Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Novo cultivo - Dúvidas (casing)

TheCamel

Cogumelo maduro
Membro Ativo
02/12/2006
67
69
35
Olá, pessoal. Faz um tempo que não posto nada aqui no fórum, mas pretendo iniciar um cultivo essa semana e gostaria de umas dicas de quem já utilizou casings.

Estou com a seringa de Golden Teacher (esporos) já na geladeira há um dia. Pretendo iniciar a inoculação amanhã ou depois. Só que tenho umas dúvidas sobre a frutificação.

Li vários tópicos da biblioteca sobre casings, e as informações são muito dispersas. Um diz x, outro y e outro ainda diz z.

Seguinte: a mistura vermiculita + pó de pinus seria boa para camada de casing? Onde consigo pó de pinus, tenho que fazer? Na frente de casa tem uma escola cheia de pinheiros, e o chão é forrado de pinhas. Se for o caso, começo a juntar amanhã!
E qual a desvantagem de se utilizar somente vermiculita?

Outra coisa seria sobre aquele tempo pro reestabelecimento do micélio. Algumas pessoas dizem que só atrapalha, pois aumenta as chances de contaminação. Então qual seria a vantagem?


---

Depois de todas as leituras, resolvi fazer assim:

- Esterilização agressiva do milho, com fervura, água sanitária, deixar de molho, cal, PP e etc.

- Inoculação e incubação dos potes/copos com milho. Agitar de vez em quando.

- Montar o casing com um layer 50% vermiculita, 50% pó de pinus. Não sei se coloco a camada de baixo. Devo esterelizar as quentinhas no forno mesmo.

- Colocar direto em um terrário com argila expandida no fundo. Acho que não colocarei bomba de aquário, já que alguns consideram desnecessário. E não pretendo deixar aquele tempo coberto pro micélio se recompor.

----


Claro que o método pode sofrer alterações, e justamente por isso que eu coloquei tudo aqui, pra que o pessoal mais experiente possa me dar uma luz.

Enfim, isso é tudo! Desde já obrigado. Abraços!
 
eu teria cuidado com o cloro para não deixar o substrato infértil. se ficar residual nos bolos o micélio pode ter dificuldade para colonizar e os esporos para germinar.

não vejo necessidade da camada inferior do casing.

casca de pinus e vermiculita é uma boa, eu tentaria deixar o pH levemente básico, tendendo para o neutro, cal é agressiva, eu usaria farinha de conchas.
. :pos:
 
eu teria cuidado com o cloro para não deixar o substrato infértil. se ficar residual nos bolos o micélio pode ter dificuldade para colonizar e os esporos para germinar.

não vejo necessidade da camada inferior do casing.

casca de pinus e vermiculita é uma boa, eu tentaria deixar o pH levemente básico, tendendo para o neutro, cal é agressiva, eu usaria farinha de conchas.

no mais, boas vibrações para o cultivo. :pos:


Entendi, entendi... Mas pelo que eu li, se não me engano a segunda fervura remove o cloro do interior do milho, não seria isso?

Farinha de conchas eu consigo em casas de jardinagem, certo?

E sobre o pó de pinus, dá pra fazer em casa do jeito que eu falei?

Abraços, valeu cara!
 
se não me engano a segunda fervura remove o cloro do interior do milho, não seria isso?

você é que decide, só disse que eu não gosto... nunca é bom clorar matéria orgânica, pode haver a formação de trihalometanos.

a farinha de casca de pinus eu sempre vi já pronta, em casas de jardinagem.
 
Esterelização do milho:
12h de molho em agua + 3 ml de hipoclorito (para 500g de milho e 2 litros de agua)
+
12h de molho em agua + uma colher de cha de calcario dolomitico (2 litros de agua)
+
lavagem minusciosa em agua corrente
+
30 minutos na PP (depois que estiver fervendo) - o tempo pode variar, abra a PP e verifique o inchaço dos grãos. De preferencia não deixe a casca romper!

Escorra bem os grãos.
Seque bem os grãos em uma fralda até chegarem no ponto de você juntar um punhado e deixar por 15 segundos em cima de um papel toalha e não molhar.

