Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

nunca dá certo :S

deviant

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/05/2006
90
69
37
Eu tenho vindo a tentar fazer alguns cultivos mas todos dão mal :S uso sempre farinha de arroz moída por mim + vermiculita(na maior parte dos casos)....e uso copos de wisky....o micélio começa a crescer ate q para....só cresce um pouco...pode ser problemas de compactação mas não sei mais o q fazer :S não custumo usar agua mineral(Sei q faço mal)....já pensei em comprar uns copos mais pekenos para demorar menos tempo a colonizar.....não sei o q possa ser isto mas quase de certeza q eh compactação...a minha vermiculita não é mto grande sao bocados pekenos.....
 
Eu tenho vindo a tentar fazer alguns cultivos mas todos dão mal :S uso sempre farinha de arroz moída por mim + vermiculita(na maior parte dos casos)....e uso copos de wisky....o micélio começa a crescer ate q para....só cresce um pouco...pode ser problemas de compactação mas não sei mais o q fazer :S não custumo usar agua mineral(Sei q faço mal)....já pensei em comprar uns copos mais pekenos para demorar menos tempo a colonizar.....não sei o q possa ser isto mas quase de certeza q eh compactação...a minha vermiculita não é mto grande sao bocados pekenos.....

vc tentou seguir a receita, usar um garfo para misturar tudo, utilzar exatamente a quantidade de agua prescrita e evitar de SOCAR o substrato no copo?
de TODOS os problemas o menor é a compactaçao, que é facilmente identificavel.
nao desanima viu amigo.
torcemos aqui pelo seu sucesso!
 
Upvote 0
Uma outra possibilidade pode ser a falta de oxigênio, quando eu fiz meus primeiros bolos, percebi que o micélio cresceu um pouco depois parou de crescerm foi aí que eu troquei o durex que eu usava para tampar a entrada por micropore, o que ajuda um pouco na troca de ar, e dois dias depois eu já pude perceber que o micélio voltou a crescer.

Você poderia dar mais detalhes sobre qual receita usou para fazer os bolos.
 
Upvote 0
Deviant, não tenho outro conselho a lhe dar do que o clássico: leia e releia toda a biblioteca!

Depois disso, você deve apagar de sua mente todas a informações que leu! Limpe sua cabeça, revise seus conceitos, quebre seus dogmas, saia para o campo, relaxe e depois disso... Depois disso meu amigo... Leia e releia a biblioteca novamente.

Tudo vai depender da sua objetividade e continuidade de propósito!

"Lutar, Sempre! Vencer, Talvez! Desistir, Jamais!"

Uma música do nosso repertório de Músicas de Resistência para anima-lo:

Tente Outra Vez
Raul Seixas

Composição: Raul Seixas/ Paulo Coelho/ Marcelo Motta

Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida
Tente ou...tra vez

Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada aca...bou, não não não não

Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
Bailando no ar

Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente ou...tra vez

Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez
 
Upvote 0
E ai irmão!!!

Cara o negocio é não desistir!!!

Eu tambem tenho tive problemas com bolos de fai, anto que já fazem 2 meses e meus copos ainda não colonizaram por completo.....tenho vontade de cultivar os bolinhos bem branquinhos mas tá dificil....então resolvi fazer dois tipos de cultivo, com milho e o bolo com fai!!!!

O milho é mais facil de germinar, pelo menos todas tentativas deram certo, depois elas contaminaram mas isso não vem ao caso!!!rsrs
O importante é que vc consegue o micélio saudavel pra poder fazer outras culturas como liquida ou separar em papelão facilitando assim suas próximas experiencias!!!! acredito que vc já saiba de tudo que estou dizendo mas é que me indentifiquei com seu caso e resolvi expor minhas ideias!!!!

segue ai o link do papa do milho: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-problema-e-solução.1237/

só que ai não rola fazer aquele bolinho branquinho lindinho!!!rsrsr
tem que usar o método de casing: https://teonanacatl.org/forums/bolos-casing.82/

E qualque duvida sobre milho ou casing!!! fale com o Mauricio ou o Boca que eles que são os caras!!!!

abraço e boa sorte!!!!!:)
 
Upvote 0
Fala Deviant

O problema é que você quer modificar aqui, ali, por isso, por aquilo, e acaba perdendo o trilho.

A gente diz pega milho põe de molho, cozinha, esteriliza.

Ai você pega arroz.

A gente diz faz casing com fibra, turfa , etc.

Ai você faz bolo.

Siga o que é dito uma única vez, sem modificar nada.

Eu afirmo que dá certo.

Porque o fungo coloniza tanto aqui como ai.

Mas os procedimentos aí estão errados, esse é o problema.
 
