Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Novo substrato para camada de casing

CogumelosPoa

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/05/2005
18
69
44
Caso você não encontre Vermiculita, pode fazer seu Casing com Terra Vegetal Organica (terra de jardim). Facilmente encontrada em qualquer supermercado e custando não mais que R$1,50. Pessoalmente eu acho que fica ainda melhor que a
Vermiculita, pois os cogumelos precisam de nutrientes. Eis a foto de um Casing que eu fiz com Terra Vegetal Composta, com um bolo que eu tinha que estava fraco e não tinha cara de que ia dar em nada. O Casing ficou forte e o primeiro flush vai dar pra lá de 100 Cogs...
case1.JPG
 
Não é recomendável usar materiais orgânicos no casing - abrem portas para contaminação. Os nutrientes do próprio substrato são suficientes para os cogus.

Mas já que seu cultivo tá dando certo até então, posta mais sobre o porquê você está achando que tá mais forte. E quanto a umidade da terra, como vc está mantendo?

Sorte!
 
Apos ler este tópico, surgiu a duvida. Esta substituição da vermiculita serve somente para casing, ou serveria igualmente para bolos PF's? Ou sejá sera que essa terra organica realmente faz o mesmo trabalho que a vermiculita ou somente serveria como outro substrato para cobertura de um casing?

CogumelosPoa, no futuro seria legal se afundar no mundo da micologia um pouco mais e fazer as comparações de um substrato para outro, anotando os pros e contras esses dois substratos.

Gostei dessa bela foto :) Boa Sorte!
 
Eu faço bolos PFteks de milho, e após bem colonizados eu os quebro dentro do case e jogo a Terra Vegetal. Para evitar contaminação eu esterilizo esta terra em uma panela de pressão antes. Vocês podem encontrar todas as informações sobre este cultivo em: https://teonanacatl.org/threads/passo-a-passo-cultivo-de-argentine-e-b.98/

Eu os acho mais fortes pois o bolo escolhido para esta experiência estava bem fraquinho. Ele realmente ressucitou das trevas e agora esta um case pequeno, mas que só no primeiro flush vai dar mais de 100 cogs. Falei isso nos forums gringos e ninguem tinha visto algo assim, ta todo mundo empolgado.

Saca essa foto apenas um dia depois.
D12.JPG
 
Interessante. Essa terra que vc fala é terra adubada?

Só é bom deixar claro que seu tópico se destina a usar terra como uma opção de material da camada de casing ao invés de vermiculita, mas não de substitui-la no geral, já que a terra não possui as características de retenção de umidade e aumento de volume que a vermiculita tem.

Digo isso pq senão pode ter neguinho usando terra pra fazer bolos PF :p: .

Sorte!

[]'s
 
acho que a melhor soluçao para bolos PFtek é o milho, pois é muito barato, e como é bem espaçado ele promove o surgimento de múito miscélio. Para manter o casing humido, basta apenas colocar uma camada de terra, umidificar com spray de água, depois quebrar o bolo em cima, colocar outra camada de terra, umidificar com spray de água novamente, colocar o casing dentro de um saquinho tipo Ziplock e deixar quieto até colonizar, abrindo uma vez por noite só para trocar o ar... fica bem humido e coloniza em poucos dias.
 
depois de 25 cogs, estou tendo problemas com a humidade, furei a terra toda com um garfo e umidifiquei novamente, veremos...
 
CogumelosPoa disse:
depois de 25 cogs, estou tendo problemas com a humidade, furei a terra toda com um garfo e umidifiquei novamente, veremos...

Interessante este casing cogumelospoa, confesso que irei tentar ele em breve...:)

Sobre o problema de umidificação seria facil resolver isso com o uso do umidificador né?!

parabens pelo seu cultivo irmão!!!



magiczky
 
Magiczky disse:
Interessante este casing cogumelospoa, confesso que irei tentar ele em breve...:)

Sobre o problema de umidificação seria facil resolver isso com o uso do umidificador né?!

parabens pelo seu cultivo irmão!!!



magiczky

Umidificador em casing seria excesso de umidade. Casings já têm que ser úmidos por si só, sendo necessário umedecer (levemente) apenas se a aparência se tornar seca.
 
