visto que demorou 2 meses!!!

Quanto aos materiais:
Cada pedra de borbulhas custou 4,70 € +/-
A bomba de ar com saida dupla 17 € +/-
A caixa foi oferecida... mas hj comprei uma caixa maior numa loja indiana que me custou somente 6,70 €! Acho que vou fazer uma glovebox com essa caixa. É maior que a que mostro na imagem e a tampa fecha melhor.
O tubo de silicone custou 1€ por metro
A geolite é cara... comprei 3 sacos de 3 litros. Custou-me ou 2,5 € cada saco. Se tivesse comprado 1 saco grande num hipermercado teria sido mais barato.. mas tava com pressa e na baixa de lisboa é dificil comprar coisas baratas. E assim sempre apoio o comércio tradicional! hehehe

Como são os preços por aí?

Cygnus X 1 disse:
Seu terrário parece estar em boas condições, pessoalmente não vejo muito benefício em argila expandida no entanto já vi terrários q seguem o mesmo princípio q o seu e funcionam... duvido se a eficiência é tão boa quanto a da perlita ou de um umidificador.

Poxa, é impressão minha ou Portugal anda bem inflacionado ultimamente? As coisas parecem ser um pouco caras... 17 euros por uma bombinha de ar??

Quanto custa um umidificador ultrassônico ou de névoa fria por aí (da Vick's pra podermos comparar preço)?

Cygnus, é verdade... os preços subiram muito em portugal devido à entrada do euro. Os preços em portugal tavam muito baixos comparativamente com a europa.. e por isso fizeram alguns ajustes.. ou seja.. quer o comércio como o governo aproveitou para fazer arredondamentos por cima e aumentar bastante os preços!
Mesmo assim... portugal continua com os preços mto baixos se comparado a outros paises da europa. Fiz interrail (andar de comboio pela europa) o ano passado e quando voltei a portugal fikei muita espantado.. era tudo muito baratinho hehehehe

AInda não consegui encontrar humidificadores... eu tb queria comprar... quando comprar digo o preço ;)

openmided disse:
Dandy, tenho uma dúvida...
nesse post do Hippie https://mycotopia.net/archives/discus/messages/5/135861.html
ele adiciona iodine water na agua para evitar esporos pela agua... voce sabe o q seria essa iodine water? será q seria iodo mesmo, de se usar em curativos?

Iodine water penso que queira dizer Tintura de Iodo (nome dado aqui em portugal). Acho que se usa para fazer curativos, sim, deve de ser um desinfectante. Penso que a vantagem de a mixturar na água juntamente com a perlite é o facto de prevenir o aparecimento de contaminantes a crescer na perlite. Eu uso agua oxigenada (h202) mixturada com a agua/perlite... mas acho que a tintura de iodo deve de ser mais eficaz e duradora. O mal da agua oxigenada é a sua actividade de curta duração e a sua rapida decomposição.
 
Bem aqui vão mais umas fotos. Neste momento dos 3 bolos que tenho no terrário, 1 deles já tem 1 cogumelos a crescer. Os outros dois apresentam a formação de fios de micélio no casing. Penso que tb irão frutificar na proxima semana. Entretanto tenho mais uns frascos totalmente colonizados que estou expor à luz para estimular a formação de pins e deixar o micélio crescer no interior do frasco. Talvez faça 1 dunk em 1 ou 2 deles para comparar os resultados com os bolos sem dunk.

A temperatura dentro do terrário é de cerca de 21ºc. Talvez se estivesse mais alta o processo de crescimento de cogus aumentasse a velocidade.
05100037.jpg05100041.jpg05090035.jpg
 
Cygnus X 1 disse:
Se tiver como, tire uma foto das paredes de seu terrário para termos uma idéia de como anda a umidade dentro dele, quero saber se é tão eficiente quanto o hippie professa ser.

Ando com muitos problemas. O silicone começou a descolar do plexiglass... tenho de tratar disto para a semana. Neste momento meti uma tampa para de papel plástico (de embrulhar comida..)... mas tou a perder muita humidade.

O Hippie não professa que este método seja muito eficaz. Aliás, o hippie é um fan da perlite. MAs eu não tenho perlite :| Talvez no meu fim de semana traga da casa dos meus pais o meu antigo material de cultivo de cogumelos (um aquario) para montar outro setup aki em casa.