Upvote 0
eu quero fazer com vermiculita e farinha de arroz....

recapitulando.....moer o arroz, juntar agua para fikar só humido, juntar um pouco de agua na vermiculita e juntar tudo...

ele eu ja fiz de todas as maneiras possiveis e imaginaveis...ate já juntei milho com farinha de arroz e vermiculita....

eu tenho aki filtros de café q tava a pensar susbtituir pelo papel aluminio já q o problema é sem duvida oxigenação
 
Upvote 0
Ola Deviant
Segue a receita direitinho que dá certo mesmo. Eu a segui e, apesar de uns problemas, acabou dando tudo ok aki.
Um coisa, você enche o copo inteiro? Deixa um espaço vazio maior, os meus ficaram fechados o tmepo todo e deu certo, mas também sobrou bastante espaço sem nada no copo (uns 2-3cm). Os bolos ficaram pequenos mas colonizaram rápido.
Quando moer o arroz não deixa muito fino, aqui eu bati no luquidificador aos poucos de forma a ter um pouco de farinha e um pouco de pedaços de arroz e deu tudo certo. Coloca nos copos a mistura sem apertar em cima pra nivelar, vai colocando e batendo no copo pra dar uma asentada, sem apertar o substrado no copo.
Abraços e boa sorte.
 
Upvote 0
Ola Deviant
Segue a receita direitinho que dá certo mesmo. Eu a segui e, apesar de uns problemas, acabou dando tudo ok aki.
Um coisa, você enche o copo inteiro? Deixa um espaço vazio maior, os meus ficaram fechados o tmepo todo e deu certo, mas também sobrou bastante espaço sem nada no copo (uns 2-3cm). Os bolos ficaram pequenos mas colonizaram rápido.
Quando moer o arroz não deixa muito fino, aqui eu bati no luquidificador aos poucos de forma a ter um pouco de farinha e um pouco de pedaços de arroz e deu tudo certo. Coloca nos copos a mistura sem apertar em cima pra nivelar, vai colocando e batendo no copo pra dar uma asentada, sem apertar o substrado no copo.
Abraços e boa sorte.
pelamordedeus neh bolomfom!!!
nao pode BATER NUNCA NOS COPOS
nao pode ASSENTAR a mistura, é DESEJÀVEL que sobre espaços pequenos sem substrato por todo o bolo pro micelio ter como respirar.
NUNCA batam nos copos.
tentem prestar atençao nas receitas, se der errado uma vez, tente NOVAMENTE com a mesma receita.
se a cada erro vc mudar a receita NUNCA vc vai acertar mesmo.
faça o bolo EXATAMENTE pela tecnica cremofé.
 
Upvote 0
pelamordedeus neh bolomfom!!!
nao pode BATER NUNCA NOS COPOS
nao pode ASSENTAR a mistura, é DESEJÀVEL que sobre espaços pequenos sem substrato por todo o bolo pro micelio ter como respirar.
NUNCA batam nos copos.
tentem prestar atençao nas receitas, se der errado uma vez, tente NOVAMENTE com a mesma receita.
se a cada erro vc mudar a receita NUNCA vc vai acertar mesmo.
faça o bolo EXATAMENTE pela tecnica cremofé.

Calma Boca.
Eu bati pra nivelar um pouco e deu certo, achei ate que o tempo de colonização foi rápido perto do que alguns relatam.
Na hora que eu coloquei a mistura dentro do copo sobrou grandes buracos (eu joguei a primeira colherada caiu de um lado, a segunda de outro e a terceira caiu pra outro lado), parecia ate um S. Com as pancadinhas ficou mais assentado.
E não to falando pra ele bater ate compactar a parada, só pra assentar melhor sem grandes buracos.
 
Upvote 0
Fala Deviant

Você é muito teimoso.

Se você já fez de todas as maneiras imagináveis com arroz e não deu certo então faça uma só, uma só vez como eu já descrevi.

Faça com milho.
 
Upvote 0
Fala Deviant

Você é muito teimoso.

Se você já fez de todas as maneiras imagináveis com arroz e não deu certo então faça uma só, uma só vez como eu já descrevi.

Faça com milho.
acho que a primeira tentativa dele foi com milho, e ele precisou esperar 3 semanas pro primo comprar 250g de milho de pipoca por 4 EUROS.
além de nao ter panela de pressao acho que o deviant mora na ilha de azores se nao me engano.
até agua é muito caro, lá.

nao sei se os portugueses tem alguma dificuldade pra entender o nosso portugues escrito do brasil também. sempre fico com essa impressao pelos posts dele.
talvez o linguajar do local onde le mora seja muito diferente do nosso o que torna o simples dialogo uma coisa caotica, posi tudo que falamos ele faz o contrario.
indico pra ele tentar o Mycotopia
lá é tudo em ingles e ele pode tentar imprimir e utilizar um "dicionario" para traduzir.
nao vejo outra saida.
 
