Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Não ta passando do trigo pra vermiculita

Encosto

Hifa
Cadastrado
17/09/2013
7
17
38
Bom dia meu povo!!
Então pessoal, como diz meu tópico, não estou conseguindo passar o micelo do trigo para a vermiculita.
Vou descrever melhor, para que possam me ajudar melhor.
Estou usando uma strain nativa, inicialmente criada no BDA, em placa de pétri.
Depois disso eu passo para o trigo cozido e devidamente esterelizado em panela de pressão(30 a 40min) - coloniza o trigo totalmente sem nenhuma infecção.
Então eu preparo a vermiculita, com farinha de trigo integral e água da torneira. 2:1:1
Vai pra panela de pressão por 30 a 40 minutos.
Depois passo o trigo pra vermiculita, e o micelo não coloniza, fica estacionado, como se não reconhecesse a comida ou o composto em geral.
Alguma ideia?
 
Alguma ideia?

Difícil dizer. Há muitas variáveis.

Existe uma razão específica para inocular os grãos primeiro e depois reinocular o bolo? o_O Qual o seu objetivo? PF Tek ou casing/bulk?
Acho que você está indo na contramão. Por quê não inocula os bolos primeiro, caso o seu objetivo seja os PT Teks? Ou usa os grãos de trigos colonizados para inocular novos trigos e então partir para um casing/bulk?
 
Coloco primeiro no trigo pela praticidade mesmo, pois do trigo teoricamente era pra conseguir inocular vários potes de vermiculita.

Com esse seu método, acredito que as chances de perder material é maior.

Faz umas 200 ml de cultura liquida e inocula com um pedaço do BDA. Depois que o micélio se desenvolver na CL (umas 2 semanas), com uma seringa você pode inocular vários bolos. Usando mais ou menos 1 ml por bolo.
Uma vez que a CL estiver pronta, basta armazenar na geladeira, assim pode durar muitos meses.
 
Se o grão ou bolo PF azedar ou fermentar pode acontecer do micélio estagnar. Não acredito que 30 a 40 min seja o suficiente para uma boa esterilização sempre vi recomendações de 60 min após pegar pressão tem gente que deixa até por 120 min :cautious:.

Este Bolo PF esta com selo de vermiculita?
 
Última edição:
Primeiramente muito agradecido pelas respostas bastante rápidas.
Vou tentar passar direto do ágar para o bolo, deixando mais tempo na esterilização.
Vermiculita, eu comprei um sacão! tipo de cimento, só que de vermiculita em grão médio(quase como uma areia para obras)
Valeu galera
 
Faça um bulk/casing com os grãos de trigo, que vai sair muito mais em conta que realizar uma nova transferência, que irá somente enfraquecer o micélio.

Não entendo o que você pretende ao tentar inocular um material inerte como a vermiculita... :huh:
 
Back
Top