Acredito que o poor man's pod seja eficaz. Mas o meu inda está muito mal feito. Mesmo quando tinha a tampa em bom estado, inda não tinha feito a vedação completa... Inda tenho ke ter algum trabalho com isto mas de momento ando ocupado com outras coisas... talvez para a semana tenha mais tempo.

Já agora... qual o método que vcs usam para prender uma tampa de acrilico à tampa das caixas de plástico? colam apenas com silicone? Tou a pensar aparafusar a tampa com parafusos e depois colar... senão o silicone começa a descolar caso eu meta algum peso em cima do terrário.

Cygnus: também noto que o meu terrário apresenta indices de humidade diferentes nas extremidades opostas. o lado direito do terrário apresenta muito mais humidade que o esquerdo. Penso que seja devido ao sistema de bomba de ar... Nos poor man's pod que vi em posts na net.. eles usavam um sistema de pedras borbulhadoras que cobria o terrário mais consistentemente que o meu.

Estou a pensa em fazer os dunks e colocálos numa caixa com geolite mas sem qualquer sistema ar. Apenas ventilar manualmente. Alguém tem bons resultados com esta técnica arcaica?

openminded disse:
Dandy, gostaria de saber como voce evita as gotas de cairem sobre os bolos que estão la dentro

por estranho que pareça as gotas só se acumulam nos lados... não se acumulam em cima.. acho ke é por ter as bombas de ar a mandar ar de baixo para cima... e tb por ter a tampa mal vedada. ISto não acontecia quando usava um aquario de vidro, com geolite mas sem os borbulhadores por baixo da geolite.... portanto... das 2 uma: ou tou com mto pouca humidade ou é do sistema de ar.
 
Já agora.. alguém sabe quais são os efeitos de pouca humidade no terrário? Acho que vou passar 6 dias com o sistema a funcionar assim.. ? para além da diminuição e lentificação do crescimento, quais são os outros inconvenienteS?

Cygnus X 1 disse:
Cole com silicone E parafuse o acrílico, as tampas são muito flexíveis e esta flexibilidade parece acabar com a eficiência da silicone. Não precisa ser muito elaborado, simplesmente use parafusos de um tamanho médio e coloque um filete de plástico (um pedaço da parte da tampa q vc cortou por exemplo) no parafuso antes de parafusar, de tal forma q quando vc parafusa a tampa, bem é difícil explicar, coloque isto de tal forma q o parafuso realmente segure o vidro, não apenas fique encostado, e nisso o pedaço de plástico ajuda, vc pode até passar silicone por cima do plástico se quiser mais fixação do plástico do parafuso com o vidro, mas realmente não é necessário (esta explicação ficou horrível, só mesmo com foto).

É isso que vou fazer, Cygnus, vou aparafusar com parafusos presos com roscas e depois aplicar o silicone. Mas entretanto tenho de esperar até 2ª feira para o fazer.. Vou aproveitar este fim de semana para ir às compras na minha cidade (setúbal). Preciso de comprar materiais para fazer a glovebox e mais umas coisas para montar um bom sistema aqui em casa. Moro numa casa bem pequenina aqui em lisboa... e tá cheia de livros em entulho... não é bem o ambiente esteril que eu precisava... lol.. mas vou ter de arranjar maneira de maximizar o espaço. Tou a pensar meter a tábua de engomar roupa com uma tolha por cima para fazer uma mesa. hehe. Entretanto queria fazer a glovebox para poder fazer umas experiencias com honeyteks e fazer umas seringas para inocular mais uns frascos. Queria ver se fazia isso tudo antes de começarem os exames da universidade... vai doer... :|
 
Bem... aqui vão as minhas tristes noticias.. Durante o fim de semana deixei 4 bolos no terrário. Havia um bolo que tinha uma mancha azulada.. e eu pensei que fosse apenas uma nodoa de machucado (já tou a falar brasileiro lololol). Ontem quando vi fiquei estupefacto.. a nodoa crescer bastante e o terrário estava com um cheiro ruin.
Os bolos apresentavam bom crescimento de cogumelos... e só aquele é que tinha a mancha... mas agora acho que todos são capazes de sofrer do mesmo. Hj era para fazer um bleach dunk ao bolo, mas resolvi cortá-lo ao meio para verificar se a contaminação teria vindo do interior do bolo. O interior estava intacto.. presumo que tenha a contaminação tenha aproveitado algum baixar de defesa do micélio e feito vingar a sua força.
O meu bolo que tinha bom crescimento de cogumelos está com alguns mutantes estranhos. Cogumelos pequenos que abrem metade do chapéu. Não me lembro de ter este tipo de mutantes nos meus cultivos anteriores.