Upvote 0
Calma Boca.
Eu bati pra nivelar um pouco e deu certo, achei ate que o tempo de colonização foi rápido perto do que alguns relatam.
Na hora que eu coloquei a mistura dentro do copo sobrou grandes buracos (eu joguei a primeira colherada caiu de um lado, a segunda de outro e a terceira caiu pra outro lado), parecia ate um S. Com as pancadinhas ficou mais assentado.
E não to falando pra ele bater ate compactar a parada, só pra assentar melhor sem grandes buracos.
a panela de pressao em fervura já faz esse serviço depois, por isso que eu aconselho a NUNCA bater os copos, nem pra dar essa assentadinha.
já ouviu o batuque que fica dentro da PP?
depois vira um BLOCO de concreto oo bolo de tanto pancadear.
nao é ofendendo nao bolofo mas se a gente dá algum conselho simples pra alguém, é porque por trás dele tem MUITO acerto/erro e testes PRATICOS antes da afirmaçao.
tudo bem qeu deu certo com vc.
ae o outro rapaz que seguiu exatamente a receita mas errou em 10% a mais de agua na mistura dá a mesma pancadinha e pronto. sai um bolo COZIDO da panela de pressao, cheio de bolhas de substrato COLADAS no vidro, pois dentro da panela o copo dançou igual a carla perez.
(essa dança do copo serve rpa vc saber se ainda tem agua dentro da panela. nos 15 minutos finais da esterelizaçao elas vao diminuindo gradativamente e precisa ficar esperto pra nao acabar a agua e queimar o fundo dos copos.):pos:
 
Upvote 0
Tem duas frases que ilustram muito bem a ocasião:

"Se você faz o que sempre fez, conseguirá o que sempre conseguiu.”

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."

São auto-explicativas!
 
Upvote 0
a panela de pressao em fervura já faz esse serviço depois, por isso que eu aconselho a NUNCA bater os copos, nem pra dar essa assentadinha.
já ouviu o batuque que fica dentro da PP?
depois vira um BLOCO de concreto oo bolo de tanto pancadear.
nao é ofendendo nao bolofo mas se a gente dá algum conselho simples pra alguém, é porque por trás dele tem MUITO acerto/erro e testes PRATICOS antes da afirmaçao.
tudo bem qeu deu certo com vc.
ae o outro rapaz que seguiu exatamente a receita mas errou em 10% a mais de agua na mistura dá a mesma pancadinha e pronto. sai um bolo COZIDO da panela de pressao, cheio de bolhas de substrato COLADAS no vidro, pois dentro da panela o copo dançou igual a carla perez.
(essa dança do copo serve rpa vc saber se ainda tem agua dentro da panela. nos 15 minutos finais da esterelizaçao elas vao diminuindo gradativamente e precisa ficar esperto pra nao acabar a agua e queimar o fundo dos copos.):pos:

Nem sabia que os copos dançavam, no meu caso foi a explosão da vavula de segurança o barulho que me informou que precisava desligar a panela. :)
Bem na próixima eu nem vou dar as pancadinhas então.
 
Upvote 0
Fala Deviant.

Siga o ensinamento da biblioteca e do pessoal daqui à risca. As receitas estão prontas, não tem como errar procedendo como tal.

Li sempre em seus posts...farinha de arroz...farinha de arroz.... mas não li "integral", espero que não estejas pecando nesse item.

Os filtros de café não servem para substituir o papel alumínio. O filtro serve como filtro mesmo. Use 3 camadas de aluminio, intercaladas com 2 de filtro. Faça 4 pequenos furos no alumínio somente. Logo após a esterilização esses furos devem ser fechados com Micropore, promovendo maior esterilização e depois, troca de ar para a inoculação.

Sempre, muita assepsia, não dá pra ignorar isto. Melhor um substrato com aparência de seco, que úmido demais. Lave bem tudo e use bactericida, luvas, touca, máscara e sabonete germicida.

O pessoal está aqui pra te ajudar, todos querem seu sucesso. Seja coerente, aja conforme, e conte conosco para os próximos passos.

Paz e luz
 
Upvote 0
Deviant eu tentei com farinha de arroz + vermiculita e tive o pot desde novembro até domingo de ha 1 semana e apenas colonizou 1cm! Decidi tentar como o mauricio dizia e tirei a parte colonizada do pot e meti em 2 potes de milho e num pot de cartão. Fez ontem 1semana e o cartão ja tem os 4 bokados colonizados e os potes estão a colonizar a uma velocidade impressionante! Epá milho de pipoca 4euros!!! eu moro em lisboa e comprei 2 pacotes de 500gr pai a 1 euro e tal os 2.
 
Upvote 0
vou seguir tudo á risca como está na biblioteca....hj fiz a seringa...amanha vou tratar do subtracto....vou dando noticias e obrigado novamente pelas dicas :)
 
Upvote 0
pronto...já fiz um novo cultivo segui tudo ah risca...mas como não tinha micropore o q q eu fiz ? usei na mesma o papel aluminio...3 folhas....mas depois de inocular os potes como substituto do micropore...usei filtro de café para cobrir as 3 folhas de papel aluminio, axam q é um bom substituto ? os potes foram inoculados ontem....acho q ficaram pouco compactados e bem oxigenados :D vamos ver daki a uns dias....

Hoje tou a pensar fazer uns quantos potes de Milho :) vou dando mais noticias...
 
Upvote 0
Fala Deviant

Abra um diário de cultivo e descreva tudo que foi feito para que possamos acompanhar o desenvolvimento.

Começe pela strain, o preparo do substrato, a esterilização e inoculação.

Coloque fotos, isso ajuda muito.
 
Upvote 0
Back
Top