NeuroFX disse:
Umidificador em casing seria excesso de umidade. Casings já têm que ser úmidos por si só, sendo necessário umedecer (levemente) apenas se a aparência se tornar seca.


Neuro não entendi bem, não poderia ter casing então se eu for usar umidificador?!
 
Magiczky disse:
Neuro não entendi bem, não poderia ter casing então se eu for usar umidificador?!

O oposto disso: não deve ter umidificador se for usar casing.

Me refiro a umidicação direta no casing. Como vc sabe, a lógica do casing é fazer um sistema autônomo de desenvolvimento de cogumelos, ou seja, elimina-se terrário e umidificação características do método PF. O próprio casing é um microclima para o micélio se desenvolver, porém a umidade externa ao casing deve ser suficiente pra que a umidade interna não diminua, e como isso quase sempre não é possível, usa-se um borrifador pra molhar a camada superior do casing qd este aparenta desidratação. Isso tudo é muito teórico (mas eficiente), na prática os casings não são nada complicados.

Sugiro dar uma olhada no link: https://teonanacatl.org/threads/preparação-e-questões.50/
 
NeuroFX disse:
O oposto disso: não deve ter umidificador se for usar casing.

Me refiro a umidicação direta nos bolos. Como vc sabe a lógica do casing é fazer um sistema autônomo de desenvolvimento de cogumelos, ou seja, elimina-se terrário e umidificação características do método PF. O próprio casing é um microclima para o micélio se desenvolver, porém a umidade externa ao casing deve ser suficiente pra que a umidade interna não diminua, e como isso quase sempre não é possível, usa-se um borrifador pra molhar a camada superior do casing qd este aparenta desidratação. Isso tudo é muito teórico (mas eficiente), na prática os casings não são nada complicados.

Sugiro dar uma olhada no link: https://teonanacatl.org/threads/preparação-e-questões.50/

Legal neuro, valeu pela ajuda, so com essa explicação ja tiro minhas duvidas.


Valeu
 
bem eu acredito q role de usar umidificador, com bons resultados... é só não exagerar mesmo... especialmente antes do primeiro flush, umidade demais compacta o casing... de fato, o segredo está em manter o casing nutrido e bem aerado, quanto mais bolsões de ar e umidade rolarem dentro dele mais frutos irão sair.
 
viva aí pessoal!

nos ultimos tempos tenho tido dificuldade em ncontrar vermiculite por aqui e tambem tenho utilizado terra para vasos como cobertura de casing com bons resultados.
Tem razão quando dizem que a terra não retem tanta humidade como a vermiculita e ao fim do 3º fluxo de cogus aquilo já não dá grande coisa pois tá muito seco. No entanto o cultivo em milho é muito prático e em vez de fazermos cinco frascos fazemos dez e a terra acaba por ser uma optima alternativa para quem não arranja vermi com facilidade.
Devemos ter em atenção é a proveniencia dessa terra, pois vende-se terra com materia organica proveniente de estaçoes de tratamento de esgotos(pelo menos aqui em portugal) e esta contem metais pesados q são cancerigenos. devemos escolher terra com alto teor de turfa spagnum (terra para orquideas por exemplo)-este tipo de turfa é a que tem caracteristicas de retenção de ar\agua + parecidas com a vermic.(esta funciona melhor mas qqer terra para vasos serve).
Tambem devemos ter em conta q estas terras são enriquecidas com fertilizantes- o q não nos interessa. por isso devemos "lavar" essa terra regando-a abundantemente e depois espremer o excesso de água ( eu uso um escorredor de massa por exemplo).para saber a quantidade de humidade q a terra deve ter esprememos a terra na mão e esta deve escorrer apenas algumas gotas de água.
Em seguida estereliza-se essa terra e utiliza-se tal qual a vermiculite.