BEm...´esta semana vou montar um terrário novo que trouxe no fim de semana. é um aquario de vidro de dimensões razoaveis. Tenho de ir pensando no setup. Ando à procura de humidificadores.. mas aqui em portugal não são mto comuns.. Contudo, algumas lojas chinesas vendem umas pequenas fontes com um sistema que produz um vapor frio mto vino. Há disso no brasil? e se sim, alguém já usou?

Aqui vão algumas fotos.

Na terceira foto reparem no cogumelo mais à direita. Tem metade do chapéu aberto.
05180007.jpg05180003.jpg05180004.jpg05180008.jpg
 
Hoje e pensando mais racionalmente, secalhar era apenas mesmo "micélio machucado". Mas assustei-me com o mau cheiro. Quem sabe.

herbaceo disse:
aí dandy, lindas fotos!!
esse azulado parece-me mesmo "machucado", pelo menos eu nunca vi contaminações com esse aspecto e olha q azares desses já tenho tido alguns.

uma coisa: em vez de andares com filmes com silicones e parafusos pq não utilizas um terrário com tampa transparente?arranjas isso barato e facilmente nas lojas dos 300.

um abraço

Cygnus X 1 disse:
Os bolos parecem ter adquirido o aspecto algodão, não muito rizomórfico, isto é um sinal meio q ruim (pelo menos até hoje só tive exp ruins com esse tipo de micélio, no geral, improdutivos ou com baixa produtividade), pode ser devido à inúmeras coisas, umidade do terrário, substrato, contaminações (acontece), alguma substância tóxica como resíduos de lysol em contato com os bolos ou cogumelos (tbm acontece e gera aberrações), linhagens fracas no bolo e uma raça de esporos fraca.

Mas no geral, parece estar tudo bem, faça prints destes cogumelos e tente de novo, também recomendo q faça pelo menos uns 8 bolos por terrário, no mínimo.
 
Aqui vão umas belas fotos dos meus filhotes

O Verão está a chegar... as temperaturas a subir... e os cogumelos a crescer de hora para hora! É impressionante... dá para notar o crescimento passado 2 horas!

A primeira foto é de um bolo ao qual fiz um dunk. Para para notar que os cogumelos são mais gordos. Foi tirada perdo do meio dia. E agora, às 17.42 os cogumelos já apresentam um tamanho bem maior.

Tenho mais 3 bolos que vou tirar hj do frasco. Já aprensentam invitros... A temperatura alta é mesmo uma coisa fenomenal no cultivo de cogus!

A senhora da ultima foto é a minha mãe hehehe "Isso é droga?" lololol
05190035.jpg05180008.jpg05190032.jpg05190036.jpg

Aqui vão mais umas fotos do bolo dunkado.
05200012.jpg05200013.jpg

Bem.. aqui vão uma fotos do meu terrário após ter sofrido o upgrade do acrilico aparafusado e vedado com silicone, e de ter arranjado uma lampada flurescente para o topo.

Estou a usar a técnica do poor man's pod e borrifo 1 vez com agua diariamente.

A última foto é de um aquario que tenciono usar proximamente. Tem uma tampa de acrilico que o cobre. O único problema é o facto de ser de vidro, o que limita muito as possibilidades de setup do terrário. Não dá muito jeito para ligar a bomba de ar, etc, visto isto ter de ser feito através do acrilico superior... o que vai dificultar a abertura da tampa sem deslocar os tubos de silicone. Alguém tem alguma sujestão para isto?

É possivel fazer buracos no vidro (sem o partir) usando um berbequim? Alguém tem experiencia no ramo?