Faça uma camada (1cm) inferior com vermiculita estéril, acondicione os grãos e cubra com outra camada de vermiculita. Faça uma tampa de papel alumínio (mesmo se os potes possuírem tampa) e feche os potes sem lacrar.
Leve por mais 40 minutos na PP e não esqueça de colocar um pano no fundo da panela para não trincar os potes.
Espere esfriar sem abrir a PP. Após esfriarem limpe com álcool e lacre com fita.

Ao inocular sempre limpe os potes com álcool e flambe a agulha.

A quantidade de solução não precisa passar dos 2ml.

Montagem do casing:
Depois de 100% colonizado, consiga quentinhas de polipropileno (casa de embalagem), esterelize no microondas com 50ml de agua por 3 minutos e só jogue o excedente de água quando for montar o casing.
Faça uma camada fina de vermiculita no fundo do recipiente, com uma colher (bem limpa ou esterelizada na água fervendo) distribua os grãos colonizados e cubra com pó de côco + vermiculita, formando uma camada de 2 ou mais cm. Leve para a ncubadora para completar a colonização.

Quando estiver 100% adicione 50ml de água (estéril), cubra com vermiculita e leve para o terrário.
 
Acho que sua esterilização gasta energia desnecessária. Não acredito que precise ir duas vezes na panela de pressão.

Também não acho necessário o hipclorito, além de ser perigoso para a colônia - pode não matar mas pode também inibir um bom crescimento ou retardá-lo ou danificá-la. - a esterilização sob vapr e temperatura já é eficiente.

Para que esterilizar na pressão por 30 minutos e depois escorrer os grãos??? Não adianta nada ter colocado hipoclorito, pressão e o resto pra chegar nessa hora e submeter o substrato à uma exposição dessas. Essa escorrida anula TODA a esterilização que foi feita antes dela. acredito eu.

Ai depois mais 40 minutos de pressão? só pra compensar a escorrida.

Acredito que os cultivos devam demandar o mínimo de recursos - nutritivos e energétios possíveis - devem ser o mais sustentáveis possivel para poderem ser feitos pra sempre.

Sou contra o uso desnecessário e abusivo de aditivos - como cremogema, glicose etc - devem ser usados, mas na dose correta e suficiente, nunca a mais,
Na esterilização penso a mesma coisa: pára que usar uma bomba atomica pra matar uma mosca? se um simples tapa já resolve?
A esterilização normal, 50 a 60 minutos na pressão, já mata todos os microorganismos existentes no substrato. 30 minutos pode ser insuficiente. os outros 40 também, pois não é o tempo somado que inutiliza e inativa os microorganismos, é a constantividade das condições adversas que o matam. É melhor deixar 60 minutos direto do que deixar 4 vezes 30 minutos.

usem a cabeça. não disperdicem energia, substrato e nutrientes. todos são finitos. se usados indiscriminadamente, VÃo acabar. na verdade, vão acabar mesmo se os utilizarmos corretamente, então pensem na transcendencia, e não no cnsumo.

abraço.
 
Psilocibec...
São somente 2 vezes na PP, uma depois dos molhos e outra nos potes.
A energia que você tanto fala também abastece os contaminantes mais comuns.
Se não concorda com a receita, ótimo! Ela é resultado de 2 anos de estudo e mais de 10kg de cogumelos de 16 strains diferentes, produzidos com essa tek, nesse período.
Posta sua receita aí!
Abraço!
 
A energia que você tanto fala também abastece os contaminantes mais comuns.

a energia que eu tanto falo é a proveniente da queima do gás no fogão, energia térmica, haha não sei o que você acha que eu quis dizer.

não estou falando que sua receita não é certa, só estou falando que não vejo necessidade de ir à pressão por duas vezes, nos tempos que você utiliza...

só estou propondo uma discussão ao método, e não falando que está errado, não precisa ficar bravo, poderia me responder e justificar minha dúvida quanto a esse procedimento, ao invés de falar que já deu certo com seus 500 kg de cogumelos.

