Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Novo diário (Australian e B+)

Diário de cultivo problemático.
Raças
Australian, B+
Inoculação
22/10/2021
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
Gloovebox
Terrário
Geladeira
Técnicas
Tradicional
Substratos
PFTek
Olá, amigos.

Fiz uma receita de 1kg de arroz integral, com 2 litros de vermiculita. PFTek clássica, sem invenções.

Passei a vermiculita por 10 minutos no microondas antes de misturar o arroz. Deixei por 30 minutos o arroz e a vermiculita na lâmpada UVC antes de misturar. Usei apenas água destilada na mistura. Depois de pronta, mais 30 minutos na lâmpada UVC, junto com os potinhos, borrifados com álcool e secos debaixo da lâmpada.

Deu 23 potinhos de 140 ml. Gosto desses potinhos menores, pois se contaminam, perco menos substrato.

Mais 30 minutos de UVC antes de ir pra panela.

Esterilização em panela de pressão por 90 minutos. A panela tá nas fotos.

Depois de frios, no dia seguinte, tirei os potinhos e deixei mais 30 minutos na lâmpada UVC. (nas fotos)

Usei CLs compradas da internet, clonadas através da técnica descrita aqui https://teonanacatl.org/threads/cultura-líquida-rápida-com-soro-glicosado.16048/

Inocluei 10 potinhos com Australian, 10 potinhos com B+. Os outros 3 usei pra testar uns esporos que eu tinha aqui, saber se estão contaminados.

Usei seringas novas de 1 ml, 2 furos de 0,5 ml em cada pote. Cada CL com uma seringa diferente.

Coloquei os 20 numa caixa de isopor, dessas de peixe (restaurante japonês sempre joga fora, só pedir que dão, fica a dica prós colegas).
 

Anexos

  • IMG_20211022_193359603.jpg
    IMG_20211022_193359603.jpg
    1 MB · Visualizações: 679
  • IMG_20211022_193416683.jpg
    IMG_20211022_193416683.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 28
  • IMG_20211022_204508448.jpg
    IMG_20211022_204508448.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 32
  • 16349282491926756972970240074085.jpg
    16349282491926756972970240074085.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 33
Eu uso 2 PP. Uma de 4 litros e outra um pouquinho maior que esqueci agora. Juntando as duas, dão até 9 copos. Quero dizer... só arrumar mais uma PP que você fica jóia pra uma boa produção Pf Tek de uso pra poucas pessoas. :)

Agora vai. Panela de 10l

Hj é o dia do teste.
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 4
Ai, ti linda!!! Guti guti coisinha mas fofa desse mundo!!!
Dá vontade de apertar a tampa com vários PFtek dentro!!!
🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤭

Pagou quanto?
 
Ai, ti linda!!! Guti guti coisinha mas fofa desse mundo!!!
Dá vontade de apertar a tampa com vários PFtek dentro!!!
🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🍄🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤭

Pagou quanto?


Ahhh nem me faleeee aposentei a de 3,6 l kkkk só pro feijão agora hhahaha

Paguei absurdamente barato, achei no bairro a Eirilar 10l por 95$ fui ver na internet se era boa. Dizia que sim sem reclamações fui ver o preço. 230$ na americanas.com. Ahhhh corri me abraçar nela. image.jpg
Ahhh já ta no fogo a danada coube 9potes de 250ml folgados. Olha a chaleira perto do monstro. Ficou pequena kkk
Olha a diferença
image.jpg
 
Sabe o que me pega? Sendo a vermicilita um mineral, é ok utilizá-la no microondas?
Dá pra usar no MO sim, mas tem regras.

1 - Não use potes de plástico, a não ser que seja da marca Tupperware. Não é a toa que as tias saem na unha por esses potes. O plástico deles é resistente. A bacia que uso aqui é da minha vó, comprou antes de eu nascer (tenho 43 anos). Dá pra usar em vidro Marinex também. Em suma, tem que ser num recipiente espesso.

2 - Sacos de cultivo são outra alternativa. Aguentam bem.

3 - Microondas evapora a água. Tenha em mente que pode haver redução de volume.

Já antecipo que se for tentar esterilizar bolo PFtek no MO, desiste dessa ideia, vai perder tempo e material. O tempo necessário de aquecimento demanda muitas tentativas pra acertar a quantidade de água no substrato, que tem que ser maior do que a receita normal. A chance de errar e continuar errando e talvez acertar é a mesma de achar uma nota de 200 na porta da sua casa.

Se tampar, explode.
Se deixar uma saída mínima de ar, resseca.
 
Dá pra usar no MO sim, mas tem regras.

1 - Não use potes de plástico, a não ser que seja da marca Tupperware. Não é a toa que as tias saem na unha por esses potes. O plástico deles é resistente. A bacia que uso aqui é da minha vó, comprou antes de eu nascer (tenho 43 anos). Dá pra usar em vidro Marinex também. Em suma, tem que ser num recipiente espesso.

2 - Sacos de cultivo são outra alternativa. Aguentam bem.

3 - Microondas evapora a água. Tenha em mente que pode haver redução de volume.

Já antecipo que se for tentar esterilizar bolo PFtek no MO, desiste dessa ideia, vai perder tempo e material. O tempo necessário de aquecimento demanda muitas tentativas pra acertar a quantidade de água no substrato, que tem que ser maior do que a receita normal. A chance de errar e continuar errando e talvez acertar é a mesma de achar uma nota de 200 na porta da sua casa.

Se tampar, explode.
Se deixar uma saída mínima de ar, resseca.
Primeiramente, se a foto for atual você tá bem conservado pra sua idade, parabéns kkkkkk

E quanto a vermiculita, que bom que tem dado certo.
Não sei se vc tá a par das indicações da literatura, mas é dito que não se deve levar vermiculita pro micro-ondas de jeito nenhum.
A quantidade de ferro varia muito a depender da origem, mas cada molécula tem 2 cátions de ferro. Dá considerar uma média de 10% na composição total.
Daí o fluxo elétrico que corre entre as partículas representa um risco sério de super aquecimento, pelo menos na teoria.
 
Primeiramente, se a foto for atual você tá bem conservado pra sua idade, parabéns kkkkkk

E quanto a vermiculita, que bom que tem dado certo.
Não sei se vc tá a par das indicações da literatura, mas é dito que não se deve levar vermiculita pro micro-ondas de jeito nenhum.
A quantidade de ferro varia muito a depender da origem, mas cada molécula tem 2 cátions de ferro. Dá considerar uma média de 10% na composição total.
Daí o fluxo elétrico que corre entre as partículas representa um risco sério de super aquecimento, pelo menos na teoria.
A foto tem uns 5 anos, mas gosto dela... Kkkkk
Sempre digo que posso não ser bonito, mas aparento menos idade... Hehehe

Cara, não sabia. Sempre coloco no MO, tanto para esterilizar as que uso como selo, como para os substratos de pocolita/esterculita.
Sei que nas primeiras vezes, estraguei uns 3 potes plásticos aqui.
 
Back
Top