Todas as opiniões são benvindas
05200018.jpg05200014.jpg05200016.jpg05200019.jpg
 
Última edição por um moderador:
Cygnus X 1 disse:
os problemas q vc levantou são a razão pelo q nunca utilizei um aquário, se bem q já tentei....

talvez seja melhor se vc arranjar a perlita (por aí deve ter sim), aí vc só vai precisar abrir para borrifar e abanar mesmo...

Aqui vão mais umas fotos dos bolos. Apresentaram crescimento vegetativo de micélio em larga escala. Talvez devido a muita humidade e pouco arejamento (sempre que deixo os meus meninos no fim de semana à sempre chatices heheh).

Mas nos ultimos dias começaram a surgir vários pins. Vamos lá ver se crescem bem.

Cygnus X 1 disse:
Eles não estão muito rizomórficos pelas fotos, esses bolos de micélio q vc chamou de crescimento vegetativo é a manifestação não rizomórfica, "algodoada"... muitas vezes é um sintoma da umidade do terrário (algumas vezes pouca umidade outras muita (acho q ainda está bem relativo isso)).
05290006.jpg05290007.jpg05290010.jpg

Mais umas fotos. Os Thai estão a crescer bastante.

O que tá a crescer a solo é um PF.
05310003.jpg05310027.jpg05310030.jpg05310032.jpg05310031.jpg

aqui vão mais umas fotos.
06040004.jpg06040011.jpg

Aqui vão mais umas fotos. Tive fora 2 dias e quando cheguei tinha esta surpresa

O case que se vê na foto foi feito com vermiculite unicamente. Parti 1 bolo pf em bocados e meti 1 camada de vermiculite por baixo e uma por cima. Note-se as manchas pretas na vermiculite indicando que os esporos cairam.
06060001.jpg06060005.jpg06060006.jpg06060007.jpg06060009.jpg

Bem... os bolos tão a dar as últimas... já só raramente é que surgem cogumelos. Aqui vão umas fotos.

Agora só me resta esperar mais 1 semana e meia... para finalmente provar a minha colheita hehehe :)
06290002.jpg06290003.jpg06290004.jpg06290005.jpg

Logan disse:
Dandy, li num manual PF que o micélio tem temperatura ideal de descimento em 26°C e que fritufica entre 15 e 26°C. Se a temperatura for mais alta ele vai crescer mais micélio e frutificar pouco. A que temperatrua estavam esses bolos peludos da foto?

na altura a temperatura rondava os 24º, creio.
 
Última edição por um moderador:
Na água de borbulho para humidificação de ar ambiente um antisséptico como à base de iodo(iodofor aquoso=isodyne) ou hipoclorito de sódio ou hipoclorito de cal(alvejante), podem evaporar-se e ir para o ar ambiente interna, prejudicando frutificação.
H²O²(água oxigenada) sairia caro($)

Acho que que com CuSO4(sulfato de cobre) ou ZnSO4(sulfato de zinco) é bem mais barato, que se compra em lojas agro-pecuárias (é o algicida de picinas ou decantador em tratamento de água potável).Bastam 2 ou 3 gotinhas em cada litro d'agua. Se comprar em pó ou pedra dilua um concentrado em garrafinha para 500ml de água +50g em pedra ou pó moído.

Pode ser substituida também por cal (cal agrícola, ou cal dolomita,ou cal para argamassa de construção). Preparar um concentrado de 500ml de água + 100g do pó. Usar uma colher de sopa(10ml) para cada litro de água para borbulho humidificador.

Pode substituir também por enxofre em pó + cal, que também é barato.
É vendido nas lojas agro-pecuárias.
Preparo do concentrado: Aquecer(fogo baixo) em panela esmaltada ou inox 500ml de água. Quando amornar colocar 10g de pó de exofre + cal 50g. mexer sempre até dissolver tudo, desligar fogo e esperar esfriar para engarrafar. Usar 5 gotas para cada litro de água de borbulho para humidificação.

Mais umas fotos. Os Thai estão a crescer bastante.

O que tá a crescer a solo é um PF.

Desculpa-me minha ignorância, mas o que quer dizer sigla "PF"?
 
Última edição por um moderador:
Back
Top