Se não concorda com a receita, ótimo!Ela é resultado de 2 anos de estudo e mais de 10kg de cogumelos de 16 strains diferentes, produzidos com essa tek, nesse período.

vocês estão concorrendo pra ver quem tem a melhor técnica?
pensei que aqui ainda se discutissem várias idéias pra todos partilharem de uma só conclusão ... tipo: acho que isso podia ser assim, e o outro responde: é mas eu acho que não, por isso aquilo e acolá ... o outro retruca: concordo com aqui mas o acolá acho que ainda nãao ...

não esperava essa reação cara, acho que não posso concorrer com a sua tek e os milhoes de cogumelos que você produziu com ela.

foi mal.
 
30 minutos pode ser insuficiente. os outros 40 também, pois não é o tempo somado que inutiliza e inativa os microorganismos, é a constantividade das condições adversas que o matam. É melhor deixar 60 minutos direto do que deixar 4 vezes 30 minutos.


Salve,

Somente sobre este ponto, pode ser que ciclos de aquecimento e resfriamento sejam realmente mais eficazes na esterilização.

Já ouviu falar de esterilização fracionada?

Abaixo um link do CM, mas tem muita coisa pela net:

https://teonanacatl.org/threads/o-que-é-esterilização-fracionada-ou-tyndallization-tindalização.104/
 
Matou a charada Ecuador!

Psilo...
Não fiquei bravo, apenas pedi que colocasse sua técnica para discutirmos ela também.
Não estou concorrendo a nada, somente ajudando alguém que está com dúvidas.
É muito melhor apresentar soluções viáveis ao amigo do que confundir sua cabeça questionando uma tek que funcione! Não cheguei aos 500kg ainda mas já passei dos 10. Sabe pra que? Pro carimbo estar esperando quando vocês pedirem a um ring qualquer por aí.

Abraço

Obs.: To vendo que "deixaram" discípulos por aqui.
 
não fiquei bravo, só achei q você não estivesse querendo conversar.

é que reduzi muito o fluxograma da esterilização - ou precaução contra os contaminantes - melhorando a inoculação ao invés da esterilização na pressão em si.

poucas vezes tive problemas com concorrentes muito dificeis de se mtar na panela, as contaminações eram mais advindas da inoculação do que da mal esterilização do substrato. é só esterilizar e deixar um vidro pra teste/branco, inocular os outrs, e ver se esse contamina tbem.

gostei muito do principio da esterilização fracionada, só estou perguntando se ela é mesmo necessária para nossos cultivos, . já deixou um vidro desses sem a ultima esterilização, pra ver se germinam esporos de fungos malditos mesmo? qual a ocorrência deles? em porcentagem e tal;.

só estou querendo diminuir o desperdício, e não questionar a eficiencia da tek.

vamos abrir um outro tópico pra trocar ideia disso?? alguém pode mover por favr, pra não sujar a pergunta do camel?

quero conversar sobre o hipoclorito tmbém.
 
Última edição por um moderador:
Fala, galera. Valeu pelas respostas.

Passei no centro hoje e não achei pó de concha em lugar nenhum! Então comprei farinha de osso, o pessoal na loja me recomendou e disse que tem o mesmo propósito do pó de concha.

E a minha dúvida é a seguinte: quanto eu uso pra qual quantidade de milho?

Obrigado! Abraços.
 
Eu só utilizo calcario dolomitico, mas creio que 1 colher rasa de sopa para 1 kg de milho basta.

Abraxx
 
Valeu, headmushroom. Farei isso. O milho já tá de molho depois da primeira fervida.

E sobre o pó de pinus, alguém sabe se tem como fazer em casa? Seria só moer as pinhas? E qual seria exatamente a função dele no casing, não seria matéria orgânica "inútil" a não ser pra abrir caminho para contaminações?

Abraços.
 
Valeu, headmushroom. Farei isso. O milho já tá de molho depois da primeira fervida.

E sobre o pó de pinus, alguém sabe se tem como fazer em casa? Seria só moer as pinhas? E qual seria exatamente a função dele no casing, não seria matéria orgânica "inútil" a não ser pra abrir caminho para contaminações?

Abraços.
Cara! Arrume pó de coco! Você acha no mesmo lugar onde se compra pó de pinus.
O pó de pinus é feito a partir da casca no pinus e não é a melhor opção para cultivar cogumelos.

Abraxx
 
Back
Top