esqueci-me de referir q os meus casings ponho-os num terrario que contem no fundo argila expandida e água e de vez em quando acrescento 2ou 3 tampas de agua oxigenada.Não borrifo nem tenho humidificador. a unica preocupação é abrir a tampa do terrario 2ou 3 veses por dia.
já cultivei por varios metodos e utilizo este agora por achar estremamente simples.Com o milho não é necessario andar a fazer bolos e a colonização é pouco susceptivel a contaminaçoes.A cobertura do casing com terra é mais simples q parece e terra arranja-se em qqer loja baratinha. ao fim do 3º fluxo é comum aparecer contaminaçoes mas como já iria produzir poucos cogus descarta-se aquele casing e substitui-se por outro. interessa é ter um bom stock de frascos de milho e ir inoculando frascos continuadamente para a nossa prod~ção não ter intervalos.
sem mais
saudaçoes a todos
 
Última edição por um moderador:
Acho que tem gente confundindo a função do casing layer. Casing layer não é pra ter nutrientes, quanto mais inorgânico e pobre em nutrientes for melhor, porque vai servir de camada de proteção contra contaminantes. Mas a função principal é funcionar como uma esponja de água. Uma camada de casing boa tem que conseguir armazenar bastante água pra frutificação ser boa.
Outra coisa, não precisa deixar a camada de casing colonizando, é disperdício de comida. Não adianta ficar incubando o casing. Tem gente que obtém resultados muito bons simplesmente aplicando a camada de casing e colocando pra frutificar direto, o micélio da conta de se recompor sob a camada que obter água do casing layer pra frutificar, se as condições forem ideais.
As chances de um overlay ocorrerem quando você deixa o casing incubando são muito maiores. No meu último casing eu só apliquei a camada de casing e coloquei pra frutificar, em 1 ou 2 dias o micélio já estava firme denovo e em poucos dias já comecaram a aparecer os pins pra fora da terra sem que muito micélio precisasse sair.
Eu acho que esse é um bom jeito de fazer. E se não ter vermiculita pode usar pó de coco puro mesmo. Retém muito mais água que terra vegetal.
Até.
 
Cascudo disse:
Esta substituição da vermiculita serve somente para casing, ou serveria igualmente para bolos PF's? Ou sejá sera que essa terra organica realmente faz o mesmo trabalho que a vermiculita ou somente serveria como outro substrato para cobertura de um casing?

Cascudo, antes de tudo nós precisamos identificar os propósitos usados pra cada ingrediente do subestrato, no caso dos bolos PF a vermiculita é usada pra absover a água e liberar ao ambiente aos poucos, controlando a umidade. Então se vc axa q essa terra usada em casing pode fazer o mesmo que a vermiculita faz, vá em frente, mas como nosso amigo falou, cuidado! Pois é sabio que substâncias orgânicas podem contaminar facilmente.
:luz:
 
nerdwell disse:
Acho que tem gente confundindo a função do casing layer. Casing layer não é pra ter nutrientes, quanto mais inorgânico e pobre em nutrientes for melhor, porque vai servir de camada de proteção contra contaminantes. Mas a função principal é funcionar como uma esponja de água. Uma camada de casing boa tem que conseguir armazenar bastante água pra frutificação ser boa.

Mas tb depende do objetivo. Quanto mais nutrientes o micélio absorver maiores serão as produções. Em cultivos outdoor é comum utilizar esses recursos extras pra dar um boom na produção.

Quanto a contaminação devemos pôr na balança: terra esterilizada e ambiente próximo ao estéril será sem problemas. Particularmente eu não arriscaria, cada um tem suas experiências pessoais relativas a contaminação e cada um deve saber até onde pode arriscar.

[]'s
 
Verdade, mas contanto que voce tenha usado um bom substrato nao precisa de uma camada de casing nutritiva.
Acho que o maior problema eh que a terra depois de molhada comeca a formar uma camada que parece uma placa de cimento :)
 
Alguém pode fornecer alguma informação sobre o uso de composto orgânico para casing. Saudações! Paz e Amor!
 
As informações básicas estão ai :

Camada de casing nutritiva = Contaminação quase certa
Camada de casing nutritiva = Possivel melhora dos frutos

Basta saber até onde você quer e pode arriscar. Se eu fosse testar eu usaria o composto organico na camada inferior do casing ..... tenho colegas cultivadores que tiveram ótimos resultados usando humus de minhoca em seus casings.
 
Back
Top